TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM EQUIPE

Casos: TRABALHO EM EQUIPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM EQUIPE

“Trabalhar em equipe”, parte da assertiva que a evolução da escola caminha para cooperação profissional. Algumas das razões para inscrever a cooperação nas rotinas do ofício do professor são:

- Trabalhar em conjunto é, portanto, uma necessidade, ligada mais à evolução do ofício do que a uma escolha pessoal. Existem diversos tipos de equipes. Existem vários níveis, que estão abaixo esquematizados, do arranjo que permite partilhar recursos à co-responsabilidade de um grupo de alunos.

TRABALHAR EM EQUIPE: NÍVEIS DE INTERDEPENDÊNCIA

Em todos os casos, é preciso que cada aluno encontre seu espaço. Mesmo em equipe democrática, composta por pares, alguns exercem uma forte influência sobre as decisões da equipe e têm pouco mérito em aderir a elas, ao passo que outros, têm impressão de se submeter à ‘lei do grupo’ ou de seu líder. A equipe irá se dissolver ou fará uma paródia de cooperação, sem competências de regulação que permitam expressar tais impressões e propor um equilíbrio melhor.

Desta forma, trabalhar em equipe é uma questão de competências e pressupõe igualmente a convicção de que a cooperação é um valor profissional. Isso leva a distinguir três grandes competências, enunciadas por Gather Thurler:

1. Saber trabalhar eficazmente em equipe e passa de uma “pseudo-equipe” a uma verdadeira equipe.

2. Saber discernir os problemas que requerem uma cooperação intensiva. Ser profissional não é trabalhar em equipe ‘’por principio’’ , é saber fazelo, conscientemente, quando for mais eficaz. Portanto, é participar de uma cultura de cooperação, estar aberto para ela, saber encontrar e negociar as modalidades ótimas de trabalho em função dos problemas a serem resolvidos.

3. Saber perceber, analisar e combater resistências, obstáculos, paradoxos e impasses ligados á cooperação, saber se auto-avaliar, lançar um olhar compreensivo cobre um aspecto da profissão que jamais será evidente, devido á sua complexidade.

Perrenound salienta, em particular, a segunda idéia: saber trabalhar em equipe é também, paradoxalmente, saber não trabalhar em equipe quando não valer a pena. A, cooperação deve apresentar mais vantagens do que inconveniente e assim, é preciso abandoná-la se, por exemplo, o tempo de acordos e a energia psíquica requeridas para chegar a um consenso forem desproporcionais aos benefícios esperados. O referencial adotado enumera competências mais preciosas:

- Elaborar um projeto em equipe, representações comuns.

- Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reuniões.

- Formar e renovar uma equipe pedagógica.

- Confrontar e analisar em conjunto situações complexas, praticas e problemas profissionais.

- Administrar crises ou conflitos interpessoais.

Uma equipe pedagógica, de modo ideal, supera mal-estares em torno da autoridade e da licença. O grupo precisa de uma força de regulação, que é um poder atribuído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com