TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE CONDUTORES ELETRICOS

Por:   •  24/3/2016  •  Monografia  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  2.081 Visualizações

Página 1 de 5

OPETWORK

TRABALHO SOBRE CONDUTORES ELETRICOS

(Tipos, Características e Usos )

ALUNO: Robson Rocha Vegilato
MECATRÔNICA

CURITIBA

25/04/2014

 CONDUTORES ELETRICOS

Os condutores, quanto à sua construção, são classificados em fios e cabos.

FIOS

O fio é um condutor redondo sólido único, sendo também denominado condutor rígido, e pode ser de cobre ou alumínio, e ainda nu, esmaltado (película isolante de esmalte) e isolado.
Em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais, o fio utilizado é o de
cobre isolado.
Atualmente, há uma grande restrição à utilização de fio a maior parte das aplicações em instalações elétricas, devido principalmente ao fato de ele ser rígido.
O condutor mais indicado para esse fim é o cabo.

CABO

O cabo é o composto de vários fios nus encordoados, sendo também denominado condutor flexível, e pode ser de cobre ou alumínio, e ainda nu e isolado.
Em instalações elétricas utiliza-se o
cabo de cobre isolado que, construtivamente, pode ser do tipo redondo normal ou compacto.

REDONDO NORMAL

Possui formação concêntrica e é composto de um fio longitudinal encordoado por uma ou mais coroas de fios de mesmo diâmetro em forma de espiral, garantindo-lhe ótima flexibilidade.
APLICAÇÕES:  instalações elétricas residenciais, prediais e industriais e redes de distribuição aérea.

REDONDO COMPACTO

Construtivamente, é igual ao redondo normal, mas após o encordoamento, o cabo sofre compactação para reduzir os espaços vazios internos, deformando as coroas, com o objetivo de reduzir o seu diâmetro, mas perdendo um pouco em flexibilidade.
APLICAÇÕES:  instalações de baixa e média tensões, com seções maiores que 10mm².

ISOLAÇÃO

A isolação tem por função isolar eletricamente condutor do meio em seu entorno e proteger o condutor durante a enfiação, que é a denominação dada à instalação do condutor dentro do eletroduto.
Para a isolação elétrica, é necessário que o material isolante tenha alta resistividade, propiciando resistência normalmente acima de 5 MΩ. Mas o condutor também deve ter alta rigidez dielétrica para suportar altas tensões sem romper o seu isolamento, denominação especificada pela sua tensão de isolamento, que pode ser de 750 V ou 1 kV.
A isolação determina a temperatura máxima a que os condutores podem ser submetidos quando em operação em regime contínuo, em sobrecarga ou em curto-circuito.

SEÇÃO NOMINAL DOS CONDUTORES

A seção nominal dos fios e cabos é um valor de referência padronizado. É estabelecida, no processo de fabricação, em função da resistência do condutor, que é um dos parâmetros mais importantes, e não necessariamente por suas dimensões geométricas. É por isso que o calculo da área da seção a partir do diâmetro do condutor pode não corresponder exatamente à seção nominal, sobretudo nos cabos, por serem formados por diversos fios.
Esta é a razão de a seção nominal ser também conhecida como seção elétrica efetiva.
A
International Eletrotechnical Comission (IEC), uma comissão aceita internacionalmente, estabeleceu a série de seções nominais, em milímetros quadrados [mm²], adotada pala NBR 5410, apresentada na tabela.

Seções Nominais, em mm²

0,5

16

185

0,75

25

240

1

35

300

1,5

50

400

2,5

70

500

4

95

630

6

120

800

10

150

1.000

ENFIAÇÃO DE CONDUTORES

INSTRUMENTROS PARA A ENFIAÇÃO

Enfiação é a denominação dada à tarefa de introduzir os condutores dos circuitos nos eletrodutos da instalação.
Essa atividade só pode ser iniciada após a conclusão da montagem dos eletrodutos, incluindo a colocação de argamassa e reboco, além de uma limpeza completa das linhas.
A execução dessa tarefa deve contar com o auxilio de:

  • Guia de puxamento (passa-fio);
  • Talco, parafina, vaselina ou outro material lubrificante que não prejudique a isolação dos condutores.

O guia de puxamento pode ser um cabo de aço, ou um guia de náilon. Estes são materiais flexíveis que evoluem facilmente nos eletrodutos da rede.
A limpeza interna dos eletrodutos pode ser feita usando o guia de puxamento no qual é preso um pedaço de estopa em uma das extremidades.
Essa extremidade é enfiada em um dos lados do eletrodutos, onde há uma caixa de derivação ou de passagem, até que ela saia pela outra extremidade, onde há a outra caixa.

IDENTIFICAÇÃO DOS CONDUTORES

A NBR 5410 estabelece um padrão que relaciona função e cor dos condutores de um circuito, facilitando a sua identificação, a manutenção da instalação a instalação, a analise de defeitos etc.

Função

Cor

Observação

Neutro

Azul-claro

Proteção PE

Verde-amarelo ou verde


Proteção PEN


Azul-claro com anilhas verde-amarelas

Proteção ligada ao neutro

Fase


Preto, vermelho, branco, etc.

Exceto as cores anteriores.

Retorno

Observação: O uso de condutor com isolação amarela deve ser evitado no caso de haver possibilidade de confusão com o condutor de proteção verde-amarelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com