TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.896 Palavras (8 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 8
  1. PDG402 - Políticas Públicas para a Educação Básica
  2. PDG402 - Questionário

Iniciado em

quinta, 14 Fev 2019, 19:11

Estado

Finalizada

Concluída em

quinta, 14 Fev 2019, 20:32

Tempo empregado

1 hora 20 minutos

Notas

3,00/5,00

Avaliar

60,00 de um máximo de 100,00

Questão 1

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

No Brasil, a educação básica passou por significativas mudanças por força da Constituição de 1998 e da LDB aprovada em 1996. Nesses ordenamentos legais, a criança e o adolescente:

Escolha uma:

[pic 2]a. são sujeitos de direitos com educação básica assegurada mediante sistema de cooperação entre União, Estado, Distrito Federal e Município, realizada por educadores com formação inicial em nível superior, ou curso normal superior e, no mínimo em nível médio, na modalidade Normal. 

A Constituição Federal de 1988  e a LDB estabelecem os sistema de colaboração entre União, Estado e Município. Desse  modo que os Municípios deverão atuar prioritariamente   no ensino fundamental e educação infantil, os Estados e Distrito Federal deverão atuar prioritariamente   no ensino fundamental e médio, enquanto a União ficara incumbida do sistema federal de ensino, realizada por educadores com formação inicial em nível superior, ou curso normal superior e, no mínimo em nível médio, na modalidade Normal.

[pic 3]b. um ser que necessita de assistência e cuidados de pessoas que gostam e têm boa vontade em contribuir para o pleno desenvolvimento da infância.

[pic 4]c. são considerados como sujeito com direito à proteção, e a condições igualitárias de oportunidades educacionais de caráter compensatório, com vistas a se preparar para o ensino fundamental.

[pic 5]d. passa, a ser considerados como adultos em potencial, dotados de capacidades de desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social a ser assegurado pelo município.

[pic 6]e. tornam-se sujeito de direito, com educação assegurada mediante a cooperação entre União, Estado e Município, realizada por educadores leigos ou com formação inicial em nível médio, na modalidade Normal.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: são sujeitos de direitos com educação básica assegurada mediante sistema de cooperação entre União, Estado, Distrito Federal e Município, realizada por educadores com formação inicial em nível superior, ou curso normal superior e, no mínimo em nível médio, na modalidade Normal..

Questão 2

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

[pic 7]Marcar questão

Texto da questão

A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96, consolida e amplia o dever do poder público para com a educação geral. Assim, especifica que a educação básica deve assegurar a todos o desenvolvimento do educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Segundo essa norma educacional podemos afirmar que Educação Básica é formada pelas etapas:

Escolha uma:

[pic 8]a. Educação Infantil.

[pic 9]b. Educação Infantil e Ensino Fundamental.

[pic 10]c. Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

A LDB estabelece como Educação Básica as três etapas da educação: Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio.

[pic 11]d. Educação Infantil e Ensino Fundamental e Educação Superior.

[pic 12]e. Ensino Médio e Ensino Superior.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio..

Questão 3

Correto

Atingiu 1,00 de 1,00

[pic 13]Marcar questão

Texto da questão

A Constituição Federal de 1988, prescreve em seu Artigo. 206: “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios :

I – igualdade de condições para acesso e permanência na escola 
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas [...];
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e privados;
V - valorização dos profissionais do ensino, gestão democrática e garantia de padrão de qualidade.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

[pic 14]a. I e II.

[pic 15]b. I e IV.

[pic 16]c. I, II, III e V. 

São princípios do ensino na Constituição Federal: igualdade de condições para acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas [...];- gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e valorização dos profissionais do ensino, gestão democrática e garantia de padrão de qualidade.

[pic 17]d. I, II e III.

[pic 18]e. II, III e IV.

Feedback

Sua resposta está correta.

A resposta correta é: I, II, III e V..

Questão 4

Incorreto

Atingiu 0,00 de 1,00

[pic 19]Marcar questão

Texto da questão

Base Nacional Comum Curricular- BNCC foi baseada nas normas e documentos educacionais, tais como: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação (PNE) Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o outros. Podemos considerar que a BNCC não é um currículo pronto, mas um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Nesta perspectiva, podemos afirmar que a BNCC traz base para a elaboração do currículo do ensino fundamental. No entanto, para se elaborar o currículo do ensino fundamental precisamos compreender:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com