TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FOMULÁRIO DE ENTREGA DO PROJETO

Por:   •  16/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome Completo: Fernanda Araujo Guedes

RGM: 32576544

Universidade: Cruzeiro do Sul

Data de entrega:30/11/2022

Curso: Educação Física

Disciplina: Integração de Competências Para Transformar o Eu, o Outro e a Sociedade

Tema

Autismo

Desafio

Desenvolver soluções para os problemas enfrentados na linguagem, no processo de comunicação, na interação e no comportamento social.

Inserir um registro fotográfico que seja possível identificar você estudante e o desafio relacionado ao tema.

Os principais desafios que o indivíduo com autismo enfrenta é no desenvolvimento da linguagem, na comunicação, na interação e no comportamento dentro da sociedade.

Qual é o contexto do meu projeto?

Qual será o território? Qual a relevância social?

O contexto do meu projeto é mostrar as condições, limitações, interações, comunicação e comportamento do indivíduo na sociedade.

Quais são os objetivos?

O objetivo é levantar a causa para a conscientização do autismo e os desafio que enfrentam todos os dias. Dentro da sociedade não há possibilidade de desenvolvimento sem uma mudança atitudinal dos indivíduos na sociedade.

Nesse sentido, foi colocado a causa em pauta para que as pessoas possam iniciar o seu processo de entendimento.

Quem eu pretendo atender?

O atendimento vai ser para aquelas pessoas que não tem muito recurso e dificuldade, mostrar todos os direito e leis a favor do autista que muitos não tem acesso à informação.

Como pretendo desenvolver as etapas para solucionar o desafio?

As etapas foram feitas começando pelas escolas, que será preciso uma especialização e preparação do educador para acompanhar a criança. Dar acesso aos pais nas informações, tratamento e facilidade na assistência social.

A participação em grupos de apoio onde possam compartilhar suas experiências e vivências também é de grande valia para a sociedade.

Na área da saúde precisa olhar mais para essas pessoas especiais, precisa ter mais acesso para o tratamento.

Hoje em dia, e principalmente nas escolas não estão preparadas para receber essas crianças com autismo.

Quais os recursos e /ou parcerias necessários?

Foi feito uma entrevista com uma amiga, que tem um filho autista.

Em seguida relatos de dificuldades e desafios enfrentados;

QUAL FOI O MAIOR DESAFIO?

BOM, EU COMO MÃE DE UMA CRIANÇA COM ESPECTRO AUTISMO (TEA), COSTUMO DIZER QUE OS DESAFIOS E TODOS OS DIAS.COMEÇA DESDE A DESCOBERTA ATÉ O DIA A DIA. O TEA E UMA SINDROME NEUROLOGICA COM VÁRIAS CARACTERISTICAS COMO, NEURODESENVOLVIMENTO, INTERAÇÃO SOCIAL, DEFICITS NA COMUNICAÇÃO DENTRE TANTAS OUTRAS... PORTANTO SÃO MUITOS OS CAMINHOS A SEREM DESENVOLVIDOS... UMA CRIANÇA ATÍPICA PRECISA DA COSNTACIA DO QUE VAI SE DESENVOLVIDO E FATO DE NÃO TEMOS APOIO FAZ COM QUE TUDO SE TORNE MAIS DESAFIADOR.

O QUE TEVE QUE ENFRENTAR?

SÃO MUITAS, A FALTA DE APOIO DO ESTADO, A DESINFORMAÇAO, O PRECONCEITO. UMA DELAS FOI A FALTA DE APOIO COM AS FAMILIAS, AS LIMITAÇOES QUE NOS COLOCAR, E MUITO RUIM TER UM FILHO QUE AS ESCOLAS NÃO ACEITAM PELA FALTA DE PREPARAÇÃO DE PROFISSIONAIS, DE UMA ESTRUTURA ADEQUADA, DE TRATAMENTOS PSICOPEDAGOGICOS E DENTRES OUTROS QUE UMA TEA NESSECITA. VEU FILHO SENDO IMPEDIDO DE FREQUENTAR LUGARES POR FALTA DE CONCIMENTO E ESTRUTURA E ALGO MUITO RUIM PARA NÓS FAMÍLIAS E QUE NOS PRECISMOS DE MUITA RESILIENCIA E FORÇAS PARA LUTAR PELOS DIREITOS DELES.

QUAIS BARREIRAS?

O DESCASO DO NOSSO GOVERNO, DO PROPRIO ESTADO, LIMITANDO NOSSAS CRIANÇAS A TEREM ACESSO AOS TRATAMENTOS ADEQUADOS, AS ESCOLAS, O PRECONCEITO, A INFORMAÇÃO LIMITADA A SOCIEDADE. MUITAS FAMÍLIAS NÃO CONSEGUEM PAGAR UM PLANO DE SAUDE E SEUS FILHOS FICAM SEM TRATAMENTOS, FAZENDO COM OS MESMOS NÃO CONSIGA SE DESENVOLVER. O ABONDONO DA FAMILIA DE UM AUTISTA QUE PRECISA PARAR DE TRRABALHAR PARA CUIDA DO FILHO (A) AUTISTA E ASSIM TEM RENDA PARA SUPRIR COM OUTRAS NECESSIDADES.

 

O QUE PRECISAR MELHORAR?

MUITA COISAS, A MAIS IMPACTANTE E A FALTA DE INFORMAÇÕES E AMPARO COM TEA E FAMILIA. O DESCASO FAZ COM QUE O DIAGNOSTICO FIQUE MUITO MAIS DIFICIL E PREJUDICA AINDA MAIS O DESENVOVIMENTO DO NEUROATIPICO. COM UM APOIO E CONHECIMENTOS DANDO ACESSO PARA TRATAMENTOS PARA O TEA OS RESULTADOS E MUITO MAIS POSITIVO, TORNANDO OS DESAFIOS MAIS LEVES E MAIS SATIFATORIOS.  PESSOAS COM TEA SÃO SERES EXTRAORDINÁRIOS, AMOROSAS E EXTREMAMENTES SENSIVEIS.  E PRECISO UM OLHAR COM EMPATIA E AFETUSO. AFINL, SÃO TODOS ANJOS AZUIS CHEIOS DE AMOR PRA DAR E RECEBER.

Quais os resultados esperados e qual ODS pode ser relacionado?

Os resultados que se espera é a melhora no atendimento da saúde, mais profissionais capacitados nas escolas, mais apoio a causa incentivando as pesquisas, oferecer mais palestras não só nas escolas, mais no meio da sociedade, mais investimentos do governo em instituições e organizações para que o ESPECTRO AUTISMO (TEA), tenha mais acesso com facilidade, facilidade na disponibilização de remédios nos postos de saúde.

Pois muitas famílias desconhecem os diretos e detalhes em relação ao autista na área da saúde, e não só na rede publica como na rede privada.

Os remédios para famílias carentes não dão para serem custadas. Pois o custo é muito alto, além de outros gastos com alimentação, higiene e cuidados especiais que precisam ter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com