TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Ensaios: TRABALHO INTERDISCIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

1 ÉTICA

1.1 Definição de Ética

O termo ética deriva de ethos, de origem grega, que significa caráter e modo de ser de uma pessoa. A ética é um conjunto de valores e princípios morais que norteiam a conduta humana para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social.

1.1.1 A ética do profissional contábil

A atividade contábil exige do profissional um comportamento ético perante suas atividades exercidas a fim de zelar pela integridade de sua profissão. Diante da sociedade o contador tem como principal foco o sigilo absoluto de relatórios, registros, demonstrativos financeiros fornecidos pelo seu cliente.

Portanto se este profissional construir uma reputação favorável no sentido ético terá um reconhecimento e a valorização da sociedade, pois quando trabalhamos com informações em âmbito fiscal é de extrema importância seguir as normas e regras estabelecidas pelas leis que regem o estado.

Tendo como base o Código de Ética, o profissional deve está ciente não somente das obrigações, mas também dos direitos de cada função que venha desempenhar, pois a conduta profissional não somente uma exigência do mercado de trabalho, mas sim da sociedade como um todo.

1.2 FIAT

A empresa FIAT de origem italiana iniciou suas atividades no Brasil em março de 1973, sua fábrica no Brasil instalou-se na cidade de Betim no estado de Minas Gerais e foi inaugurada no dia 09 de julho do mesmo ano.

Entre tantas cidades do Brasil, Betim foi à escolhida devida a sua localização e pela expressiva ajuda do governo mineiro com a aquisição do terreno para o inicio de suas atividades e também alguns benefícios tributários.

Com a chegada de uma indústria estrangeira, a economia local sofreu grandes mudanças e Betim passou a ser vista como um polo industrial atraindo olhares de novas empresas para sua região.

Com o aumento da produção, a fábrica automobilística, necessitava de mais precisão na sua linha de montagem, e com isso implantou juntamente a sua empresas parceiras com o processo Just-in-time, que significa produção no tempo certo, ou seja, primeiro vende-se para depois produzir.

Com todas essas inovações em 1997 a Fiat ganhou o certificado ISO 14001 que declara a sua eficiência no seu Sistema de Gestão Ambiental.

Já em 1999 a Fiat alcançou uma marca importante na sua história brasileira, atingiu uma produção de 6 milhões de veículos conquistando assim um investimento de 400 milhões para a fábrica, tornando a filial de Betim a primeira à fabricar motores fire e o exportando para o restante do mundo.

Em 2001 a Fiat completava 25 anos de produção no Brasil, comemorando a liderança de mercado com uma gestão empreendedora e ética diante das demais montadoras.

Desde que iniciou suas atividades no Brasil a Fiat sempre se preocupou com o meio ambiente e com a relação de compromisso e transparência com a sociedade brasileira. Adotou na sua gestão, estratégias com ideais para a formação de cidadãos mais conscientes e criativos instigando-os a construir um país mais ético e sustentável.

Em 2004 a Fiat implantou o Programa Árvore da Vida, buscando a valorização, transformação e prosperidade da vida, transformando o homem em um ser mais humano e sustentável.

Ao longo de seus 37 anos no Brasil a Fiat conquistou vários prêmios pelos seus produtos e por suas ações de sustentabilidade, o mais recente foi em 2012 que foi um prêmio pela o melhor comercial de TV Varejo cuja campanha tinha como slogan “Pra quem quer Economizar, o verão é um inferno. A Fiat é o paraíso.”

Tendo em vista a questão Ética e a Moral a Fiat busca trabalhar visando o bem-estar dos seus colaboradores proporcionando segurança, conforto, lazer, educação e um plano de carreira onde todos os seus profissionais têm as mesmas possibilidades de crescimento.

Entre seus fornecedores e clientes a Fiat busca inovar com sustentabilidade e segurança em seus produtos para melhor atender o mercado sem perder sua característica principal que é a preocupação com responsabilidade social.

2 Definição da Economia

A palavra economia vem do grego e foi Aristóteles que adotou pela primeira vez o termo Oikosnomos, oikos(casa) e nomos (lei) que significa administração de uma casa ou do Estado.

A economia é uma ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.

Podemos dizer também que a economia é a ciência da escassez, pois ela estuda a melhor forma de alocação de produtos, visto que o desejo humano é ilimitado e os bens são escassos ou limitados.

2.1 Desenvolvimento Econômico

No séc. XVIII o desenvolvimento econômico de Betim estava ligado principalmente ao abastecimento das regiões mineradoras. Já no Sec. XX despertou o interesse da implantação da infraestrutura, que logo após faria da região um polo industrial.

O impacto ocorreu com a chegada da FIAT em 1976, atraindo assim novas empresas e alterando o foco principal do desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Segundo dados da CDI até 1979, Betim havia recebido 72,60% dos investimentos nos distritos industriais da RMBH e gerara 64,11% dos empregos diretos criados nestes mesmos distritos. A partir daí, Betim sofreu uma alta especialização produtiva, isto é, grande parte de sua industrialização nesta época deu-se na órbita da Fiat Automóveis.

Os benefícios da instalação da Fiat em Minas vão além do econômico, tendo grande influência também sobre o processo de urbanização, empregabilidade, educação e capacitação de mão de obra, atração de serviços, cultura e outras atividades.

Betim é hoje a segunda cidade mais importante para a economia em Minas Gerais perdendo somente para Belo Horizonte.

A Fiat também se beneficiou economicamente, pois o seu processo de instalação foi bastante favorável, com benefícios fiscais temporários e principalmente o governo como sócio com 45% do capital até a época de 1987.

Hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com