TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOPOGRAFIA

Dissertações: TOPOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

1. Definição

Topografia significa “descrição de um lugar”. Pode também ser definida como arte de fazer figurar em um papel um trecho da superfície da terra e tudo o que existe neste: rios, estradas, casas, cercas etc., utilizando métodos próprios.

2. Importância

É indispensável a uma boa administração, porque possibilita o conhecimento perfeito do local em questão. Estando este bem representado no papel, pode-se ter visão de conjunto do trabalho a executar ou em andamento.

4. Planta Topográfica

É a representação gráfica de uma cidade ou de uma fazenda, através dos métodos de topografia. Pode ser de duas espécies:

Planimétrica: os acidentes representáveis (rios, casas, etc.) figuram no papel do mesmo modo que no plano topográfico, sem se poder distinguir as diferenças de altura e de nível entre os diversos pontos;

Plani-altimétrica: os acidentes (rios, casas, estradas, lagoas, montes, etc.) e suas alturas relativas podem ser distinguidas facilmente; é uma planta mais completa.

5. Levantamento

É o conjunto de operações que se executa em um local, visando à obtenção de dados necessários à confecção de uma planta. Há duas espécies de dados:

Informativos: referem-se às características dos acidentes que vão ser representados (cor, forma, posição, preço, utilização, nome do dono, trabalho a ser realizado, equipamento e material necessários, etc.); são obtidos dos moradores da redondeza e pela observação direta;

Medidas: são os comprimentos e os ângulos com que se traça os acidentes no papel; esses traçados são completados pelos dados informativos:

- Comprimento: é a distância entre dois pontos, medida em metros; a linha que passa por esses dois pontos chama-se alinhamento;

- Ângulo: é a abertura existente entre dois alinhamentos, medida em graus (o);

- Temos dois alinhamentos: AB com 23,40m de comprimento e AC com 30,15m de comprimento. O ângulo entre AB e AC mede 29o.

Figura 1 – Medida de Ângulo

B

A

C

Catenária

É a curva formada por qualquer fio flexível suspenso por 2 pontos. Para medir a reta AB, mede-se a curva AB, ligeiramente maior que a primeira (Figura 2).

Figura 2 - Catenária

A B

6. Medida dos Ângulos

É o número de vezes em que a unidade de ângulo cabe dentro deste. A unidade de ângulo é o ângulo de um grau, resultante da divisão de um quadrante de circunferência por 90.

Na Figura 3, COD é um quadrante. A circunferência tem 4 quadrantes. Se o ângulo AOB cabe 90 vezes dentro do quadrante, ele representa um grau. A circunferência tem, pois, 360o (4 x 90o). O grau é representado por um pequeno ( o ) colocado à direita e acima do número: 17o = 17 graus.

Figura 3 – Medida dos Ângulos I

C

A

2 1 B

D

O

3 4

Na Figura 4, se o ângulo AOB da figura anterior, que é a unidade 1º, cabe 6 vezes no ângulo EOF, diz-se que este tem 6o.

Figura 4 – Medida dos Ângulos II

O E

F

Para medir Ângulos menores que a unidade, ou um grau, dividiu-se, primeiramente, o grau em 60 partes, cada um recebendo o nome de minuto. Este é representado por uma vírgula à direita e acima do número: 17o e 12', significa 17 graus e 12 minutos.

Também o minuto foi dividido em 60 partes, cada uma chamando-se segundo. Este é representado por 2 vírgulas colocadas à direita e acima do número, por exemplo: 17o 12' 43" significa 17 graus, 12 minutos e 43 segundos.

Conclui-se, então, que o grau tem 60 x 60 = 3.600 segundos.

Para medir ângulos, usamos transferidores, esquadros de agrimensor, bússolas e trânsitos.

6.1. Direção de uma Linha

É o ângulo que ela faz com outra, tomada como referência, geralmente o meridiano ou linha norte-sul. Este último pode ser: verdadeiro (ou geográfico) ou magnético (indicado pela bússola).

Para medir a direção de uma linha, usa-se rumos ou azimutes, grandezas que podem ser magnéticas ou verdadeiras, de acordo com a linha norte-sul de referência.

Rumo

É o ângulo que uma linha faz com o Norte-Sul, a partir do Norte ou do Sul como origem, e vai até Este (E) ou Oeste (W), tendo, no máximo, 90o.

- na Figura 5 - AB tem o rumo N 30o E.

- na Figura 6 - é S 30o E.

- na Figura 7 - é 90o.

Figura 5 - Rumo N 30ºE Figura 6 – Rumo S 30º E Figura 7 – Ângulo de 90º

B N A N

30°

W E W E

90°

90°

30°

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com