TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Exames: TRABALHO INTERDISCIPLINAR EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GABRIELA CRISTINA DO NASCIMENTO

JOZENY FERREIRA DOS SANTOS

MARIA FRANCISCA DOS SANTOS SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Contagem

2011

GABRIELA CRISTINA DO NASCIMENTO

JOZENY FERREIRA DOS SANTOS

MARIA FRANCISCA DOS SANTOS SILVA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Comunicação e linguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade e O trabalho do pedagogo no espaço educativo

Profs. Lilian Salete, Carlos Eduardo, Fábio Luiz Silva e Vilze Vidotte Costa.

Tutora eletrônica: Doryane Weber Pinto Zulim

Tutor(a) de sala: Váleria de Fátima Romeiro

Contagem

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................ 4

3 CONCLUSÃO............................................................................................. 8

4 REFERÊNCIAS............................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, a inclusão de alunos com deficiência nas instituições de educação, tem sido o grande desafio para todos comprometidos com a educação...

A equipe pedagógica deverá propor atividades que diagnostique quais habilidades o aluno tem, através de projetos, atividades que enfatizem áreas que esse aluno com deficiência domine com maior competência, propor atividades em grupo onde os demais alunos possam interagir com esse determinado aluno, dentre outras práticas.

Para que isso ocorra à equipe precisa pesquisar, se informar sobre o grau de deficiência e seu comprometimento, e assim fazer estudos dos conhecimentos prévios do aluno, para que assim institua uma prática pedagógica eficiente para entender esse aluno em sua especificidade.

No desenvolvimento desse trabalho o leitor verá propostas de ações que facilitará a inclusão de alunos com deficiência, seja na interação, no relacionamento, na aprendizagem, no desenvolvimento dentre outros.

Para se realizar uma proposta pedagógica que atenda os interesses do estudante que mesmo amparado pelo MEC não se encontra verdadeiramente incluido dentro do contexto curricular que a escola propõe é necessário criar um roteiro para o plano de trabalho com o estudante em questão.

2 DESENVOLVIMENTO

Uma verdadeira análise deve ser elaborada para se conhecer o aluno, sua deficiência e suas limitações. Traçar uma ficha de identificação que seja compartilhada com todos os docentes e equipe pedagógica , onde apresenta informações que antecedem o plano familiar, atendimento que esse aluno possui, situação da deficiência, qual o grau de comprometimento mental, comunicação e como ele foi recebido com suas diferenças no seio familiar, na comunidade em que vive e pelos seus colegas de classe, bem como pelos professores e funcionários da escola.

Após essa análise fica menos complexo a percepção das necessidades que serão observadas até o momento. Com o desenvolver do resumo do caso estabelece-se os desafios que tem em mãos e valendo ressaltar que isso seje feito em equipe envolvendo sempre que possivel a família.

Identificada as necessidades deste aluno, o tipo de deficiência, o que ele trouxe em sua bagagem cognitiva, linguagem, saúde, afetivo, acessibilidade, interação interpessoal e outros, deve-se refazer as relações dos desafios em sala de aula e com o grupo de colegas da turma.

Investigar sobre o assunto é uma ação que o pedagogo como mediador deve estimular no grupo docente com o qual trabalha para que se desenvolva um trabalho seguro e rico em informações para esse atendimento.

Todos os alunos que uma escola recebe estão incluidos no contexto curricular e no espaço educativo, não é o aluno que tem de se adequar ao plano de ensino, mas sim, este espaço se modificar para atendê-lo de forma digna. Criar momentos em que propiciem observar as potencialidades e amenizar as dificuldades só é possível quando este aluno se interage com o meio, e não quando ele é isolado ou infantilizado.

Um profissional que desconhece o trabalho com a deficiência em suas diversidades, precisa ter o direito garantido, a formação concedida pela gestão escolar e governantes já que o aluno esta amparado pela legislação o profissional para fazer cumprir o direito do estudante a uma educação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com