TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Por:   •  8/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO DE INTOLERÂNCIA A LACTOSE

1- Introdução

A lactose é um tipo de glicídio que tem ligação glicosídica. É o principal carboidrato do leite e de produtos lacteos, que está presente no leite de mamíferos. É o açúcar que existe no leite e seus derivados. Para entender a intolerância a Lactose, precisamos saber o que é lactose. Lactose é um dissacarídeo formado por 02 monossacarídeos, que são a glicose e a galactose. A lactose é hidrolisada (quebrada) pela ação da lactase, que é uma enzina.

A Intolerância a Lactose então, é a falta desta enzina ou não se tem a quantidade suficiente no organismo, por isso não é considerada uma doença e sim uma deficiência do organismo, que pode ser controlada com certa facilidade.

A Intolerância à Lactose é diferente da alergia ao leite, que é a resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento, por exemplo, a reação à proteína do leite, a caseína.  Seus sintomas mais comuns são do trato intestinal, pele e respiratório.

[pic 1]            [pic 2]

     - Definição

A intolerância à lactose ou hipolactasia é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas, lactase. Sem a lactase presente no organismo, o açúcar do leite passa pelo estomago sem ser digerido, encontrando bactérias no intestino. Essas bactérias causam o incomodo às pessoas que são intolerantes ao leite e seus derivados.

[pic 3]

2- Epidemiologia:

A intolerancia à Lactose do adulto varia no mundo. No nordeste da Europa, perto do Mar do Norte, tem o menor índice, sendo a Dinamarca destaque com algo em torno de 4%. E em contra partida, na Ásia e Oriente Médio chega próximo dos 100%. No Japão, por exemplo, 90 % da população tem a Intolerância a Lactose. Estudos epidemiológicos nos mostram que as populações mundiais que dependiam mais da pecuária e eram grandes consumidores de leite e laticínios tinham menos intolerância à lactose em relação àqueles dependiam mais da agricultura. Observa-se nos quadros a seguir:

Quadro 1

[pic 4]

Quadro 2

[pic 5]

No Brasil a porcentagem varia de bibliografia para bibliografia, algumas falam de 40% da população tem Intolerância a Lactose, em outras falam até em 70%.

O Senado brasileiro por meio de um projeto de lei, do Senador Paulo Bauer, o “PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 260, DE 2013”, altera do Decreto-Lei nº 986, de 21 de Outubro de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos, neste decreto fala que nos rótulos dos alimentos que contenham lactose deverão trazer a indicação do teor da substância, legível, como indica o regulamento, inclusive nas embalagens de leite.  

  - Causas:

Existem 3 principais causas para a Intolerância a Lactose. São elas as genéticas, as congênitas e doença secundária.

    - Congênita: é muito rara, impedindo o aleitamento, e é necessário que se use fórmulas que substituam a alimentação do bebê. É herdada.

[pic 6]

    - Genética ou primária: é a mais comum, atingindo a maioria dos adultos do mundo, sendo na África e no extremo oriente, a maior incidência. A produção de lactase diminue progressivamente entre os 2 anos e a idade adulta.

 [pic 7]                            [pic 8]

    - Doença Secundária: é bastante comum em crianças até 1 ano de idade, causada por lesão na mucosa do intestino delgado por algum tipo de infecção. Pode persistir a diarréia até que a cicatrização da lesão seja totalmento concluida.

[pic 9]

A Intolerância à Lactose também pode ser adquirida. Se uma criança para de tomar leite por muito tempo, o organismo entende que não é necessário produzir mais a lactase. E em bebês prematuros por serem incapazes de produzir lactase. A prevalencia da Intolerância à Lactose entre adultos é mais comum dos que em crianças.

   - Outros:

    * Estudos aleatórios em populações variadas o sexo não tem nehum efeito na prevalecência da Intolerância à Lactose, mas existem estudos (muito poucos) que fazem esse comparativo e dentre eles alguns mostram que as mulheres têm sintomas gastrointestinais mais fortes do que em homens. De 504 pacientes de um hospital, as mulheres mostraram sintomas gastrointestinias e náuseas, quando ingeriram leite, mais frequentemente que os homens. O mesmo resultado foi obtido em outro estudo.

[pic 10]

    * O Dr. Guido Basilisco, pesquisador da Unidade de Gastroenterologia do IRCCS-Ca, Granda em Milão (Fundação para estudos de várias doenças), em seus estudos relataa que pessoas que acreditam ser intolerantes à lactose, na verdade podem sofrer da condição psicológica conhecida como “transtornos somatoformes”, que são um conjunto de condições que um indivíduo tem, como dores e sintomas físicos, mas que estão relacionados a fatores psicológicos.

[pic 11]

    * Exames:

Alguns exames podem ser feitos para o diagnóstico da Intolerância a Lactose, para que não se confunda, por exemplo, com a Síndrome do Intestino irritável, que podem ter os mesmos sintomas.

Esses exames são:

       - Enteroscopia (exame do trato intestinal, especialmente do intestino delgado com um enteroscópio).

[pic 12]

       - Teste do hidrogênio no ar expirado com lactose (medir o hidrogênio no ar expirado, através do sopro, antes e depois da ingestão da lactose, contida no leite).

[pic 13]

       - Teste da Tolerância a Lactose (exame de sangue de glicemia; material coletado em jejum, após ingestão de lactose, 30 minutos e 1 hora após; confirma-se a Intolerância a Lactose com há aumento da glicemia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (490.4 Kb)   docx (491.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com