TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Casos: TRABALHO DE SERVIÇO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 5

SSA PRÁTICA DO PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: uma analise alternativa de mercado.

Maria das Graças Castro Abreu

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho está mais competitivo. O Brasil está se tornando o país das oportunidades, mas é preciso estar preparado para estas oportunidades. A Formação continuada é fundamental, e o Pedagogo está vendo suas possibilidades de trabalho de alargarem a olhos vistos. O papel do pedagogo é um assunto que vem sendo muito discutido e pesquisado como uma profissão que abrange diferentes ambientes. Até o começo do século XX o pedagogo era visto como um profissional que atuavam apenas na área da educação formal propriamente dita. Hoje podemos perceber que a visão deixa de ser aquela em que o pedagogo esta presente apenas na escola e passa a fazer também parte de instituições não escolar, notando-se assim o interesse e participação dos pedagogos nas áreas mais diversas como: hospitais, impressas, industrias e etc. pois seu objetivo tem de analisar as eficiências, comportamento, relações e atitudes das pessoas nos diferentes lugar de trabalho. Segundo Nogueira:

Empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), e outros formam hoje, o novo cenário de atuação deste profissional, que transpõe os muros da escola, para prestar seu serviço nestes locais que são espaços até então restritos a outros profissionais. Esta atual realidade vem quebrando preconceitos e idéias de que o pedagogo está apto apenas para exercer suas funções na sala de aula, pois atualmente onde houver uma prática educativa, existe aí uma AÇÃO PEDAGÓGICA E FORMATIVA.

O pedagogo atualmente se reconhece como mais capacitado de atuar em ambientes que ultrapasse as unidades escolares onde se faz necessário a formação continuada, a elaboração de capacitações e cursos de aperfeiçoamento. Não podemos falar de pedagogia ou pedagogo sem antes falarmos de educação. A educação não é exclusivamente aquela de ler e escrever, mas sim toda e qualquer pratica social, cultural, histórica, situados em determinados contextos que garantam as condições humanas de vida a todos de terem seus direitos e deveres cumpridos. Para compreender e interpretar o que é educação, e necessário vê-la como processo de construção de uma sociedade justa e igualitária. Das diversas áreas que fazem parte e colabora para essa civilização de vida humana, está uma das principais que é a pedagogia, pois a mesma e um campo de informações especificas da práxis da educação que é interagida na sociedade com objetivo de analisar as relações e propiciar meios que facilite essas relações entre as pessoas.

A pedagogia é uma área muito ampla, e por esse motivo requer muita pesquisa, estudo e compreensão para entender a importância da atuação do pedagogo nos diversos ambientes. Para haver o reconhecimento do papel desse profissional nos diferentes campos, é preciso visualizar os mais diversos pontos de vista desta transformação da função do pedagogo na sociedade. Seria impossível desvendar tudo neste artigo, por isso vamos enfocar o seguinte ponto de vista: onde os pedagogos de Morada Nova - CE estão trabalhando. Se eles não estiverem no ambiente escolar, els estão desempenhando a função de pedagogo? Para responder estes questionamentos vamos nos debruçar sobre três mercados: a iniciativa privada, as instituições públicas e as ONG’s. Vamos localizar estes profissionais, entrevista-los, e traçar o perfil do mercado de trabalho para o pedagogo, que atua como tal, fora do ambiente escolar. São instituições como hospitais, comércios, industrias, fabricas e secretarias de ação social e infra estrutura que transpõe os muros da escola.

Nosso objetivo é traçar uma nova visão de que a nova pedagogia pode atuar em qualquer lugar que houver uma pratica educativa, podendo centralizar seu trabalho em dois fatores: o funcional, onde suas atividades estão focadas nas relações humanas; e na produção/serviço onde se atua na relação de serviços/produtos para adequar a linguagem comercial ao tipo de produto oferecido e de maneira satisfatória.

O mercado de trabalho hoje exige uma maior prioridade à qualificação e assim o papel do pedagogo torna-se muito importante na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com