TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÁFEGO ANIMAL NA FAUNA DO BRASIL

Projeto de pesquisa: TRÁFEGO ANIMAL NA FAUNA DO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

O TRÁFICO DE ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA

RESUMO

Este projeto de pesquisa tem por finalidade abordar as relações entre o crime de trafico de animais silvestres da fauna brasileira e seus responsáveis, numa ótica diferenciada onde a motivação para a prática do crime parte da própria sociedade que o repudia. O trabalho alcança ainda o despreparo do Brasil na reintrodução dos animais capturados em seus ecossistemas, bem como a falta de abrigos e de uma fiscalização eficiente. Por fim resta a pergunta o principal agente motivador do crime de tráfico de animais silvestres da fauna brasileira é a população brasileira?

Palavras-chave: Crime de trafico. Fauna brasileira. Sociedade. Reintrodução de animais.

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................

9

2 SUMÁRIO EXECUTIVO.......................................................................................

10

3 CENTER CÓPIAS BARÃO

3.1 ANÁLISE DO MERCADO.................................................................................

11

3.6 DESCRIÇÃO DO MERCADO...........................................................................

21

3.7 DADOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS...................................................

23

4.1 O PROBLEMA DE PESQUISA........................................................................

23

4.2 JUSTIFICATIVA................................................................................................

25

4.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................................

26

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

A história da humanidade é marcada por muitas incertezas, inovações, descobertas e busca constante por melhores condições de vida. Enfim, uma constante busca por melhores maneirasde se fazer as coisas do cotidiano. Não é difícil imaginar como eram as relações comerciais há algumas décadas.

O aumento das incertezas e instabilidade econômica, ameaçando a sobrevivência das organizações, tem exigido cada vez mais mudanças estruturais nas empresas com o objetivo de alcançar o sucesso.

Paradigmas estão sendo alterados para que as organizações possam atuar de maneira proativa no ambiente de seus negócios. O grande desafio das empresas é conseguir reunir todos os dados obtidos através dos vários canais, concentrá-los numa base única e mantê-los atualizados e disponíveis para consulta, proporcionando às organizações capacidade de estabelecer uma vantagem competitiva no mercado, entendendo melhor o cliente, de forma personalizada e em tempo real.

Com a evolução tecnológica, evoluíram também os conceitos e posições em relação ao mercado. A American Marketing Association (AMA), em sua revisão mais recente sobre a definição de marketing firma posição, no sentido de que o VALOR não está no objeto de troca, o VALOR ESTÁ NO CLIENTE. Daí, a análise estruturada das informações passou a ter no CLIENTE o seu foco. Conhecer melhor o CLIENTE se tornou vital para as corporações. Ao discutir as estratégias de marketing para as empresas prestadoras de serviços, podemos utilizar a tradicional abordagem dos 4 Ps: produto, preço, promoção e praça.

No atual cenário mercadológico, a promoção tem, cada vez mais, ocupadoum lugar de destaque frente às ações de comunicação e marketing.

JUSTIFICATIVA TEORICA:

Crime de tráfico de animais silvestres da fauna brasileira, quem é o principal agente motivador?

É importante a discussão deste assunto, pois atualmente a Lei 9605/98 no art. 29, §1°, III preceitua. “Quem vende, expõe á venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou deposito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Pena – detenção de seis meses a um ano e multa”.

Ou seja, o cliente ao adquirir na maioria das vezes sabe que é ilegal, pois se diferencia de animais domésticos, mas mesmo assim adquire porque muito dificilmente essa pena o alcançará, a penalização alcança geralmente quem comercializa. Não seria necessário rever a estratégia de combate a este crime e identificar os compradores finais e Pet Shops envolvidos em tal crime?

O comércio ilegal de animais silvestres, apesar de repudiado pela população brasileira é amplamente incentivado pela mesma, que por estar longe da natureza pensando estar comprando “apenas um bichinho de estimação”, acaba contribuindo determinantemente com a execução do crime.

Você pode achar ser um exagero tal preocupação com animais silvestres, mas ao preservar à vidadesses animais, acredite, estamos evitando verdadeiras catástrofes ambientais. Ao agredir a natureza, ou mesmo utilizá-la indevidamente o homem têm obtido respostas catastróficas como os recentes casos de desmoronamento e enchentes que acompanhamos nas manchetes dos jornais no início deste ano. Não tenho qualquer pretensão em entrar em discussões oralistas, religiosas ou mesmo políticas, o que me leva a enfatizar a importância de se preocupar com o tráfico de animais da fauna brasileira, baseia-se em alertas que os estudiosos ligados às ciências da natureza vêm abordando, pois a falta desses animais gera um desequilíbrio e ocasiona uma quebra na cadeia do

ciclo de nutrientes, acarretando a extinção (o que valoriza ainda mais o animal para os traficantes) sem contar o problema com relação às Florestas Vazias, onde as comunidades animais, especialmente de grandes indivíduos, são dizimadas.

Nelas os processos ecológicos são gradativamente perdidos, as sementes se acumulam no chão da floresta por falta de dispersores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com