TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHANDO COM A EDUCAÇAO INFANTIL

Artigos Científicos: TRABALHANDO COM A EDUCAÇAO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2.CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇAO ESCOLAR 5

2.1. IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA ESTAGIADA 5

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 6

4. TRABALHANDO COM A EDUCAÇAO INFANTIL 8

4.1 O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ATUALIDADE 11

4.2 RELATO SOBRE UM DIA DE OBSERVAÇAO NA TURMA DE EDUCAÇAO INFANTIL 12

5. ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS 13

6. CONSIDERAÇOES FINAIS 16

REFERÊNCIAS 17

1. INTRODUÇÃO

A Disciplina de Pesquisa e Prática Profissional tem como foco principal o que o próprio nome já nos diz, ou seja, a pesquisa. A realização da pesquisa de campo nas escolas de Educação Infantil possibilita ao aluno de Pedagogia, conhecer o trabalho pedagógico articulando teoria e prática, as especificidades do trabalho pedagógico nesta etapa da educação.

A temática central da disciplina é o papel do professor, e como ele organiza e distribui todas as atividades desenvolvidas em sala e fora também. Para que assim seus alunos possam se desenvolver de maneira positiva e significativa.

Alguns pontos significativos estiveram em foco nessa pesquisa entre eles:

Analisar o papel do professor na Educação Infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar;

Refletir ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar e a especificidade da Educação Infantil;

Compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica na Educação Infantil;

Compreensão e reflexão sobre o papel do professor na Educação Infantil;

Compreender a importância da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil e sua influencia na aprendizagem e desenvolvimento das crianças;

Perceber a importância da elaboração e planejamento das atividades, respeitando as especificidades da educação infantil. Traz-nos subsídios para reflexão sobre a prática pedagógica observada. É também a oportunidade de desenvolver a autonomia na construção da própria aprendizagem, ter uma visão mais abrangente do assunto, como futuros Pedagogos e de descobertas. A pesquisa de campo contribui para compreender os aspectos que envolvem a dinâmica da prática docente. A relação professor aluno no processo de ensino e de aprendizagem.

A metodologia utilizada na realização dessa pesquisa foi através de pesquisas de campo, entrevistas, informações dadas através de toda equipe que compõe o CMEI onde se realizou a pesquisa. Leitura de livros sobre o assunto abordado e todo material disponível para fundamentar esse trabalho.

2.CARACTERIZAÇAO DA INSTITUIÇAO ESCOLAR

2.1. IDENTIFICAÇAO DA ESCOLA ESTAGIADA

O Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, situado na Rua Das Orquídeas, nº 751- Parque Monte Castelo, no Município de Colombo, é uma entidade pública, mantida pela Prefeitura Municipal de Colombo.

O Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho funciona em período, parcial, atendendo turmas do Pré I e Pré II no horário das 08h00min às 12h00min, no período da manhã e das 13h00min às 17h00min no período da tarde e período integral para as turmas do Berçário, Maternal e Maternal II, no período das 07h00min às 18h00min horas.

O Centro Municipal de Educação Infantil CHAPEUZINHO VERMELHO, oferece atendimento a uma média de 321 alunos com idade entre quatro meses a seis anos de idade dispondo de 18 funcionárias e quatro estagiárias no quadro funcional.

I – CRECHE

(A) Berçário – para crianças de quatro meses a 02 anos;

(B) Maternal I – para crianças de 02 anos de idade (a partir do dia 1º de abril).

(C) Maternal II - para crianças com 03 anos de idade (a partir do dia 1º de abril);

II – PRÉ-ESCOLA

(A) Pré-I – para crianças com 04 anos de idade (a partir do dia 1º de abril);

(B) Pré-II- para crianças com 05 anos de idade (a partir do dia 1° de abril);

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

O conceito de educar e cuidar na Educação Infantil estiveram por muito tempo centrado no trabalho de satisfazer as necessidades primárias de alimentação, higiene e saúde das crianças em creches, cujos pais, por diferentes motivos, não tinham condições de cuidar de seus filhos. Durante alguns anos, as Secretarias de Assistência Social estabeleceram as legislações que legalizavam o funcionamento das creches, no entanto, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 deram um novo caráter ao atendimento, e as creches passaram, aos poucos, para a responsabilidade da Secretaria da Educação, perdendo, então, o caráter assistencialista, e passando a assumir o papel educacional. Outro fato importante a ressaltar foi à transferência do direito à creche: o que antes era direito dos pais passou a se consolidar como direito fundamental das crianças.

Essas mudanças na legislação e nas concepções de educar e cuidar obrigaram os governos a repensar suas políticas educacionais, não só do ponto de vista do conceito do trabalho a ser desenvolvido, mas também das reorganizações de tempo, de espaço e da formação dos profissionais da educação.

Na Educação Infantil ficou clara a necessidade da construção de uma Proposta Pedagógica centrada na criança e no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, que considerasse, não só os educadores, mas também os familiares no processo educativo. Assim, as políticas para a infância passaram a incorporar um duplo compromisso: as necessidades das crianças, seus direitos e suas famílias.

Ao longo do processo de desenvolvimento do ser humano, percebeu-se que o cuidar das crianças é variável, dependendo da cultura, e das relações com a sociedade. Nesse sentido, não é possível dissociar o educar do cuidar;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com