TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE METODOLOGIA DA PESQUISA

Monografias: TRABALHO DE METODOLOGIA DA PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

METODOLOGIA DA PESQUISA

TRABALHO DO 1º BIMESTRE

EXERCÍCIOS SOBRE ARGUMENTAÇÃO

TEXTO

“Tenho vindo a dizê-lo repetidas vezes: trata-se de uma mera vingança da sociedade, mas não traz qualquer solução para os problemas sociais e econômicos que levam ao crime. Daí que considere que é inaceitável a pena de morte. De fato, uma tal penalização em nada repara o sofrimento da vida ou da família; em nada serve de castigo exemplar, pois, se o fosse, bastava ter havido um só executado, em nada segue o exemplo dado pelos paí¬ses civilizados, em que tem sido transformada em prisão perpétua sem que isso represente um aumento das respectivas taxas de criminalidade; em nada reduz um direito da socie¬dade, pois se não foi ela que deu a vida ao criminoso, também não será ela que tem o di¬reito de lha retirar; em nada simboliza um gesto da humanidade, de amor ao próximo e de fraternidade, cuja carência está, psicologicamente, na base de qualquer crime violento. Em nada se pode basear a defesa de tão repugnante, vil, odioso e chocante procedimento como a pena de morte”.

(Manifesto Anônimo)

1. Identifique o problema sobre o qual o texto toma posição. Coloque-o em forma de pergunta.

Resposta: A Pena de morte seria a sanção penal mais eficiente?

2. Identifique a tese central do autor

.

Resposta: A Pena de morte não é um exemplo de pena que consiga impedir o crime.

3. Explicite os argumentos apresentados.

a) Argumento que critica a ideia da pena de morte como reparação do sofrimento:

Resposta: "Trata-se de uma mera vingança da sociedade...uma tal penalização em nada repara o sofrimento da vida ou da família". Estaríamos aplicando, nada mais do que a Lei de Talião: “olho por olho, dente por dente”.

b) Argumento que critica a ideia da pena de morte como castigo exemplar:

Resposta: "Pois, se o fosse, bastava ter havido um só executado". Se a pena de morte fosse a pena mais eficaz, haveria uma redução da criminalidade que justificasse a sua aplicação.

c) Argumento baseado no progresso civilizacional:

Resposta: "Em nada segue o exemplo dado pelos paí¬ses civilizados, em que tem sido transformada em prisão perpétua sem que isso represente um aumento das respectivas taxas de criminalidade". Mesmo em países onde os direitos fundamentais já estão solidificados a pena de morte não serve de exemplo, quem dirá em país onde não se encontram tais efetivações.

d) Argumento baseado nos princípios do direito:

Resposta: "Em nada reduz um direito da socie¬dade, pois se não foi ela que deu a vida ao criminoso, também não será ela que tem o di¬reito de lhe retirar".

Dentro dos princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com