TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Dissertações: TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho busca-se demonstrar de maneira objetiva e clara sobre o campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à microeconomia e macroeconomia dentro das suas diferenças e suas relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente. Assim também foi exposto o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

E por fim, abordando os problemas do consumismo incoerente da população e a indução das empresas, proporcionando assim, uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial.

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Economia consiste na análise da produção, distribuição e consumo de bens e serviços. É também a ciência social que estuda a atividade econômica, através do desenvolvimento da teoria econômica.

É geralmente dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais, e a macroeconomia que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

Entende-se por inflação, o aumento no nível de preços, ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.

Podem-se citar os seguintes causadores da inflação:

Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;

Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), são os índices mais abrangentes. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um bom exemplo da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. Com o intuito de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.

A taxa de juros real e nominal esta intimamente relacionada com a taxa de inflação, que por sua vez, calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.

3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Esse método é composto por três colunas, sendo essas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Nas medidas descritivas, existem três divisões, são elas: Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilísticas.

As Medidas de Tendência Central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor, é um tipo de medida escolhida para representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado, utilizando as ferramentas de média, de moda e de mediana.

Já as Medidas de Dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

E as Técnicas de Amostragem Probabilísticas, são classificadas como Aleatória Simples, Aleatória estratificada, Aleatório por conglomerado e amostragem sistemática.

A aleatória simples é quando todos os seus elementos tem a mesma probabilidade de serem selecionados, não existe critério de divisão da população para extração da amostra. A aleatória estratificada é realizada quando a população for constituída por diferentes estratos. A amostra estratificada deverá ser composta por elementos provenientes de todos os estratos. Aleatório por conglomerado é o grupamento natural de elementos da população, os quais são bastante heterogêneos em relação à característica estudada, porém de comportamento similar entre os conglomerados. Neste tipo de amostra é realizado o sorteio não dos indivíduos, mas de grupos naturalmente organizados. Geralmente a amostragem por conglomerados está associada a outro tipo de amostragem probabilística.

E amostragem sistemática, que acontece quando os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente.

Outro que compõe os métodos quantitativos são os Números-Índices, que são medidas estatísticas para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas,

como preços de matérias-primas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com