TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHACOM HORÁRIO FLEXÍVEL

Trabalho Escolar: TRABALHADOR GANHACOM HORÁRIO FLEXÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Jornada de trabalho flexível ou jornada móvel pode ser vista como resultado do processo constante de globalização e expansão do capitalismo.

Assim a flexibilização da relação capital e trabalho através da parceria entre empregador e empregado, a qual permite que o empregado cumpra sua jornada contratual adequando-a à suas prioridades, fato que não seria possível dentro de um horário previamente estabelecido, ou seja, considerando um limite inicial e final de horário de trabalho.

Negociar um horário de trabalho flexível tem a ver com o aumento da produtividade e a redução dos níveis de stress. Pode significar melhor e maior qualidade nos serviços, prestados com maior comprometimento profissional.

A flexibilidade é uma tendência de mercado vantajosa para ambos os lados pois os negócios ganham em produtividade e possibilidade de atender fuso horários diversos .

.Analisando qual o tipo de horário flexível que melhor se aplica à sua situação pessoal e profissional e estando obviamente dentro daquilo que a empresa considera razoável o profissional deve expor a sua disponibilidade fora desse horário também e como irá lidar com reuniões e um eventual aumento do volume de trabalho.

Com horário flexível o profissional ganha autonomia para organizar seus compromissos profissionais e pessoais, sem estar preso ao horário que entra e sai do trabalho.A flexibilização do horário de trabalho vem sendo adotada no mercado global , sobretudo por empresas multinacionais e empresas que relações comercia Nesse sistema flexível a empresa pode adotar o banco de horas para possíveis compensações da jornada de trabalho ,bem como permitir o trabalho alguns dias da semana em casa, como é o caso da empresa IBM que adota o sistema flex place onde o empregado trabalha três dias na empresa e dois em casa o que favorece a empresa reter talentos.

Sabe-se que a flexibilidade da jornada de trabalho é mais vantajosa para cargos de maior qualificação, visto que são mais compatíveis à adequação de horários.

FLEXIBILIDADE DA JORNADA DE TRABALHO: VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA O EMPREGADOR E O EMPREGADO

Usufruir de um horário flexível ou personalizado pode trazer vantagens as empresas, estando obviamente dentro daquilo que a mesma considera razoável, considerando a disponibilidade do funcionário fora desse horário também e como irá lidar com reuniões e um eventual aumento do volume de trabalho.

Dentre os aspectos positivos da flexibilização do horário, é possível notar no campo interno á atuação de colaboradores mais dedicados e ativos que trabalham nos momentos em que sentem-se mais concentrados e inspirados, que acabam por gostar das atividades que executam , com maiores níveis de produtividade, mais disponíveis, satisfeitos globalmente, além de notável redução das faltas e menos e descumprimento das regras da empresa.

No campo externo também apresenta grandes vantagens, como a ampliação do comércio exterior,eficiência , aumento da produtividade e consequentemente dos lucros razão de funcionamento que qualquer empresa dessa nossa sociedade capitalista dominante.

Ser contratado por uma empresa com política de flexibilidade a beneficiaria com um profissional comprometido , mais dedicado, produtivo,inspirado para executar atividades, focado no trabalho , sem ter problemas pessoais interferindo no trabalho. sobretudo se fosse possível manter a remuneração estabelecida como nos horários formais de trabalho,ou melhor ainda e mais rentável se fosse possível aumentar a remuneração conforme o aumento da produtividade.

Porém em qualquer relação , existem vantagens e desvantagens.As desvantagens que podemos citar as dificuldade na gestão de pessoas;reorganização cultural da empresa;perda da qualidade de comunicação entre os empregados;baixo rendimento do trabalho das pessoas que requerem uma supervisão mínima. Todavia essas desvantagens são mínimas diante dos rendimendimentos proporcionados por essa política flexível de tendência internacional.

Na condição de empregado de uma empresa que adote uma jornada de trabalho flexível ,eu teria como vantagens Uma maior flexibilidade para tratar de assuntos pessoais,mais disponibilidade para a família,diminuição dos níveis de stress,maior controlo sobre o trabalho melhor perspectiva sobre as tarefas profissionais, presentes e futuras,maior motivação profissional,Possibilidade de trabalhar durante as horas em que se sente mais concentrada e criativa, além da diminuição dos gastos diários com transporte, combustível e alimentação. A desvantagem talvez seria ter que estar disponível a atender as necessidades da empresa.

Contudo a flexibilidade é questionada e o trabalho em casa ainda é visto como utópico,a exemplo da empresa Yahoo ,que questiona o trabalho em casa quanto a sua agilidade ."A celeridade e a qualidade muitas vezes são sacrificados quando trabalhamos em casa", conforme documento distribuído internamente a empresa defende o argumento de a interação é necessário para a produtividade.

Grupo e equipe se diferem pois, grupo é a reunião de pessoas com um ou mais objetivos comuns e que se percebem como seus integrantes. Já uma equipe usa a mesma definição de um grupo, acrescentando que seus integrantes compartilham habilidades complementares e estão comprometidas umas com as outras e com a qualidade dos relacionamentos e dos resultados

A maioria das empresas atuam com a formação de grupos podendo serem classificados em formais e informais. Os grupos formais são a estrutura que a grande maioria das empresas adotam, um a estrutura deliberadamente planejada, e formalmente representada, em alguns aspectos, em organogramas.

que define atribuições de forma mais criteriosa.

Os grupos informais consistem numa rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente quando as pessoas se reúnem entre si.

Contudo no desenvolvimento da estrutura formal devem-se considerar os seus componentes, seus condicionantes e seus vários níveis de influência. Pois será, a partir de uma estrutura bem Implementada que uma empresa irá alcançar seus objetivos estabelecidos.

NO cenário competitivo demanda que as organizações tenham elevado desempenho, o que pressupõe ter em seus quadros, pessoas e equipes de alto desempenho

Podemos considerar uma equipe, um grupo de pessoas que compreende seus objetivos, a interdependência entre eles e que está engajado em alcançá-los

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com