TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DO CANCRO NA BAHIA: ONDE OBTER TRATAMENTO?

Projeto de pesquisa: TRATAMENTO DO CANCRO NA BAHIA: ONDE OBTER TRATAMENTO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

TRATAMENTO DO CÂNCER NA BAHIA:

ONDE OBTER O TRATAMENTO?

Salvador

2014

TRATAMENTO DO CÂNCER NA BAHIA:

ONDE OBTER O TRATAMENTO?

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Enfermagem e Biomedicina como requisito parcial à aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.

Orientadores: Gilane Couto.

Salvador

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 3

1.2 OBJETIVOS 3

1.2.1 Objetivo geral 3

1.2.2 Objetivos específicos 3

1.3 JUSTIFICATIVA 4

1.4 METODOLOGIA 5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3.CRONOGRAMA 6

REFERÊNCIAS 9

ANEXO....................................................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Os casos de câncer vêm crescendo cada dia mais no Brasil não sendo diferente na Bahia. Este índice poderia ser menor se os tratamentos fossem feitos logo quando descoberta a doença. A Bahia possui vários hospitais que possibilitam o tratamento e tem como referência o Hospital Aristides Maltez.

1.1 PROBLEMAS DE PESQUISA

Quais os tratamentos utilizados para o combate do câncer e onde pode ser feito?

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo geral

Este projeto foi elaborado com o intuito de informar a população sobre os tratamentos disponíveis para o câncer bem como onde pode ser encontrado na Bahia, listando os hospitais que fazem o tratamento e os que são referência no assunto.

1.2.2 Objetivos específicos

a) Apresentar os tipos de tratamentos utilizados para o combate ao câncer.

b) Identificar os hospitais que fazem o tratamento do câncer na Bahia e quais são referencia no assunto.

1.3 JUSTIFICATIVA

Segundo estudos divulgados pelo Ministério da Saúde e do INCA ( Instituto Nacional do Câncer) a estimativa de casos da doença na Bahia será superior a 20.000 em 2014. Muitos desses casos poderiam ser evitados através de bons hábitos alimentares e o índice de mortalidade seria menor com o tratamento precoce.

1.4 METODOLOGIA

Para a confecção do presente anteprojeto de pesquisa utilizou-se um levantamento bibliográfico realizado a partir de busca por sites específicos na internet como : do INCA, da Liga Bahiana Contra o Câncer ou HAM ( Hospital Aristides Maltez) , do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) e do livro Vencer o Câncer de Dr. Dráuzio Varella.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Câncer é o nome genérico dado a mais de 100 doenças. Essas doenças relacionadas ao câncer tiveram suas primeiras referências na Grécia e no antigo Egito e seu tratamento se limitava a retirada cirúrgica dos tumores. O câncer apresenta-se de diferentes formas e tem em comum o fato de apresentar multiplicação celular desorganizada e descontrolada e a capacidade de disseminação das células malignas (metástase). Atualmente, muitas pessoas ainda recebem o diagnóstico da doença como sentença de morte e não procuram tratamento adequado.

Nos países desenvolvidos 70% das pessoas são curadas, mas no Brasil este número é menor. Em 1940 surgiram as primeiras publicações referentes a casos de câncer na Bahia. Segundo o ministério da saúde e o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de casos de câncer na Bahia será superior á 20.000 e Salvador pode ser a capital com maior número de casos de câncer em 2014. Os casos mais frequentes são câncer de mama, pele e próstata. Em 2012 o Ministério da Saúde incluiu sete novas localizações no estudo como, bexiga, ovário, tireoide, sistema nervoso central, laringe nas mulheres e nos homens linfomas de não Hodgkin. Devido à gravidade da doença há uma equipe interdisciplinar que inclui oncologistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas. Esta união de diferentes áreas faz com que o estudo da doença seja abrangente, facilitando o entendimento maior acerca do problema.

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgias que consiste na retirada do tumor, mais este método de tratamento só é indicado quando se descobre a doença precocemente, sendo ela usada como tratamento coadjuvante nos casos de descoberta tardia. A radioterapia consiste na liberação de raios X que liberam tanta energia, que surgem partículas carregadas eletricamente, assim provocando defeitos da dupla hélice do DNA, por dois mecanismos: morte celular ou perda da capacidade de divisão. A quimioterapia são drogas injetadas no paciente por vias endovenosas com o objetivo de destruir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com