TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Metodologia - Marketing

Por:   •  23/11/2012  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  1.494 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este artigo apresenta a forma como marketing influencia no crescimento de uma empresa. Tendo como objetivo geral, esclarecer de que modo as estratégias do Marketing afetam o crescimento da empresa. Na pesquisa, foi utilizado o método indutivo, em que os pesquisadores definiram as causas e quais conseqüências das estratégias de marketing são usadas nas empresas. Por meio de pesquisa quantitativa, os pesquisadores compreenderam que o marketing influencia positivamente no crescimento da organização.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias; Marketing; Crescimento organizacional.

ABSTRACT

This article presents how marketing influences the growth of a company. In the survey we used the inductive method, where researchers defined the causes and consequences of which marketing strategies used in enterprises. Through quantitative research, the researchers realized that marketing has a positive influence on the growth of the organization.

KEYWORDS: Strategy; Marketing; Organization growth.

1. INTRODUÇÃO

Existem várias estratégias empresariais que se forem bem aplicadas e executadas as empresas conseguem seu objetivo, entre estas estratégias esta o Marketing, que tem uma grande importância na organização e no seu crescimento.

Para aprofundar o assunto citado, elaborou-se um projeto de pesquisa (Apêndice A - Diagrama; B - Cronograma, C - Relatório do grupo).

O Núcleo de Pesquisa escolhido é o Núcleo de Estudo de Marketing Aplicado (NEME). Assim sendo, a área é Marketing com o tema Crescimento Organizacional a partir do Marketing.

O problema estudado é “De que modo as estratégias do Marketing influenciam no crescimento das organizações?”.

A hipótese do estudo é que se forem conhecidas as estratégias do marketing, é provável que aconteça um crescimento organizacional. Apresenta conhecimento e Estratégias de Marketing como variáveis independentes e Crescimento Oganizacional como variável dependente.

Esclarecer de que modo as estratégias afetam o crescimento da empresa é o objetivo geral do estudo. Os objetivos específicos são: ler sobre a área de Marketing, pesquisar sobre Crescimento Organizacional e identificar como o desenvolvimento da empresa é obtido por meio do Marketing.

Os pesquisadores escolheram este tema para verificar se o Marketing é um fator importante no crescimento das empresas, utilizando como meio de estudo a metodologia Indutiva e tipo de pesquisa Quantitativa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MARKETING

Por meio de pesquisa em obras de autores de prestigio, será exposto nesta sessão a definição e os principais conceitos de marketing.

Kotler e Armstrong (2007, p.03) expõem:

Talvez a mais simples definição de marketing seja: Marketing é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente. Os dois principais objetivos do marketing são: Atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação.

Com a evolução dos meios de comunicação e a globalização o marketing cresceu bastante se tornando uma das principais áreas dentro da organização e mostrando seu valor ao ambiente externo, para acompanhar essa mudança a Associação Americana de Marketing (AMA), recentemente ampliou sua definição de marketing para acentuar o que o processo engloba e o que ele faz.

Sandhusen (2000, p.06) explica:

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de idéias, bens, serviços, organizações e eventos para criar e manter relações que satisfaçam a objetivos individuais e organizacionais.

Kwasnicka (2010) explica que a definição mais moderna de marketing expõe que ele fixa um padrão de vida para a sociedade, segue a idéia de apenas um bom produto não resulta em sucesso empresarial, o produto deve ser vendido ao consumidor, antes determinando as necessidades e desejos dos consumidores para produzir bens que as satisfaçam.

Como expõe Kotler (2007), hoje o marketing não se resume a fazer uma venda, e sim a satisfazer as necessidades do cliente.

2.1.1 Estratégia do Marketing

As mudanças ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado. Manter uma estratégia atual é arriscada, assim como adotar uma nova. Dentro do marketing cada nível de produto deve desenvolver um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com