TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho Universitário: TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho, o propósito visa a analisar a relação entre Saúde Pública e a questão social, da desigualdade social, econômica e cultural e a ação junto às políticas sociais, as principais contribuições do Trabalho Social para as ações em Saúde Pública, mediante a realidade da cidade de Porto Velho/RO, embasado em reportagens sobre a temática, cujo objetivo é refletirmos o conjunto das expressões da desigualdade social e elucidar sobre a contribuição do Serviço Social para a Política de Saúde Pública. Tendo como base que Políticas Públicas são as atividades relacionadas ao diagnóstico e planejamento, à execução e avaliação das ações e políticas estabelecidas pelo governo, nas esferas federal, estadual e municipal, de prestação de serviços para a sociedade em geral. As políticas públicas estabelecem metas e encaminham soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente. Também cria programas, propõe e analisa linhas de financiamento com recursos públicos e avalia os resultados alcançados com as medidas adotadas. Inovando as políticas já existentes ou definindo novas estratégias para solucionar problemas da coletividade, sempre de acordo com a viabilidade social, econômica e política.

Sem a preocupação com a falta de capacidade de resolver ou finalizar um processo, simplificando e procedimentos dos sistemas públicos nacionais de saúde em nada ampliar as pesquisas sobre modalidades de atenção inovadoras, sedimentando sem uma visão analítica sobre o processo saúde-doença, sem o reconhecimento de aspectos determinantes sociais neste processo. Sem essa linha de pensamento, além dos tradicionais esquemas de prevenção e cura, sem a promoção da saúde, acrescida de adensamentos conceituais que dão conta de responder ao modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS não será possível uma Saúde mais humanizada e eficaz.

2 DESENVOLVIMENTO

A Falta de políticas publica na área da saúde no estado de Rondônia é eminente e devastador, não tão diferente do restante do país, com o agravante da população está em uma região com probabilidade maior de doenças tropicais em consequências do clima, floresta, ribeirinhos e falta de saneamento básico. Como veremos na reportagem (extraída) a seguir:

A equipe do Jornal Nacional no Ar foi a Porto Velho, Rondônia, para mostrar a situação crítica dos hospitais do estado, que levou o governador a decretar calamidade na saúde.

“ A situação dos hospitais visitados pela equipe do JN no Ar é grave e foram registradas cenas dramáticas. As pessoas estão realmente sofrendo, sem que tenha acontecido nenhum problema grave que justifique um amontoado de pacientes nos dois principais hospitais do estado à espera de atendimento.

Logo na entrada, um susto: a sala que deveria ser a sala de espera do hospital, um lugar em que as pessoas esperam sentadas para serem atendidas pelo médico está lotada. Todas as pessoas que estão no local estão internadas, inclusive, as que estão sentadas: um rapaz está sentado tomando soro, esperando uma vaga no quarto para ser internado.

O hospital recebe, em média, 200 pacientes por dia. A maioria vem de cidades do interior do estado. Mas eles chegam também do sul do Amazonas, do Acre e até da Bolívia.

O neurocirurgião diz que há três dias tenta levar um paciente para fazer o exame em uma clínica conveniada. O doente está entre a vida e a morte. "A situação é que nós temos pacientes graves. Na minha especialidade, minutos representam uma vida”, conta o neurocirurgião Marcos Madeira.

Porto Velho tem outros hospitais de grande porte e está lotado. No Hospital de Base, quase mil pessoas estão na fila de espera para operar. E das nove salas de cirurgia, cinco estão fechadas.

O governador é médico e já foi secretário de Saúde de Rondônia. Ele decidiu decretar estado de calamidade na saúde. "Uns dão prioridade à educação, outros ao transporte, outros à questão ambiental, mas em Rondônia, a saúde não foi prioridade em quase nenhum governo", afirmou.

O governador pediu ajuda ao Governo Federal. Quer um hospital de campanha com médicos e enfermeiros para fazer um mutirão de cirurgias. Enquanto a situação não melhora, os profissionais fazem o que podem. "A cada dia que viemos aqui trabalhar, morremos a cada dia um pouco, porque estamos vendo a situação e não podemos fazer nada”, diz uma enfermeira.

Pelo menos seis representantes do Ministério da Saúde, da Defesa e da Integração Nacional são esperadas em Porto Velho para verificar toda a situação mostrada pelo JN no Ar. “O governador disse que vai investir em caráter emergencial para a contratação de médicos, enfermeiros e, também, para a compra de equipamentos e medicamentos para a saúde pública em Rondônia”.

Como todo assunto que envolve administração, planejamento e gestão torna-se um assunto complexo por ter várias vias de complicações que estão inseridas no contexto, como: estrutura física, gestão de administração entre governos (mesmo sendo conhecedores de causa por ser médico); planejamento estratégico, formação técnica pessoal.

Os profissionais da saúde trabalhando de forma precária onde não existem investimentos suficientes para uma estrutura básica para que o profissional desenvolva seu trabalho, onde a realidade mostra na pele a falta de iluminação, ambientes sujos, sem nenhuma manutenção e conservação onde não existe nem mesmo o básico para que o trabalho seja desenvolvido; falta de materiais para realização de procedimentos e não estamos expondo problemas estruturais para chegarmos a uma saúde desejável é simplesmente uma assistência à saúde de forma básica e simples.

Onde uma gestão compartilhada, onde qual cada parceiro mantém sua identidade institucional e programática dirigindo pessoas, esforços e recursos para fins comuns e integrados, evitando ações isoladas, paralelismo e sobreposição não tem funcionado de forma eficaz quanto a Política voltada para a Saúde de Porto Velho/RO sendo nítido e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com