TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUBULÃO DE AR COMPRIMIDO

Dissertações: TUBULÃO DE AR COMPRIMIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 12

MULTIVIX SERRA

ENGENHARIA CIVIL

EDILENE DE ASSIS PEREIRA

LEONARDO MONCIOZO GOIS

MARCOS JÚNIOR DE OLIVEIRA XAVIER

MAYKON C S FALCÃO

NAYARA BARBOSA COSTA

PERLA DE CARLI LIMA

TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

SERRA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITO DE TUBULÃO A AR COMPRIMIDO 4

3 NORMATIZAÇÃO 5

3.1 Trabalho Sob Ar Comprimido 6

3.2 Alargamento da Base 6

3.3 Colocação da Armadura 6

3.4 Concreto 6

4 EQUIPAMENTOS 7

4.1 Escavações Manuais 7

4.2 Escavações Mecanizadas 7

5.1 Método de Cravação da Camisa Metálica 11

5.2 Método de Cravação da Camisa de concreto 12

5.3 Montagem da Campânula 13

5.4 Esgotamento da Água 14

5.5 Alargamento da Base do Fuste 15

5.5 Descida da Armadura 16

5.6 Liberação e concretagem do tubulão 17

6 DESVANTAGENS 19

7 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 19

APÊNDICE 20

1 INTRODUÇÃO

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia (AZEREDO, 1988). Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais.

A elaboração de um projeto geotécnico de fundações, tecnicamente adequado e economicamente viável, pressupõe o conhecimento da estratigrafia, nível d’água (NA) e dos parâmetros geotécnicos do solo de fundação. Para tanto, é necessário realizar investigações geotécnicas, que permitirá ao projetista determinar o melhor tipo de fundação e a cota de apoio da mesma.

A principal proposta deste trabalho é apresentar as características geotécnicas e estruturais de fundações de tubulão a ar comprimido, levando-se em considerações

Sua aplicação, normatização e algumas peculiaridades deste tipo de fundação.

2 CONCEITO DE TUBULÃO A AR COMPRIMIDO

Trata-se de uma fundação profunda, escavada manual ou mecanicamente, em que, pelo menos sua etapa final, a descida de pessoas para alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base.

Este tipo de fundação é utilizado quando existe água, exigem-se grandes profundidades e existe o perigo de desmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm, limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água (Figura 01).

Isso permite que sejam executados normalmente os trabalhos de escavação, alargamento do fuste e concretagem.

Figura 01- Vista de corte do tubulão

O equipamento utilizado compõe de uma câmara de equilíbrio e um compressor. Durante a compressão, o sangue dos homens absorve mais gases do que na pressão normal. Se a descompressão for feita muito rapidamente, o gás absorvido em excesso no sangue pode formar bolhas, que por sua vez podem provocar dores e até morte por embolia. Para evitar esse problema, antes de passar à pressão normal, os trabalhadores devem sofrer um processo de descompressão lenta (nunca inferior a 15 minutos) numa câmara de emergência (BRITO 1987).

3 NORMATIZAÇÃO

A norma que rege este e demais tipos de fundações é a NBR 6122/2010(Projeto e execução de fundações), onde no anexo (K) da mesma, define este tipo de fundação como sendo “Uma fundação profunda, escavada manual ou mecanicamente, em que, pelo menos sua etapa final, a descida de pessoas para alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base, onde se empregado sempre que se pretende trabalhar abaixo do nível d’água”. Esta norma determina parâmetros mínimos de execução e qualidade, para este tipo de fundação ,onde a seguir comentam seus principais.

3.1 Trabalho Sob Ar Comprimido

Em qualquer etapa de execução do tubulão, deve se atender a legislação trabalhista em vigor para trabalho sob ar comprimido. (portaria 3.214 do Ministério de Trabalho e Emprego NR-18).

Só se admitem trabalhos sobre pressões superiores as 0,15 MPa,quando as seguintes providencias forem tomadas:

a) Equipe permanente de socorro médico a disposição da obra;

b) Câmara de descompressão equipada e disponível na obra;

c) Compressores e reservatórios de ar comprimido de reserva;

d) Renovação de ar garantida, sendo o ar injetado em condições satisfatórias para o trabalho humano.

3.2 Alargamento da Base

A base é escavada manualmente. Durante esta escavação, a camisa devera ser escorada de modo a evitar sua descida. Antes da concretagem, o material de apoio da base,devera ser inspecionado por engenheiro,que confirmara in loco ,a capacidade suporte do material,autorizando a concretagem.Esta inspeção pode ser feita com penetrômetro de barra manual.Atingindo-se a cota prevista para a implantação da camisa,abra-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com