TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA Processo De Amostragem Na Prospecção De Minério De Ferro

Exames: TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I INSTITUTO POLITÉCNICO - Centro Universitário UNA Processo De Amostragem Na Prospecção De Minério De Ferro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DIRIGIDO I

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Processo de Amostragem na Prospecção de Minério de Ferro

CURSO: Engenharia de Minas

Autores: Alisson Ribeiro da Silva, Guilherme Horta Gomes, Manoel Lomes Gonçalves, Mônica Maria Barbosa, Renan Vitor Amaral Faria, Sabrina Stefânia Silva dos Santos e

Vitor Luiz S. Medeiros

Professor TIDIR Orientador: Rebeca Ferreira Gonzaga Silva

Professores Co-orientadores: Cristiano de Macedo Neto, Daniel Augusto de Almeida Glória, Simone Amorim Castro Kiefer Oliveira, Vanessa Mota Vieira

1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA

2. SUBTEMA: Procedimentos e Métodos na Pesquisa Mineral.

Este trabalho mostra uma das etapas da pesquisa mineral que é a amostragem, processo importantíssimo na qualificação litológica local para análise de viabilidade do empreendimento.

3. IDENTIFICAÇAO DO PROBLEMA DESAFIO TÉCNICO

Espera-se com este trabalho explicar os motivos do quarteamento sempre esta ligada a uma divisão multiplica de quatro amostras.

4. OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de amostragem bem como sua importância no processo de pesquisa mineral para minério de ferro.

5. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Segundo GÓES, LUZ e POSSA (2004, p. 19) “Uma amostragem mal conduzida pode resultar em prejuízos vultosos ou em distorções de resultados com consequências técnicas imprevisíveis. A amostragem é, sem dúvida, uma das operações mais complexas e passíveis de introduzir erros, deparadas pelas indústrias da mineração e metalurgia”.

O primeiro passo é o correto entendimento do que se trata o processo de amostragem. A amostragem é o conjunto de operações destinadas à obtenção de uma amostra representativa de uma dada população ou universo. Uma amostra é considerada representativa quando as propriedades do universo (teor dos diversos elementos, constituintes mineralógicos, massa específica, distribuição granulométrica, etc.) são estimadas com base nessa amostra, que pode conter uma variabilidade estatisticamente aceitável.

A amostragem é usualmente realizada em quatro etapas, descritas como a seguir.

• Elaboração do plano de amostragem – este fundamenta-se na determinação da qualidade necessária para a amostragem, participando das definições do universo, do objetivo e da sequencia de operações utilizadas. O sistema de amostragem a ser utilizado depende de diversos fatores, dentre os quais podem ser destacados o tamanho das partículas, a massa específica, a umidade, etc.

• Obtenção da amostra – consiste na determinação da sequencia e do número de coletas das amostras, que depende do tipo e da precisão requerida para a amostragem, das características dos fluxos, etc.

• Preparação da amostra – trata-se do conjunto de operações necessárias à adequação da amostra ao método de determinação do parâmetro de qualidade. Dentre essas atividades, podem ser ressaltadas a secagem, a redução de tamanho, a homogeneização, o quarteamento, etc.

• Determinação de um parâmetro de qualidade – inserem-se as análises dos parâmetros que irão determinar a qualidade do universo. Dentre eles podem ser citados os teores de diversos elementos, a umidade, a distribuição granulométrica, etc.

A experiência normalmente determina a técnica de retirada da amostra. Entretanto, algum trabalho experimental pode ser necessário para a determinação do método de amostragem que pode ser:

• Amostragem Aleatória - É normalmente utilizada quando se dispõe de pouca informação sobre o material a ser amostrado. Nela, as amostras são escolhidas de maneira fortuita, fazendo, dessa maneira, com que todas as partes do material possuam a mesma probabilidade de serem selecionados. Tem como exemplo a amostragem de rochas aflorantes;

• Amostragem Sistemática – É aquela em que as amostras são coletadas a intervalos regulares, definidos anteriormente. Pode ser exemplificada pela amostragem de solo por malhas definidas de distância entre as amostras e entre as linhas de amostragem;

• Amostragem Estratificada - É uma extensão da amostragem sistemática, envolvendo a divisão do material em grupos distinguíveis segundo características próprias. Esses são normalmente amostrados proporcionalmente a seus pesos. Pode ser citada como exemplo a amostragem de testemunhos de sondagem, onde o tamanho da amostra é definido pelo intervalo das litologias encontradas.

Após coletada, a amostra passa pelo processo de preparação que se trata do conjunto de operações necessárias à adequação da amostra ao método de determinação do parâmetro de qualidade. Dentre essas atividades, podem ser ressaltadas a homogeneização, o quarteamento, etc.

Na homogeneização, a amostra deve ser misturada a tal ponto que todas as partículas constituintes dessa amostra tenham uma distribuição uniforme em toda a amostra.

Para obtenção da amostra que será efetivamente utilizada para análise, é necessário dividir a amostra coletada em alíquotas de menor massa. A operação realizada com esse objetivo é denominada quarteamento. Essa operação pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com