TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DESPERDICIO DE ALIMENTO

Casos: TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL DESPERDICIO DE ALIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARTA TEIXEIRA DE ASSIS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

DESPERDICIO DE ALIMENTO

Ubá

2014

MARTA TEIXEIRA DE ASSIS

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

DESPERDICIO DE ALIMENTO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão..Profs. Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco. eletrônica: Liliane Cristina Lira de Lima.Tutor(a) de sala: Maria de Fátima de OLiveira Almeida

Ubá

2014

Introdução

Calcula que aproximadamente de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos próprios para consumo são desperdiçados por ano no mundo todo e que um terço dos produtos que compramos para o consumo são jogados no lixo. Estima que 65 milhões de pessoas falta algum tipo de alimento em sua mesa.

Enquando milhões de pessoas passam fome alimentos é jogado no lixo, por falta de informações sobre o aproveitamento e os nutrientes encontrados nas folhas, polpa, talos, cascas e sementes, gerando o desperdício de toneladas de recursos alimentares.

Através de mudança de hábito e costume podemos contribuir para o combate à fome, além de reduzir o lixo. Pois o acúmulo de lixo organico sem nenhum cuidado adequado agredi a natureza na formação de chorume que provoca a contaminação do solo e da água. Quando lançado na natureza esses detritos atrai ratos e insetos causando sérios riscos para a saúde humana.

Se o aproveitamento dos alimentos tornar um hábito costumeiro nas cozinhas reduz o desperdício e aumenta a oferta dos produtos aos consumidores com uma queda significativa nos preços e custos.

Os alimentos quando houver sobras pode ser reaproveitado e as cascas,talos entre outro aproveitado no preparo de deliciosos pratos com alto valor nutritivo. Dessa forma o consumidor consciente de seus atos contribui para diminuir o desperdício de alimentos.

Na nossa cozinha, comida excelente para consumo está indo parar no lixo ao invés de ir para nossa mesa. São partes de alimentos como cascas de frutas , talos de hortaliça, folhas, muitos contem nutrientes como vitamina C, cálcio carboidratos e fibras. È pensando nisso que sera trabalhado com as crianças, escola e comunidade o desperdicio de alimento com o proposito de concientizar todos para a utilização de partes dos alimentos que tem como destino o lixo e assim obter uma alimentação saudavel rica em vitaminas e sais minerais. Além de reaproveitar sobras dos mesmos preparando receitas de baixo custo, saborosas e substancial.

Justificativa

Na maioria das vezes jogamos comida fora devido ao exagero na hora de preparar os alimentos ou comprando alem do que vamos usar entre outros. Com mudanças de atitudes é possivel não desperdiçar é pensando nisso que vou trabalhar com os alunos a importancia do planejamento nessas horas e a como aproveitar os alimentos no preparo de uma alimentação saborosa e nutriente.

O combate ao desperdicio começa de modo singelo,é no seio da familia que aprendemos desde cedo a valorizar o que temos e a evitar despedicio, pois as crianças imitam os adultos em tudo.

A escola tem o papel fundamental nessa tarefa que é o de promover algumas ações tais como bons hábitos alimentares aproveitamento e reaproveitamento de alimentos, pois as crianças passam a maior parte do dia na escola. Escola e familia trabalhando juntos contribui para a formação de cidadões consciente, critico e criativo.

Para combater o desperdicio deve comprar apenas o que vai usar sem exagero, pois na maioria das vezes compramos sem necessidade. lavar bem os alimentos, guardar em locais limpos e em temperaturas adequadas para cada tipo, preferir hortaliças, legumes, e frutas da época, não retirar cascas grossas e preparar quantidade suficiente para a refeição.

Para evitar o desperdício, devemos aproveitar tudo aquilo que os alimentos nos oferece como fonte nutritiva. Além de outros cuidados tais como comprar o essencial, olhar a data de validade, prepare a quantidade ideal para o consumo de acordo com total de pessoas entre outros. E assim contribuir para o desperdicio zero.

Esse projeto tera um tempo previsto de uma semana, podendo ter sua duração extendida de acordo com a necessidade e o interesse e a dos discente.

Objetivos

●Falar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com