TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MATEMATICA

Por:   •  21/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: VIVÊNCIA NO AMBIENTE EDUCATIVO (PE: VAE)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

NOME: LUCAS PAIXÃO DO NASCIMENTO        RA: 1917952

POLO: TUCURUVI — SÃO PAULO

2020

ROTEIRO PARA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA

IDENTIFICAÇÃO

Nível de Ensino/Turma: 2º Grau do Médio

Disciplina: Matemática

Tema: Probabilidade                       Quantidade de aulas: 2 aulas

AULA 01

  1. Conteúdo:

O Conceito de Probabilidade.

  1. Objetivos:

Compreender o conceito básico de Probabilidade, usando situações onde é possível haver um ou dois resultados diferentes que podem ocorrer e não é possível saber, prever, qual deles realmente vai ocorrer em cada situação.

  1. Recursos:

Os recursos utilizados seriam: Apostila, caderno, textos, internet, vídeos, lousa, caneta e material físico como moeda e dados.

d) Etapas da aula:

  • ƒ Introdução ao tema:

Será apresentado aos alunos um vídeo sobre probabilidade do Telecurso 2000, chamado “53 - O conceito de probabilidade - Matemática - Ens. Médio – Telecurso”, após o termino do vídeo será a vez da aula explicativa e interativa.

  • ƒ Desenvolvimento da aula:

A aula interativa irá consistir na ação que jogarei uma moeda e um par de dados (separadamente ou em conjunto com as moedas), e perguntar aos alunos em que resultados podem ocorrer. Assim posso desenvolver nesses a concepção do raciocínio matemático de que na área da probabilidade pode haver dois ou mais resultados possíveis, todos com a mesma chance de ocorrer. Explicarei a formula, como ela funciona e que ao utilizá-la eles poderão observar que na probabilidade pode ocorrer um resultado ou um conjunto de resultados que satisfaçam uma condição ou exigência “E”, é representado por p (E) e calculado por:

            Nº de resultados favoráveis a E

p (E) = -----------------------------------------

            Nº total de resultados possíveis

  • ƒ Atividades para os estudantes:

Após o vídeo, a aula explicativa e interativa, será dada a eles a explicação da formula de como resolver cálculos simples de probabilidade com exemplos e soluções simples de porcentagem dentro da disciplina, passando para eles uma pequena quantidade de exercícios que será feito em sala de aula, darei um tempo para ser feito e em seguida será feito a correção dessas mesmas atividades na mesma aula, o resultaria esperado seria apenas para que eles possam compreender melhor o conceito e a sua utilização nos exemplos mais comuns no dia-a-dia.

  1. Avaliação:

A avaliação será por participação da aula interativa e pelas atividades realizadas em sala de aula.

  1. Fontes/Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=duFLCbyg_Q0

Apostila TELECURSO 2000_Vol. 3 Matemática _2º Fase – 2º Grau

 

AULA 02

  1. Conteúdo:

Calculando Probabilidade.

  1. Objetivos:

Após a compreensão básica, o objetivo agora é por em prática o conceito de uma maneira mais complexa e ampliada com os alunos, aprender a calcular a probabilidade de ocorrência de um evento e outro, bem como a ocorrência de um ou outro evento. Aprenderão que em muitas situações a ocorrência de um fato qualquer depende da ocorrência de um outro fato; nesse caso dizemos que são ocorrências dependentes. Em situações não há essa dependência, precisamos calcular probabilidade de duas situações ocorrerem ao mesmo tempo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com