TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Metodologia - Marketing

Trabalho Escolar: Trabalho Metodologia - Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2012  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  2.275 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Este artigo apresenta a forma como marketing influencia no crescimento de uma empresa. Tendo como objetivo geral, esclarecer de que modo as estratégias do Marketing afetam o crescimento da empresa. Na pesquisa, foi utilizado o método indutivo, em que os pesquisadores definiram as causas e quais conseqüências das estratégias de marketing são usadas nas empresas. Por meio de pesquisa quantitativa, os pesquisadores compreenderam que o marketing influencia positivamente no crescimento da organização.

PALAVRAS-CHAVE: Estratégias; Marketing; Crescimento organizacional.

ABSTRACT

This article presents how marketing influences the growth of a company. In the survey we used the inductive method, where researchers defined the causes and consequences of which marketing strategies used in enterprises. Through quantitative research, the researchers realized that marketing has a positive influence on the growth of the organization.

KEYWORDS: Strategy; Marketing; Organization growth.

1. INTRODUÇÃO

Existem várias estratégias empresariais que se forem bem aplicadas e executadas as empresas conseguem seu objetivo, entre estas estratégias esta o Marketing, que tem uma grande importância na organização e no seu crescimento.

Para aprofundar o assunto citado, elaborou-se um projeto de pesquisa (Apêndice A - Diagrama; B - Cronograma, C - Relatório do grupo).

O Núcleo de Pesquisa escolhido é o Núcleo de Estudo de Marketing Aplicado (NEME). Assim sendo, a área é Marketing com o tema Crescimento Organizacional a partir do Marketing.

O problema estudado é “De que modo as estratégias do Marketing influenciam no crescimento das organizações?”.

A hipótese do estudo é que se forem conhecidas as estratégias do marketing, é provável que aconteça um crescimento organizacional. Apresenta conhecimento e Estratégias de Marketing como variáveis independentes e Crescimento Oganizacional como variável dependente.

Esclarecer de que modo as estratégias afetam o crescimento da empresa é o objetivo geral do estudo. Os objetivos específicos são: ler sobre a área de Marketing, pesquisar sobre Crescimento Organizacional e identificar como o desenvolvimento da empresa é obtido por meio do Marketing.

Os pesquisadores escolheram este tema para verificar se o Marketing é um fator importante no crescimento das empresas, utilizando como meio de estudo a metodologia Indutiva e tipo de pesquisa Quantitativa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 MARKETING

Por meio de pesquisa em obras de autores de prestigio, será exposto nesta sessão a definição e os principais conceitos de marketing.

Kotler e Armstrong (2007, p.03) expõem:

Talvez a mais simples definição de marketing seja: Marketing é administrar relacionamentos lucrativos com o cliente. Os dois principais objetivos do marketing são: Atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter e cultivar os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação.

Com a evolução dos meios de comunicação e a globalização o marketing cresceu bastante se tornando uma das principais áreas dentro da organização e mostrando seu valor ao ambiente externo, para acompanhar essa mudança a Associação Americana de Marketing (AMA), recentemente ampliou sua definição de marketing para acentuar o que o processo engloba e o que ele faz.

Sandhusen (2000, p.06) explica:

Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, o estabelecimento de preços, a promoção e a distribuição de idéias, bens, serviços, organizações e eventos para criar e manter relações que satisfaçam a objetivos individuais e organizacionais.

Kwasnicka (2010) explica que a definição mais moderna de marketing expõe que ele fixa um padrão de vida para a sociedade, segue a idéia de apenas um bom produto não resulta em sucesso empresarial, o produto deve ser vendido ao consumidor, antes determinando as necessidades e desejos dos consumidores para produzir bens que as satisfaçam.

Como expõe Kotler (2007), hoje o marketing não se resume a fazer uma venda, e sim a satisfazer as necessidades do cliente.

2.1.1 Estratégia do Marketing

As mudanças ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado. Manter uma estratégia atual é arriscada, assim como adotar uma nova. Dentro do marketing cada nível de produto deve desenvolver um plano de marketing para atingir sua meta para isso são traçadas as estratégias.

Kotler (2004,p.308) afirma que:

As empresas normalmente reformulam suas estratégias de marketing durante o ciclo de vida do produto. As condições econômicas variam, os concorrentes lançam novos produtos e os produtos passam por novos estágios de interesse e exigência dos compradores. Conseqüentemente, uma empresa deve planejar estratégias de acordo com cada estagio do ciclo de vida do produto.

Porter (2004, p.102) agrupou as estratégias de marketing em três grupos genéricos: liderança total em custos no qual a empresa se esforça para conseguir os menores custos de produção e distribuição. Diferenciação baseia-se em conseguir um maior desempenho em uma área importante de benefícios ao cliente. Foco concentra-se em um ou mais segmentos estreitos de Mercado.

Kwasnicka (1980) expõe que:

A estratégia de Marketing consiste em identificar a demanda de um ou mais grupos de consumidores para determinados serviços, planejar serviços que possam atender a demanda identificada avaliando as necessidades especificas devem ou não ser atendidas e desenvolver a melhor forma de tornar os serviços disponíveis.

As empresas que conseguirem seguir a estratégias terão melhores resultado e lucros, aquelas que não tiverem uma estratégia clara terão um desempenho ruim.

2.2 CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL

3. ASPECTOS METODOLÓGICOS

3.1 METODOLOGIA

A metodologia apresenta qual será o método aplicado no estudo, para definir qual será o caminho da pesquisa.

Richardson et al. (1999) explicam que Método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com