TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE DIREITO PENAL III: EUTANÁSIA E OUTOTANÁSIA

Trabalho Universitário: TRABALHO DE DIREITO PENAL III: EUTANÁSIA E OUTOTANÁSIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  4.263 Palavras (18 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU – UNIFOZ

CURSO DE DIREITO

SANDRA SALES TAVELLA

TRABALHO DE DIREITO PENAL III: EUTANÁSIA E OUTOTANÁSIA

FOZ DO IGUAÇU/PR

2014

SANDRA SALES TAVELLA

TRABALHO DE DIREITO PENAL III: EUTANÁSIA E OUTOTANÁSIA

Trabalho Acadêmico Complementar (TAC) realizado fora da sala de aula, da disciplina de Direito Penal III, sob a orientação do Profº. MS. Marcelo Gobbo Dalla Déa

FOZ DO IGUAÇU/PR

2014

“De Deus e a morte não se tem contado senão histórias, e está é mais uma delas (SARAMAGO, 2005, p. 146)”.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 EUTANÁSIA E ORTOTANÁSIA 6

2 Dignidade da Pessoa Humana 9

3 Figuras Típicas do Homicídio 12

3.1 Homicídio Simples 13

3.2 Homicídio Privilegiado 14

3.3 Homicídio qualificado 15

Conclusão 16

Bibliografia 17

INTRODUÇÃO

O atual trabalho faz uma breve reflexão sobre o tema eutanásia e ortotanásia e seus aspectos éticos e legais, através de pesquisas bibliográficas e estudos realizados em sala de aula.

Como visto o tema morte ainda é pouco comentado e está longe se ser fácil a sua abordagem. Entre meio as questões conjugadas, está o processo de morrer, especificando os aspectos como o sofrimento e a qualidade do fim da vida, ou seja, ter um fim sem dores prolongadas e desnecessárias, visto que não há mais solução.

Portanto, essas questões são bastante polemicas tanto nos termos coletivos como nos individuais, pois alguns levam para o lado moral e religioso e outros para o lado psíquico e racional.

Visto do lado religioso, Deus sabe a hora e o momento certo de tirar a vida de cada ser humano, já do lado racional, cada ser humano tem o dever de cuidar e proteger a sua vida até o ultimo instante.

Nos dias atuais a medicina tem avançado muito, e tem adotado várias formas de terapias de suporte a vida, isso tem trazido para a vida dos pacientes uma tranquilidade no que diz respeito aos sofrimentos, porém, nos casos terminais que a medicina não pode alcançar recursos, o uso da eutanásia ou da ortotanásia ainda é indispensável.

Esta pesquisa decorre em seu primeiro capítulo o conceito da eutanásia e ortotanásia segundo alguns doutrinadores.

No capítulo dois descreve sobre a dignidade da pessoa humana e por fim o terceiro capítulo relata as figuras típicas do homicídio, no qual se encontra dividido em três partes: homicídio simples, privilegiado e qualificado.

EUTANÁSIA E ORTOTANÁSIA

A Eutanásia vem da origem grega (eu + thanatos) que significa “boa morte” ou podemos dizer “morte sem dor” e a Ortotanásia é a morte no momento certo, sem que o paciente seja tratado artificialmente tendo sua vida prolongada de forma vegetativa.

Para esta terminologia existem vários sentidos: “morte suave, tranquila, sem dor, sem padecimento”, enfim, pode-se chamar de homicídio piedoso, pois é interrompido o processo vital do paciente, que em alguns casos o paciente nem se quer esta lúcido, para decidir se aceita ou não a forma de se desligar deste mundo. Décio Policastro distingue a eutanásia da ortotanásia, dizendo que:

Sabemos que a ortotanásia ocorre quando são suspensos os esforços terapêuticos e os meios artificiais de prolongamento da vida. Exige decisão médica e a indispensável autorização do paciente, se consciente, ou do seu representante legal. Distingue-se da eutanásia, penalmente imputável, em que provoca-se a morte para cessar o sofrimento ou abreviar a agonia dolorosa .

Já para Borges (2001, p. 285), “Atualmente, porém, tem se falado de eutanásia como uma morte provocada por sentimento de piedade à pessoa que sofre. Em vez de deixar a morte acontecer, a eutanásia, no seu sentido atual, age sobre a morte, antecipando-a” .

É generalizado o conceito de que o homicídio eutanásico, ou simplesmente eutanásia, deve ser entendido como a conduta praticada para abreviar o irremediável sofrimento da vitima, agindo a pedido ou com o assentimento desta; daí a expressão boa morte, que é o significado da palavra grega eutanásia. Esta importa e denota um vulto a ser considerado, que é a compulsão psíquica que leva o agente a atuar, a sua real motivação, em que se estima estarem o punctum plutiens e cerne desse tétrico privilégio (JOSÉ HENRIQUE PIERANGELI, 2005, p. 60-63) .

Entretanto, para a eutanásia possa se caracterizar como homicídio privilegiado, ela deverá obedecer cada uma dos seguintes requisitos: sendo que o primeiro deles é que deva ser provocada em paciente com doença terminal (aqui, o processo de morte ainda não se iniciou) aqui o paciente passa por sofrimentos descomunais; e o segundo requisito é que deva ser impulsionada pelos motivos elencados no Art. 121, §1.º, do Código Penal (ex.: piedade e compaixão).

Caso não se caracterize estes requisitos, então, poderão ser caracterizados como homicídio simples ou até mesmo, se observadas às hipóteses legais, como homicídio qualificado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com