TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a experiência vivida durante o período de aprendizagem do primeiro semestre do curso técnico em Segurança e Medicina do Trabalho. Neste, será relatado a estrutura do curso, trazendo como principais aspectos afinidade com o curso, professores e diretores, disciplinas e principais desafios.

O curso Técnico oferecido pelo Instituto Federal da Bahia localizado na cidade de Juazeiro, tem como função formar profíssionais para o mercado de trabalho conhecedores das normas técnicas, dos procedimentos de segurança e questões envolvendo a saúde e higiene do trabalhador. Esses profissionais, tem como missão prezar pela saúde e segurança do trabalhador promovendo a prevenção e o controle de risco no ambiente de trabalho de  qualquer  empresa, indústria, e ainda, no âmbito rural, visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e proteger a integridade do trabalhador. É composto de 20 disciplinas, subdivididas em quatro módulos, um por semestre, tendo a duração de dois anos. No curso são abordados temas como: Programas de segurança, avaliação de risco, gestão de segurança, psicologia do trabalho, entre outros que proporcionam uma visão anpla e integradora da atividade do técnico de segurança do trabalho nas mais variadas situações em que ele pode atuar.

DESENVOLVIMENTO

O meu ingresso no curso de Segurança do Trabalho, era algo desejado há algum tempo, sendo assim, possuia grandes expectativas a cerca do curso. Cheguei na instituição determinada a realizar o curso da melhor forma possível; minha pretensão era estudar bastante e alcançar boas notas para serem acrescentadas em meu currículo. E assim, acredito que se deu. Obtive contato com as disciplinas técnicas de segurança do trabalho uma vez, por meio de um concurso público prestado e me identifiquei rapidamente com os assuntos. Assim, a medida que ia conhecendo as particularidades do curso, ia me apaixonando mais pela profissão. A ideia de trabalhar em função do bem estar dos trabalhadores me atraiu bastante, me fazendo perceber que a escolha da nossa profissão é crucial para a manutenção de uma vida feliz e prazerosa. A nossa profissão não deve ser escolhida pela remuneração, nem deve ser realizada por obrigação. O nosso trabalho tem que ser feito com amor e dedicação. É assim que me vejo trabalhando na área de Segurança do Trabalho, realizada e desposta a desempenhar, com muito amor, a profíssão.

 A grade do curso foi composta pelas disciplinas específicas, Segurança do Trabalho I e Riscos Ocupacionais, com a carga horária de 45 horas cada. Nelas, foram estudadas as Normas Regulamentadoras (NR), que é o embasamento legal do técnico em segurança do trabalho, contendo procedimentos de observância obrigatória ao empregado e empregador de empresas públicas e privadas. Além das normas, foi visto em sala de aula vários exemplos de situações de riscos em que estão expostos os trabalhadores e as devidas medidas de proteção, coletivas e individuais.

Outras disciplinas ministradas no módulo foram Leitura e produção de textos, Informática, Inglês Instrumental e Matemática, Física e Química Aplicada. Todas, transmitidas de forma simples e bastante completa. Destas, a que mais me identifiquei foi a disciplina de Leitura e Construção de textos, visto que, tenho grande dificuldades com cálculos e lingua estrangeira. Além disso, os assuntos discutidos na matéria têm grande aplicabilidade no nosso cotidiano. Em uma linguagem técnica, em meio a formalidade do trabalho, é necessario que saibamos usar a língua portugesa na forma culta, desse modo, passamos maior credibilidade em nossos serviços. A linguagem é usada a nosso favor, também, no momento em que é necessário convencer os trabalhadores, por meio de palestras, a estarem sempre utilizando seus equipamentos de proteção individual, por exemplo, e por este motivo é que temos que formular bons argumentos já que nem sempre conseguimos a compreensão dos trabalhadores. Na matéria de Inglês Instrumental, aprendi assuntos como: Verbos e a estrutura de uma frase em inglês; ter conhecimento de alguns termos da língua em questão é muito útil para a interpretação de rótulos e normas estrangeiras. Em Informática, os alunos foram instruídos quanto ao uso de progamas como o Libre Office, para a elaboração de tabelas e planílhas. Quanto ás disciplinas de Física, Química e Matématica, é importante citar o atraso na posse dos professores responsáveis pela aplicação das matérias, como um dificultador na apresentação do conteúdo completo das disciplinas. No entanto, os assuntos que foram abordadados tiveram aplicação de forma simplificada e com boa didática.

O curso Técnico dispõe de exelente qualidade de docentes, com professores que possuem ótimos curriculos acadêmicos. O eixo técnico do curso tem em sua composição professores graduados em engenharia e especializados na área de segurança do trabalho. Além disso, o Instituto Federal de Juazeiro conta com ótima representação em sua direção, com profíssionais competentes na administração e auxiliação dos alunos, atentos as novidades do curso e sempre dispostos a oferecer   um bom atendimento nas informações.

Ao longo do curso, os professores promoveram atividades dinâmicas, proporcionando aos alunos um contato direto com os assuntos desenvolvidos em sala de aula através de muita pesquisa, entrevistas com profíssionais da área e visitas ás empresas. Exemplos dessas atividades são os seminários apresentados e a  Semana Interdisciplinar de segurança e comércio. A semana Interdisciplinar, foi um grande evento realizado pelos alunos do Instituto Federal de Juazeiro, onde foram expostos estandes de apresentações com discursões de questões de saúde e segurança, não só do trabalhador, mas da população em geral. Abordando temas como: agrotóxicos, radiação ionizante, ergonomia, agentes físicos, químicos e biológicos de risco, entre outros. Acredito que essas iniciativas serviram como importantes ferramentas de aprendizagem, impulsionando e estimulando os alunos. Seviram, também, para almentar o contato do aluno com o  professor, pois, para a produção dos trabalhos, os professores se disponibilizavam à encontros para auxiliar da melhor forma aos interessados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com