TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOPOGRAFIA

Seminário: TOPOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Topografia tem por finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre.

Levantamento topográfico é o nome que se dá às operações que são executadas, percorrendo o terreno, nas quais se obtém dados (ângulos e distâncias), que permitem construir uma planta topográfica.

O levantamento topográfico é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o os pontos definidos pelo topógrafo (marcados, no chão, por pregos). Na execução de um levantamento topográfico deve-se seguir algumas fases: a escolha do terreno e dos equipamentos a serem utilizados, determinar os vértices da poligonal e os pontos do terreno, a coleta de dados, os cálculos e ajustes e por fim o desenho da poligonal fechada.

O método de levantamento planimétrico, utilizado nesse levantamento, foi o método por caminhamento. Método esse que apesar de trabalhoso é de grande precisão. Ele consiste na medida dos lados sucessivos de uma poligonal e na determinação dos ângulos que esses lados formam entre si, percorrendo a poligonal.

A poligonal fechada tem como vantagem a visualização de erro do fechamento angular e linear cometidos no levantamento da mesma já que, parte de um ponto e retorna ao mesmo ponto.

No dia 07 de outubro do ano corrente, no prédio de aula 6 (PA6) foi realizada a aula de campo da disciplina Topografia, a qual foi ministrada pela professora Ana Lúcia Gantois, com a ajuda do topógrafo Edneu e de seu assistente.

Esta aula de campo teve como objetivo o levantamento topográfico do local para a elaboração da planta topográfica.

O levantamento topográfico foi realizado com um teodolito digital. Precisando consequentemente da mira e da baliza para a coleta dos dados (ângulos horizontais e verticais; as alturas dos fios superior, médio e inferior). Esses dados foram anotados na caderneta taqueométrica que serviu para os cálculos das distâncias horizontais, cotas e diferenças de níveis. E posteriormente traçar a poligonal e os pontos irradiados no terreno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com