TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Prática De Ensino

Exames: Trabalho De Prática De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMATIZAÇÃO DO HANDEBOL E AS CONTRIBUIÇÕES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DISCIPLINA:

PROFESSOR:

TURMA:

INTEGRANTE:

PALMAS, TO 13 DE MARÇO DE 2013

O artigo trata de uma pesquisa que objetivou investigar o conhecimento do handebol é sistematizado nas aulas de Educação Física em uma escola Pública e outra Particular em João Pessoa PB. Com uma abordagem qualitativa dos fatos.

Observou-se que o handebol está presente como conteúdo programático da Educação Física nas duas escolas pesquisadas, porém, com lacunas pedagógicas tanto na intencionalidade do esporte quanto na concretude dos objetivos propostos, limitando assim o ensino-aprendizagem.

Os alunos preferem os jogos esportivos nas aulas de Educação Física, por isso é muito importante entender e valorizar as diferenças entre os esportes, para utilizá-lo de diferentes formas e beneficiar todos os participantes, não os mais habilidosos ou mais “aptos”.

Após a análise das respostas dadas pelos professores da rede pública e privada, obteve-se então: Os professores das escolas públicas ministram o conteúdo handebol nas turmas (6º ao 9° ANO) do ensino fundamental II. Um professor alegou que esse conteúdo faz parte do planejamento anual realizado no início do ano. Suas aulas são baseadas nas aulas teóricas com textos relacionados com a história e fundamentos técnicos. As vivências se dão através de exercícios específicos do handebol.

Os professores das escolas particulares sistematizam o handebol com uma roda de conversa para abordarem o conhecimento que os alunos têm do esporte e suas práticas anteriores. Em outro momento inicia-se o jogo com regras flexíveis permitindo que o jogo aconteça e que os problemas sejam para as devidas intervenções, priorizando a liberdade e a autonomia dos discentes.

Os docentes entendem que o handebol é um instrumento dentro do esporte para dar autonomia aos alunos de se deslocar, de maquinar, dialogar, cooperar e construir conhecimento permitindo que os alunos possam torna-lo uma prática constante contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Esse estudo encontrou informações teóricas interessantes indicando que o esporte escolar é demasiadamente discutido quanto a sua forma de ser e estar dentro das escolas, suas implicações para o aprendizado dos alunos e o que pode (e deve) ser modificado para não atender apenas uma minoria e sim uma maioria, que tem seu direito de praticar esporte e esse direito necessita ser alcançado dentro e fora da escola para uma participação mais efetiva na sociedade, na inserção em grupos de pessoas.

QUESTIONÁRIO

1 – Na concepção de Kunz (2004), o ensino dos esportes pode ser visto de duas maneiras. Quais?

2 – Em que consiste a Praxiologia motriz?

3 – Como é ministrado o conteúdo handebol nas aulas de Educação física na escola pública e privada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com