TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP/EAD

JANAINA RODRIGUES DE SOUZA BATISTA

RA: 1991686

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO - TRT10

PIM III

Brasília – DF

2019


UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP/EAD

JANAINA RODRIGUES DE SOUZA BATISTA

RA: 1991686

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 10ª REGIÃO - TRT10

PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III, apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como parte da avaliação para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.

Orientador(a):  Claudio Ditticio

Brasília – DF

2019


RESUMO

O principal objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar III, trata-se de procedimentos e metodologias abordadas nas disciplinas desse bimestre, tais como: Estatística Aplicada, Contabilidade e Recursos Humanos na Administração Pública, e tem a finalidade de demonstrar de maneira clara e objetiva, as formas como são aplicados os recursos públicos destinados a Justiça do Trabalho.

Palavras-Chaves: Jurisdição, Organização e Administração.


ABSTRACT

The main objective of the Multidisciplinary Integrated Project III, is the procedures and methodologies addressed in this two-month disciplines, such as: Applied Statistics, Accounting and Human Resources in Public Administration, and its purpose is to demonstrate clearly and objectively the ways how pubic resources for labor justice are applied.

Keywords: Jurisdiction, Organization and Administration.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................06

2. ESTATÍSTICA APLICADA............................................................................07

3. CONTABILIDADE.........................................................................................08

4. RECURSOS HUMANOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA........................09

5. CONCLUSÃO...............................................................................................10

6. REFERÊNCIAS.............................................................................................11


1. INTRODUÇÃO

        O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região - TRT10, é um órgão da Administração Pública Federal, criado em 07 de Julho de 1981 e pertencente à Justiça do Trabalho, ramo especializado na estrutura do Poder Judiciário.

        Com jurisdição no Distrito Federal e no Tocantins, a missão do TRT10, é: "solucionar os conflitos, no âmbito das relações de trabalho, de forma célere, imparcial e efetiva, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a paz e o desenvolvimento social."

         A Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e pelos Juízes do Trabalho. O Tribunal Superior do Trabalho é a instância máxima da Justiça Trabalhista .

        Constitucionalmente, os Juízes do Trabalho se vinculam administrativamente a um Tribunal Regional do Trabalho e são considerados os órgãos de 1ª instância ou de 1ª grau da Justiça do Trabalho. Existem, atualmente, 24 Tribunais Regionais do Trabalho, distribuindo-se as Regiões Trabalhistas por todo o território nacional. O TRT-10 é um deles, sendo sua atuação jurisdicional circunscrita ao Distrito Federal e ao Estado do Tocantins.

        O Poder Judiciário, tem a função de interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo, aplicando-as aos casos concretos. A função do Poder Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e difusos, com a finalidade de solucionar os conflitos no âmbito da sociedade, promovendo a Justiça. Todo cidadão, tem o direito de solicitar ao Judiciário, que se manifeste diante de disputas ou controvérsias, buscando o cumprimento das leis.

        Como Órgão do Poder Judiciário, atuando de forma especializada, o TRT-10 gera valor para a sociedade ao receber e processar ações trabalhistas e outras peças processuais que tenham como tema a relação de trabalho, ao decidir sobre as questões ali apresentadas e ao encaminhar a execução dos eventuais devedores. O processamento das ações envolve a comunicação com a partes envolvidas, a apreciação de provas e a movimentação do processo. As decisões proferidas podem ser produzidas por um juiz ou por um colegiado de magistrados.

        A Justiça do Trabalho, era composta por três instâncias administrativas, até a Constituição de 1946, cada qual com composição e competência específica. A primeira instância era composta pelas Juntas de Conciliação e Julgamento, com competência para a solução dos dissídios individuais e possibilidade de recursos para as demais instâncias. A segunda, pelos Conselhos Regionais do Trabalho, compostos por um presidente e seus suplentes, todos nomeados pelo presidente da República, e com competência para julgar dissídios coletivos. A terceira instância era composta pelo Conselho Nacional do Trabalho, órgão máximo da Justiça do Trabalho.

        A Constituição de 1946 mudou as regras. Os Conselhos Regionais foram transformados em Tribunais Regionais do Trabalho e o Conselho Nacional, em Tribunal Superior do Trabalho e a Justiça como contencioso administrativo foi transformada em organização integrante do Poder Judiciário.A Justiça ordinária tem a competência de julgar os casos relativos a acidentes do trabalho, e à Justiça trabalhista, a solução dos casos relacionados às controvérsias entre empregados e empregadores.

        

        

2. ESTATÍSTICA APLICADA        

        Trata de um conjunto de métodos utilizados, para a obtenção de dados, sua organização é composta por tabelas e gráficos, as informações divulgadas por meios de comunicação atual, provém de pesquisas e estudos estatísticos.

        A estatística, está presente em quase todas as atividades, ainda mais com  desenvolvimento da tecnologia, que facilita e agiliza os cálculos matemáticos. Através das análises feitas a partir de dados organizados, podemos em muitos casos fazer previsões, determinar tendências, auxiliar na tomada de decisões e, portanto, elaborar um planejamento com mais precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (172.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com