TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIRETOR DE ENSIno

Trabalho Escolar: TRABALHO PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIRETOR DE ENSIno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO PARA O CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE DIRETOR DE ENSIno

30-11-2013

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE

Desde a publicação do Novo Código Brasileiro de Trânsito em 1998, as antigas Auto Escolas se descobriram frente a uma grande exigência: passar a atuar como Centros de Formação de Condutores, com a obrigatoriedade de formar novos motoristas através de aulas teóricas e práticas, isto é, se transformando, a partir daquele momento em "escolas" no sentido real e mais amplo possível da palavra.

Dentro deste novo contexto, revelaram-se palavras até então um pouco estranhas aos profissionais que atuavam nos mesmos: qualidade da formação, avaliação, ensino-aprendizagem, técnicas de ensino, didática, material áudio visual, planejamento de ensino, objetivos instrucionais, métodos e técnicas de ensino, acompanhamento, motivação, etc... Isto é, querendo ou não, conscientes ou não deste novo cenário, a realidade mudou, e muito...

Já não podemos aqui falar de amadorismo, de aprendizagem para "tirar a carteira", de macetes e "decoreba", de ausência de profissionalismo, etc...

A missão mudou: agora, a responsabilidade é maior... Na verdade ela sempre foi imensa, que é habilitar novos condutores, e isso não pode ser visto como algo simples, já que envolve a educação de clientelas diversas, com características muito particulares (adolescentes, idosos, adultos, homens, mulheres, etc.) com vistas a uma mudança comportamental. Ensinar a dirigir é fácil, é só ensinar a ação sobre os comandos, algumas placas e leis e pronto. Ensinar a ser motorista e participar do Trânsito é muito mais do que isso - é ensinar a conviver, a se comportar adequadamente num contexto que é extremamente dinâmico e perigoso. É conscientizar das responsabilidades e do risco das suas atitudes.

Resumindo, um processo de promoção do desenvolvimento do ser humano.

Porém, a sociedade já nos dá indícios de esperar, como clientes, a qualidade da formação oferecida pelos Centros de Formação. E o que fazer?

É preciso que os CFC's estejam conscientes do seu papel social, da sua missão, buscando ao máximo se profissionalizar (diretores, instrutores, funcionários em geral, realmente envolvidos com a questão do Trânsito).

Os instrutores teóricos devem se conscientizar que um processo de aprendizagem baseado somente na memorização de informações não leva a uma compreensão. A formação do aluno envolve muito mais do que a aplicação de conteúdos, e a tarefa do instrutor é muito maior do que convencer – é provocar no aluno um impacto, que o leve a pensar, a tomar consciência da realidade que o espera fora da sala, nas ruas...

"Grande parte do comportamento e das atitudes dos alunos é provocada pelo comportamento, pelos métodos e pelas atitudes do professor" ( Piletti, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com