TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

Artigos Científicos: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS

(Atividades de Práticas Supervisionadas – ATPS)

PROFª - TUTORA EaD: Maria Clotilde Bastos

PRESENCIAL: Ivanda Martins de Souza Silva

TAGUATINGA- DF

2014

POLÍTICAS PÚBLICAS

QUADRO – SÍNTESE

AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Elenaldo Celso “Politicas Públicas - expressam o sentido de desenvolvimento histórico - social dos atores na disputa para construir hegemonia, refletem as concepções que tem do papel do Estado e da sociedade civil, constituindo programas de ações que respondem as suas carências e demandas.

Lemiex, na década de 1990. Refere-se ás políticas públicas como tentativas de regular situações que se apresenta como problema público, e que afloram no interior de uma coletiva ou entre coletivas. (VIANA, 1996)

Karl Deustch “Politicas Públicas- do ponto de vista acadêmico politica pública é um ‘campo’ das ciências humanas, em particular da ciência politica, que analisa o governo á luz de grandes questões públicas.”

Maria Das Graças “As Políticas Públicas são resultados da atividade politicas, compreendem o conjunto das decisões e ações relativas á alocação imperativa de valores, requem diversas ações estrategicamente selecionadas para programar as decisões tomadas.

Easton Politica Pública - são atividades politicas que resultam do processamento pelo sistema político dos originais do meio ambiente e, frequentemente de demandas originadas no interior do próprio sistema político.

SOUSA (2006) Resumiu a política pública com o campo do conhecimento que busca, ao mesmo tempo, “colocar o governo em ação e/ ou analisar essa ação (variável independente) e, quando necessário, propor mudança no rumo ou curso dessas ações (variável dependente)”.

A formulação de politicas públicas constitui-se no estágio em que os governos democráticos traduzem seus propósitos e plataformas eleitorais em programas e ações que produzirão resultados ou mudanças no mundo real.

PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS:

•Políticas Públicas são ações sociais coletivas que visa à orientação e garantia de direito perante a sociedade.

•As políticas públicas podem ser formuladas principalmente por iniciativa dos poderes executivos, ou legislativo, separados ou conjuntamente, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos.

•Normalmente estão constituídas por instrumentos de planejamentos, execução, monitoramento e avaliação, encadeados de forma integrada e logica, maneira: planos, programas, ações e atividades.

•Em alguns casos e assegurada na própria lei que a institui, como no caso da educação e da saúde, a sociedade participa ativamente mediante os conselhos em nível municipais, estaduais e nacionais por meios de audiências públicas, encontros e conferencias setoriais - Lei complementa n.º 131 ( LEI da transparência ) de 27 de maio de 2009.

CAPACIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

NA EDUCAÇÃO

A educação é direito e esta na constituição brasileira e é dever do Estado implantar políticas públicas par ser ferramentas para garantir sua qualidade social.

Aspectos positivos

•Contribui para a transformação educacional;

•Executam programas para erradicar o analfabetismo;

•Regulador das relações econômicas – sociais;

•Financiamento estudantil.

Aspectos negativos

•Fixação de critérios para alocação para material escolar;

•Fiscalização na distribuição da alimentação escolar;

•Fiscalização verbas para construção de escolas públicas;

•Redistribuição de recurso do salário – educação;

QUADRO-SÍNTESE COM OS INDICADORES SOCIAIS

INDICADOR

DEFINIÇÃO

O QUE INDICA

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

IDH IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano. serve para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. Uma vida longa e saudável (Saúde): expectativa de vida ao nascer

O acesso ao conhecimento (Educação): média de anos de estudo (adultos) e anos esperados de escolaridade (crianças)

Um padrão de vida decente (Renda): medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) com base na Paridade de Poder de Compra (PPC) por habitante

INDICE DE GINI É um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo. Indica a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda num país. O índice Gini é apresentado em pontos percentuais (coeficiente x 100).

INDICADORES BÁSICOS PARA A SAÚDE NO BRASIL

são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde Indica o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência. É determinada pelas características de sensibilidade (medir as alterações desse fenômeno) e especificidade (medir somente o fenômeno analisado).Outros atributos de qualidade de um indicador são sua mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com