TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  1/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE-UNINORTE

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, ARTE, HUMANIDADES, DESIGN, EDUCAÇÃO E MODA CAHDEM

TECNOLOGIA EM DESINGN GRÁFICO

YASMIN DE SOUZA AQUINO

INDENTIDADE VISUAL DO BAR DUBLIN PUB MANAUS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANAUS

2019


YASMIN DE SOUZA AQUINO

IDENTIDADE VISUAL DO BAR DUBLIN PUB MANAUS

Trabalho de Conclusão de Curso à obtenção do título de Tecnólogo em (design gráfico), do (Escola de Comunicação, Arte, Humanidades, Design, Educação e Moda CAHDEM), da Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

Orientador: Prof. Ágatha Araújo Trindade

MANAUS

2019

Justificativa

A cada segundo surge uma ideia inovadora que pode vir a se tornar um empreendimento de sucesso, conforme dados do Serasa Expirian de Nascimento de Empresas (2018), no Brasil no ano de 2018 foram criadas em média 2,5 milhões de empresas.  Segundo a Exame (2012), só na região Norte 9337 surgiram novos empreendimentos. Mas entre tantos negócios que são criados a cada o que fará a o negócio se destacar dos demais é a linha direta entre público alvo e produto, aquele produto ou serviço conseguir transmitir de forma clara e simples algo que o torne indispensável para o cliente. Em face disso as empresas para serem lembradas e serem de fácil associação grandes empresas investem pesado em marketing e em propagandas, para conseguir um divulgação eficiente de um produto ou serviço antes de tudo é necessário a criação de uma marca que ao ser vista por qualquer pessoa independente do seu grau de instrução ela possa ser entendida e assimilada, algumas marcas conseguiram fazer isso com maestria  como por exemplo a Coca-Cola, Apple, Nike, Ford entre outras. A identidade visual é tudo sobre a empresa, história, personalidade, valores e cultura transmitidos em elementos gráficos, a peça chave para uma identidade visual de sucesso além agregar poder para uma marca é um dos componentes para o destaque e permanência do negócio é criação do logo que seja de fácil reprodução. Ao se pensar na representação gráfica de um determinado empreendimento deve se levar em consideração o público que se destina, qual a mensagem ou sentimento que quer despertar, também é preciso salientar que mesmo em marcas já consolidadas fazem constante mudanças em seu logo para que se adeque com a geração e o tempo.

Com a necessidade de criar uma identidade para o bar, criado recentemente em janeiro de 2019. Constatou-se a necessidade da criação de uma identidade, para poder se diferenciar dos demais pubs e bares da região, aumentar o fluxo de clientes e transmitir através da marca qualidade, tradição, modernidade e competividade.

Segundo Vásquez (2007), a identidade na qual a marca é construída, serve de direção e modelo. Além de dar proposito e um significado a marca, serve de norte para as ações empresárias, financeiras, de comunicação e de mercado. É possível ter um produto que seja inteiramente copiado por outra empresa, mas praticamente é impossível existirem duas marcas exatamente iguais, quando uma marca é criada ela torna empresa única.  

Os bares e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas em Manaus dificilmente possuem uma marca bem desenvolvida e também com uma identidade visual bem conhecida e de fácil entendimento e chamativa, o que torna o motivo principal para realização desse trabalho, além de criar um visual único, a identidade visual transmitirá uma sensação de fraternidade, tornando o ambiente aconchegante onde as pessoas possam se reunir entre amigos e também passar  a  personalidade do dono do bar.

Apesar do produto comercializado poder ser encontrado em outros locais o diferencial entre os outros locais que comercializam bebidas alcoólicas seria o ambiente, ao criar um vínculo afetivo entre o estabelecimento e o cliente o bar se tornará cada vez mais frequentado e conhecido.

A identidade visual do bar também se faz necessária para poder agregar conceitos que os clientes tenham como excelentes que todo bar deveria ter esteticamente, causando uma identificação imediata com os frequentadores e gerando dessa forma a emoção de que estão em um ambiente que se aproxima ao seu lar.    

Um dos motivos da criação de uma identidade visual é destacar dos demais concorrentes, além de conferir personalidade para a marca. Após a sua criação a divulgação através de um marketing eficiente ajudará a tornar a marca cada vez mais conhecida e um IV, identidade visual, bem-feita faz com que fique gravada criando um vínculo com clientes gerando assim um sentimento de confiança e pertencimento também garantirá a permanência da marca no mercado mesmo em constante mudança.

   

OBJETIVO GERAL

Produzir uma identidade visual para o bar Dublin Pub Manaus para aumentar a lucratividade, bem como a quantidade de clientes, e grau de satisfação dos clientes.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Identificar o público alvo;
  •  Aumentar o número de clientes usando identidade visual.
  • Criar por meio da identidade um vínculo afetivo entre o cliente e o estabelecimento.

 

REFERENCIAL TEORICO

Design Gráfico

É chamado design gráfico o conjunto de atividades que são voltadas para produção e a criação de objetos para a comunicação visual impressos em revistas, jornais folhetos ou divulgados em mídias sociais. A palavra design que significa designar o que está dentro das competências do profissional que produz design, o designer, capaz de tomar forma entre uma relação ou estrutura através de um código de expressão visual. A palavra gráfico significa descrever, desenhar, grafar e esta ligada a oficinas, industrias ou outro estabelecimento que esteja ligado a impressão de revistas, jornais, ou folhetos publicitários, também está ligada a produção de material de divulgação na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com