TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAMANDO OS FIOS E ESTRUTURANDO OS PROJETOS

Pesquisas Acadêmicas: TRAMANDO OS FIOS E ESTRUTURANDO OS PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  2.646 Visualizações

Página 1 de 6

TRAMANDO OS FIOS E ESTRUTURANDO OS PROJETOS

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Na construção de um projeto para a educação infantil, os conteúdos não podem ser esquecidos, contudo esta fase deve ser respeitada e valorizada pela pré-escola. As atividades lúdicas e orientadas não podem ser abandonadas, pois enquanto as crianças brincam; elas aprendem, criam e recriam novas emoções, expressam seus pensamentos, anseios e necessidades. A partir destas observações que surgem a necessidade de se trabalhar com projetos pedagógicos.

O projeto é uma atividade intencional, pois o envolvimento dos alunos é crucial para a evolução dos trabalhos, partindo desse pressuposto a responsabilidade e a autonomia das crianças são muito importantes, e as mesmas são co-responsáveis pela escolha do tema e do resultado final.

A realização do projeto pedagógico passa por várias fases, como a escolha do tema, formulação do objetivo, da problematização, o planejamento, a execução, a avaliação e a divulgação dos trabalhos de acordo com essas características, o projeto constitui um importante instrumento educativo. Com situações diversificadas, o educando decide, opina, debate e constrói sua autonomia partindo da sua participação.

2. DESENVOLVIMENTO

A metodologia para se trabalhar a pedagogia de projetos educacional tem por objetivo a investigação - ação e a construção do conhecimento que se preocupa com a melhoria e a transformação da prática escolar e social. estas práticas são previamente definidas na coletividade entre alunos e professores.

É na escola que o ser humano adquire com mais eficácia e facilidade o conhecimento, para conseguir formar-se um cidadão autônomo, critico e participativo na sociedade, pois isto só é possível com uma educação infantil onde a criança seja despertada a desenvolver estas habilidades de socialização, através da participação ativa, como um ser em desenvolvimento, é nesta fase que a criança aprende a aprender e a gostar de estar no ambiente escolar.

No Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 4º, dispõe que: O dever do Estado com educação escolar publica será efetivado mediante a garantia de: [...] atendimento gratuito em creches e pré- escolar, às crianças de 0 a 6 anos de idade. (Brasil, 1996, p.7)

Esta garantia é um grande avanço para o país e um incentivo aos pais, para que eles persistam na busca dos direitos de suas crianças, pois só com uma educação de qualidade teremos um país com cidadãos educados e a certeza de um futuro promissor, pois assim como a base de uma construção, a educação infantil deve ser a base para uma educação de qualidade ao longo da vida estudantil.

Nos primeiros anos de vida as crianças de 0 a 3 anos são marcadas por uma constante busca de relações com as pessoas, os objetos, e o ambiente em que vive, daí surge a necessidade de um trabalho especifico com pedagogia de projetos.

Segundo os estudos de Barbosa (2008) a educação infantil é movida de novidades para as crianças da primeira infância. Neste período a criança adquire muitos conhecimentos como nos mostra os estudos de Piaget, Wallon e Vygotsky, que afirma que as crianças aprendem desde quando nascem.

Na educação infantil os projetos permitem trabalhar com variedades de informações, onde o aluno vai alargando a compreensão do mundo e interagindo com ele. No que se refere a isto Freire nos diz: Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção. (1996, p.47) Sendo assim o que nós precisamos é de uma escola que nos ensina a pensar, que interaja com o mundo, e que atue e exerça sua cidadania.

Os projetos podem ser usados nos mais diferentes níveis de escolaridade, o importante é considerar que cada um desses níveis possuem características próprias, na creche, por exemplo, a sua função não é só mente a de cuidar, é um espaço onde a criança adquire um grande aprendizado e este valerá para toda a sua vida. É importante não perder o foco de que os projetos devem ser pensados para crianças em desenvolvimento com experiências significativas, os educadores destas crianças devem compreender que estes pequeninos seres têm potencialidades e devem estar sempre atentas ao modo como elas fazem a leitura de mundo e os seus significados, pois é a partir desta observação que o educador faz com que as crianças interajam com o tema do projeto.

Após ter o projeto formado o educador deve em seguida, para executá-lo, organizar o espaço, ou seja, a sua sala de aula, dando espaço para que a criança possa expressar de forma corporal, afetiva e social, ser distribuído material que possibilite de alguma forma que a cada semana ou mês a própria criança mude o ambiente em que acontece o projeto.

Este momento é de grande importância a participação efetiva do educador, pois ele deve desafiar sempre a criança a participar ampliando e estimulando para que se sinta desafiado a desenvolver a oralidade, e demonstrar o seu próprio domínio com o corpo no seu cotidiano.

O professor ao analisar um tema com seus alunos para o projeto deve registrar os conhecimentos prévios, (o que já sabem), as dúvidas e as curiosidades sobre o tema, onde podemos pesquisar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com