TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHAR NA CLASSE: TEORIA PARA O QUE?

Resenha: TRABALHAR NA CLASSE: TEORIA PARA O QUE?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

O TRABALHO EM SALA DE AULA: TEORIAS PARA QUÊ?

É um desafio entender a complexidade da organização do trabalho pedagógico. Temos sempre que pensar o trabalho coletivo e repensar o projeto político pedagógico na relação professor/aluno onde se encontram em níveis diferentes de compreensão (conhecimento e experiência), considerando o objetivo da existência dessa relação o ensino-aprendizagem.

De um lado aquele que sabe e do outro aquele que desconhece, estando ai o grande desafio, o de transformar o aprendiz em mestre!

Vale ressaltar que essa delicada questão nos faz pensar sobre a complexa relação entre a teoria e a prática. Onde sempre deve ser levado em conta a prática docente, o cotidiano, os meios e os princípios usados na sala de aula.

O modo de interpretar essa complexidade que é uma sala de aula depende muito de como ele (o professor) interpretará esses alunos e isso por sua vez depende de vários fatores como a sua história de vida, sua formação, experiências cotidianas familiares e do ambiente onde vivem e até mesmo de fatos historicamente produzidos, sistematizados e divulgados sobre o desenvolvimento de como as crianças aprendem, sobre as formas de ensinar, conteúdos, valores, prioridades da época entre várias outras formas que passam a fazer parte de recursos utilizados pelo professor na prática.

Onde é necessário sempre observar, analisar e organizar esse trabalho de uma forma a entender que os conhecimentos pedagógicos servem como parâmetros para uma boa aula, no entanto, deve ser observado as dificuldades que temos naquela turma e ai sim adaptar as teorias com a prática para se ter um resultado eficaz.

Sendo assim, o professor sempre vai utilizar de uma forma ou de outra as didáticas disponíveis.

Qualquer pessoa, a princípio, pode aprender algo sem que necessariamente alguém lhe ensine. O contrário já não seria possível!

Para que alguém ensine algo é necessário que o outro deseje aprender.

Sendo assim, a tarefa de ensinar está condicionada à disposição do educando de aprender o que o professor pretende lhe ensinar.

Ai esta o grande papel do professor nesse processo, o de maior importância, por que através dele, o aluno pode sentir o desejo de aprender e querer se desenvolver.

O professor é o intermediador entre o aluno e o conhecimento e quando esse meio se torna atrativo e agradável o conhecimento é mais provável de acontecer.

As teorias servem de base, sendo essa de primordial importância para o trabalho docente por que tendo uma boa base qualquer “edifício” será bem construído tendo um bom alicerce, neste caso aqui o ensinar será mais bem solidificado tendo como base as teorias, porém essas devem ter suas adaptações conforme as diversidades e necessidades de cada turma.

A busca constante do professor entre a teoria e a prática é que realmente faz o conhecimento acontecer, quando ele sabe utilizar esses conhecimentos de forma consistente e coerente ele transforma a prática pedagógica e a teoria em aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com