TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHANDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho Universitário: TRABALHANDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.025 Palavras (13 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHANDO COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LIMA, Alice Dias Vieira

RONDON, Gisley Amorim da Silva

RESUMO

Este trabalho trata da ludicidade na Educação Infantil e apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi enfocar a importância de trabalhar com jogos e brincadeiras na educação infantil para aprendizagem e desenvolvimento das crianças. O lúdico como processo educativo é indispensável para o processo de educação, pois é a partir dela que as crianças comunicam-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros e estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolve-se integralmente. Assim, foram levantados os seguintes questionamentos: por que trabalhar com jogos e brincadeiras? Como o professor na educação infantil pode utilizar de jogos e brincadeiras? O que a criança aprende brincando? Qual o papel das brincadeiras no desenvolvimento infantil? O que se pretendeu responder ao longo da pesquisa.

Palavras-chave: Educação infantil. Lúdico. Aprendizagem.

ABSTRACT

This work deals with the playfulness in kindergarten and presents the results of a qualitative research whose objective was to focus on the importance of working with games and activities for learning in early childhood education and development of children. The playful as the educational process is essential to the education process, as it is from her that children communicate with itself and the world, accept the existence of others and establishes social relationships, builds knowledge, develops fully. Thus, the following questions were raised: why work with fun and games? As the teacher in early childhood education can use games and play? What the child learns kidding? What is the role of play in child development? What was intended to respond throughout the research.

Keywords: Early childhood education. Playful. Learning.

INTRODUÇÃO

O ser humano está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas com o dia a dia, no meio em que vive ou pelo contato com outras pessoas. É certo que ele nasceu para aprender, para descobrir, para se socializar e o faz através da busca de conhecimento, de troca de informações, de interação, de apropriação e da própria educação.

A infância é a idade das brincadeiras e é por meio delas que a criança satisfaz em grande parte a necessidade de aprender, sendo um meio privilegiado que a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo; seu mundo particular e imaginário. É ai que o profissional pedagogo deve trabalhar; o mundo imaginário versus fatos reais assim, destacamos o lúdico como uma das maneiras eficazes de desenvolver o aluno nas atividades. Brincadeira e criança se completam e é através dela que é descoberto o mundo.

O lúdico faz com que a criança aprenda com prazer e alegria, chama a atenção para o querer saber e conhecer. Com o lúdico o educador utiliza das brincadeiras e jogos com intencionalidade para se obter um resultado. Então, lúdica é uma metodologia de ensino que possibilita o aprender com prazer.

Através da criatividade a criança expressa o que ela pensa, o que vive, o que foi observado ou o que foi aprendido no dia à dia do ambiente familiar, escolar entre outros. Sabendo disso, se o educador aplicar bem as técnicas do lúdico, ele irá contribui para um melhor aprendizado e formação porque não dizer de um futuro grande cidadão, afinal é a partir da educação infantil, que se forma a base para o ensino fundamental, onde se desenvolve a consciência do outro e da socialização.

De fato, qual é a importância de trabalhar com jogos e brincadeiras na educação infantil?

Este artigo científico visa dissertar sobre o questionamento levantado. Apoiando-se em uma pesquisa bibliográfica, e fundamentada nas teorias dos grandes autores como Vigotsk, Piaget, Kishimoto, Moyles, entre outros, que abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil e na educação.

1 DEFININDO AS PALAVRAS: JOGOS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E LÚDICO

Sabe-se que, é por meio do brinquedo, que a criança constrói o seu universo, manipulando-o e trazendo para a sua realidade situações inusitadas do seu mundo imaginário. O brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade, inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade.

O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, seguindo regras livres consentidas, mas absolutamente obrigatória dotada de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão, de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.

Desse modo, torna-se fundamental iniciarmos este estudo, definindo as palavras: jogos, brinquedos, brincadeira e lúdico.

Segundo Piaget (1975), conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivência. É a forma de cada um utiliza para nomear o seu brincar. No entanto, para Winnicott (1975), tanto a palavra jogo quanto a palavra brincadeira podem ser sinônimas de divertimento.

O jogo, os brinquedos e as brincadeiras são termos que terminam se misturando. As diversas brincadeiras e jogos, faz-de-conta, jogos simbólicos, sensório motores, intelectuais, individuais, coletivos, dentre outros mostram as multiplicidades das categorias de jogos. O jogo é uma atividade que contribui para o desenvolvimento da criatividade da criança tanto na criação como também na execução. Os jogos são importantes, pois envolvem regras como ocupação do espaço e a percepção do lugar.

O brinquedo é outro termo indispensável para compreender este campo. Diferindo do jogo, o brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regra que organiza sua utilização.

As brincadeiras se constituem como lazer e ensinamento para a própria criança, porque é justamente por meio delas que as crianças podem discernir situações, resolvê-las e aprender ao mesmo tempo. Portanto, a brincadeira sempre aparece de forma educativa e organizada, pois existe para a criança que brinca certas decisões a tomar e, com o companheirismo, ela aprende a conviver em grupo, compreende o mundo que vive, construindo e compartilhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com