TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DO TRABALHADOR E O MEIO AMBIENTE

Dissertações: SAÚDE DO TRABALHADOR E O MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2013  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  1.419 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

Saúde do Trabalhador e o Meio Ambiente

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O trabalho de pesquisa relacionará o campo da saúde do trabalhador e a relação dele com o meio ambiente.

Não se pode falar de saúde sem ter como referência o processo de produção da saúde. Esse processo depende de condições individuais de vida, de cuidados desenvolvidos pelos indivíduos, de alimentação e higiene. Essas condições individuais são necessárias, mas não suficientes para produção da saúde.

A relação entre o processo de produção e consumo, a gestão da saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, necessita para uma melhor eficiência serem tratados em conjunto.

Pretendo buscar e discutir as questões em saúde do trabalho e meio ambiente, a partir de fatos levantados na comunidade selecionada e os problemas que apresentam. Possibilitando uma análise de fatores envolvidos e uma compreensão dos mesmos. As ações e instituições envolvidas e delineamento de alternativas de solução pelo desenvolvimento de metodologias de análise e de gestão integrada das questões evolvidas e que produziram problemas de saúde para o trabalhador, para a comunidade e para o meio ambiente.

3. PROBLEMA

- Identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de riscos à saúde dos trabalhadores;

- Realização de análise da situação de saúde da comunidade, o conjunto desses problemas envolvendo a saúde coletiva;

- Identificação dos fatores de risco ambiental, com intervenção nos ambientes de trabalho, tendo em vista a qualidade de vida do trabalhador.

4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

- Identificar e avaliar a importância do trabalho para a comunidade, buscando conhecer:

• Quais são as profissões desenvolvidas no litoral;

• Quais os problemas de saúde mais frequentes;

• Qual a relação saúde-doença com o desequilíbrio ambiental.

4.2 Objetivos Específicos

- Identificar as dificuldades enfrentadas pela comunidade, através de pesquisa de campo;

- Analisar as relações entre comunidade e administração pública no desenvolvimento de programas para prevenção das doenças dos trabalhadores;

- Identificar instituições públicas, municipais e estaduais que tenham implantados projetos de prevenção buscando a melhoria de vida dessa comunidade;

- Formular propostas norteadoras que viabilizem melhores condições de trabalho para a população.

5. REFERENCIAL TEÓRICO

O trabalho apresentará fundamentos da política nacional de segurança e saúde do trabalhador (PNSST) com vistas a garantir que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribua para a melhoria da qualidade de vida, a realização pessoal e social dos trabalhadores.

Para fins desta política, são considerados trabalhadores todos os homens e mulheres que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, no setor formal ou informal da economia. Estão incluídos nesse grupo todos os indivíduos que trabalharam ou trabalham como: empregados assalariados; trabalhadores domésticos; avulsos; rurais; autônomos; servidores públicos; trabalhadores em cooperativas e empregadores, particularmente os proprietários de micro e pequenas unidades de produção e serviços, entre outros. Também são considerados trabalhadores aqueles que exercem atividades não remuneradas, participando de atividades econômicas na unidade domiciliar; o aprendiz ou estagiário e aqueles temporária ou definitivamente afastados do mercado de trabalho por doença, aposentadoria ou desemprego (Manual PNSST – Versão / 2004).

A relação entre a saúde e o trabalho vem sendo alvo de investigação e estudos, e a saúde do trabalhador configuraram-se com uma questão prioritária para a área da saúde. Essa preocupação com relação ao estudo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com