TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO UNOPAR

Exames: TRABALHO UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

NILVA BARBOSA RODRIGUES FERNANDES

trabalho interdisciplinar individual

Primavera do Leste-MT

2013

NILVA BARBOSA RODRIGUES FERNANDES

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Trabalho Interdisciplinar.

Prof. Ana Céli Pavão

Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Sérgio de Goes Barboza

Primavera do Leste-MT

2013

sumário

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de um estudo detalhado da estrutura de da empresa GE Celma com o intuito de aprimorar meus conhecimentos com uma atividade prática relacionada ás disciplinas abordadas no decorrer do 6º semestre.

A seguir iremos aprofundar nas melhores estratégias de marketing, pesquisa de mercado e negociação, embasada em situações vivenciadas da GE Celma através de pesquisas bibliográficas sobre o assunto.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Gestão de Pessoas I

2.1.1 Planejamento Estratégico

O processo de planejamento é uma atividade de extrema importância para o ser humano, haja vista que este sempre decide suas ações futuras de acordocom a escolha de alternativas que lhe são aventadas continuamente. O planejamento é compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na consecução de atividades intencionais voltadas para o futuro.

Para Oliveira (2004, p. 102), o planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa e consiste em visualizar o futuro e procurar mensurá-lo.

O planejamento estratégico na empresa GE Celma é altamente eficiente, a empresa começou suas atividades como uma fábrica de ventiladores, aproveitou satisfatoriamente de todas oportunidades levando á empresa a um crescimento organizado.

A área de recursos humanos atua em parceria com a liderança da companhia, definindo a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. Para inserir a estratégia de crescimento da companhia em suas atividades, o RH envolve todos os níveis da organização no desenho de plano de ações que contemple a participação de todos os Colaboradores. Essas ações são essenciais pois contribuem tanto para o crescimento organizacional quanto para o crescimento individual de cada colaborador independente do seu nível hierárquico.

2.1.2 Desenho de Cargos

O Desenho de cargos é a fase de elaboração dos critérios e procedimentos para a administração da estruturas de cargos e salários e movimentações de mérito, promoção, criação e reclassificação de funções. Nesta etapa são estabelecidas as políticas de remuneração e mobilidadefuncional.

O desenho de cargos da GE CELMA é através de estrutura de cargos e salários por hierarquia e classificação de cargos por setor em ordem: Direção, Gerência, Operacional e Terceirizados. Para o colaborador é muito importante saber onde está e onde poderá chegar através de seu desenvolvimento profissional e mérito, e na GE Celma este processo é claro para todos os colaboradores.

2.1.3 Recrutamento e Seleção

Uma vez que a organização, quando necessita de um novo profissional, tem o objetivo de encontrar alguém que preencha as suas necessidades para o cargo, é preciso que se recrute o maior número de candidatos possível.

O processo de recrutamento não envolve somente a coleta de pessoas, mas também é o momento de a organização fazer seu marketing e, assim, mostrar seus atrativos, como salário, prêmios e atividades oferecidas pela empresa para se tornar atraente aos candidatos.

O objetivo das técnicas de seleção, de forma geral, é conhecer os candidatos e possibilitar a escolha do candidato adequado para preencher a vaga. Elas permitem qua o selecionador avalie os candidatos a partir das amostras do comportamento que obtém durante a utilização das técnicas.

O processo seletivo da GE Celma é bem definido, as vagas são disponibilizadas ao público interno através de email e informativos em murais, após este processo as vagas são disponibilizadas ao público externo. Os colaboradores podem participar do processo seletivo através de um banco de dados da empresa, onde possam se candidar ás vagas.

As etapas doprocesso seletivo variam de acordo com a posição em questão. Os candidatos são entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com