TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRabalho De Gestao Ambiental

Artigos Científicos: TRabalho De Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

PORTFÓLIO 01

GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão Ambiental e Tratamentos de Resíduos.

Prof. Vânia

Guarulhos

2012

Portfólio 01 – Compostagem

Processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos, de origem animal e vegetal, pela ação de microrganismos. Para que ela ocorra, não é necessária a adição de qualquer componente físico ou químico à massa do lixo.

ATIVIDADE PROPOSTA

1. O fertilizante orgânico produzido a partir de resíduos domiciliares deve apresentar as características conforme a tabela (I) a seguir. A partir dos requisitos lidos, justifique para cada composto a sua utilização ou não, apresentados na Tabela (II). Qual composto você venderia, e qual não venderia aos agricultores? Por quê? Qual composto você utilizaria para a correção da acidez do solo? Por quê? Por quê?

Tabela I Tabela II

Garantia Classe C Composto 1 2 3 4

Umidade (máxima) 50% Carbono orgânico 13% 25% 30% 28%

N total (mínimo) 1% Nitrogênio total 1,3% 1,1% 0,8% 1,5%

Carbono orgânico (mín.) 15% Umidade 44% 42% 40% 40%

CTC Não declarado Relação C/N 15/1 18/1 25/1 16/1

pH (mínimo) 6,5 pH 7 6,6 : 5,9 7

Relação C/N (máximo) 18/1

Relação CTC/C (mín.) 20

Soma NPK, NP, NK, PK Não declarado

R: O composto 1 não atinge o índice mínimo de carbônico orgânico que é de 15%, portanto, esse composto não o venderia de forma alguma.

O composto 2 está dentro dos índices estabelecidos, ou seja, atende os parâmetros exigidos, porém as condições do composto 4 estão mais adequadas.

O composto 3 tem o percentual de nitrogênio e de pH abaixo do especificado, outro item que chama a atenção é o índice elevado de C/N, uma vez estando acima de 20 se torna nocivo ao solo ocorrendo a falta de nitrogênio no mesmo .

O composto 4 de acordo com a tabela é o mais recomendado para comercialização dos agricultores com o objetivo de melhorar o solo e no combate de doenças das plantas e do próprio solo, pois atende todos os índices estabelecidos.

Qual composto você utilizaria para a correção da acidez do solo?

Por que?

R: Solos que apresentam índice de pH abaixo de 7 são considerados ácidos; em 7 são considerados neutros e acima de 7 são considerados básicos.

O ideal seria utilizar um composto mais alcalino para equilibrar a acidez do solo, assim os compostos 1 e 4 são mais adequados por possuírem PH igual a 7.

2. A seguir há uma lista de resíduos dos mais variados que devem ser separados conforme as categorias apresentadas e serem dadas as razões para que determinado resíduo possa ou não ser com postado. Escolha cinco dos materiais que não podem ser com postados e dê suas razões para tal.

Lista de resíduos

Algas marinhas; Cereais; Plantas doentes Conchas de lagostas Serragem

Ervas Daninha Latas de alumínio Carne Podas de arbustos Pôs de couro

Borracha natural Carvão mineral Papel colorido Folhas de árvores Vidro

Medicamentos Penas de aves Aparas de grama Jornais Cinzas de lareiras

Sacos de chá Cascas de verdura pilhas Alumínio Fezes de animais

R: Materiais que não podem ser compostados:

Papel colorido: devido às tintas tóxicas e não biodegradáveis.

Borracha natural: Resíduos de plásticos possuem material sintético que não são biodegradáveis. Borracha natural é biodegradável, mas tem lenta degradação.

Pilha: Os metais pesados podem provocar graves problemas para a saúde das pessoas, sendo esta uma das principais preocupações dos usuários de compostos orgânicos, pois, os metais pesados em grandes concentrações prejudicam as culturas agrícolas e o consumidor.

Carvão mineral: as cinzas possuem excessiva quantidade de S e F que são tóxicos para as plantas, apresentam muita resistência à decomposição.

Fezes de Animais: podem conter organismos perigosos que podem transmitir doenças.

3. Depois da análise dos gráficos, reflita e discuta as seguintes perguntas:

a. Por que os resíduos gerados diferem tanto de um país para o outro?

Os países mais ricos consomem mais produtos embalados que os países mais pobres; nesse caso, os lixos variam em tipo e quantidade, causando incômodos diferenciados. Outro exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com