TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO I

Trabalho Escolar: TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE SEGURANÇA DO TRABALHO I

SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho e é uma equipe de profissionais da saúde, que ficam dentro das empresas para proteger a integridade física dos trabalhadores.

O SESMT esta estabelecido no artigo 162 da Consolidação das leis do trabalho e é regulamentado pela norma Regulamentadora 4, dependendo da quantidade de empregados e da natureza das atividades, o serviço pode incluir os seguintes profissionais: medico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

Tem por finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no seu ambiente de trabalho, portanto, torna-se um trabalho que tem por objetivo a prevenção de acidentes tanto de doenças ocupacionais. Cabe ao SESMT orientar os trabalhadores quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual e concientiza – los da importância de prevenir os acidentes e da forma de conservar a saúde no trabalho. E também de responsabilizar do SESMT o registro dos acidentes.

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, A CIPA tem como finalidade a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Cabe a CIPA Observar e relatar as condições de riscos nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para produzir ate eliminas os riscos existentes ou neutralizar os mesmos, sua missão é, portanto, a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de dialogo e conscientização de forma criativa e participativa, entre gerentes e empregados, em relação a forma como os trabalhadores são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do trabalho.

PPRA – Programa de Riscos Ambientais, O PPRA tem como finalidade exclusivamente a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentemente controle de riscos ambientais existentes, ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração ate a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

O PPRA é um programa que visa através da antecipação dos riscos, busca meios de evitar acidentes de trabalho. E também é uma proteção legal para a empresa no caso de eventuais processos trabalhistas.

PCMSO – Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional, O PCMSO tem como finalidade monitorar por anamnese e exames laboratoriais a saúde dos trabalhadores, tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos trabalhadores, Para identificar esses riscos, ele trabalha com parceria com o PPRA.

http://www.sesmt.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=category&id=64&Itemid=82

http://www.significados.com.br/sesmt/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comiss%C3%A3o_Interna_de_Preven%C3%A7%C3%A3o_de_Acidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com