TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabaco

Tese: Tabaco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

1. Tabaco

9ºA

Formação Cívica

Prof. António Coelho

2. Tabaco

Quem não sabe o que é o tabaco? Quem é que não vê, todos os dias alguém a fumar? Quem é que ainda não viu, mais de uma vez, alguém a fumar no cinema ou na televisão? De certeza que a resposta a todas estas perguntas é afirmativa.

O tabaco, fumado em cigarros,

está muito generalizado. Porém, já

esteve mais, visto que, nos últimos

anos, são cada vez mais os adultos

que estão a tentar deixar de fumar.

Fumar cigarros e outras formas de tabaco surgiu há uns 500 anos, quando Cristóvão Colombo o descobriu na América.Depois, foi introduzido na Europa e noutros países. Contudo, isto foi um processo lento nos séculos anteriores por causa das guerras, especialmente a primeira e segunda guerra mundiais.

Hoje em dia, assistimos a uma epidemia, à epidemia do tabaco. Isto significa que o tabaco está muito generalizado e que esse consumo acarreta graves consequências para a saúde, sobretudo nos fumadores.

3. São 4 000 compostos

Na combustão do tabaco existem mais de 4 000 compostos que podem ser isolados quimicamente. Muitos deles são cancerígenos, pois provocam directamente cancro, e outros são prejudiciais, visto que aumentam as probabilidades de vir a ter cancro.

4. A Nicotina

O tabaco contém muitas substâncias e é a nicotina que faz com que alguém se vicie no tabaco.

Esta substância é uma droga com um grande poder psico-activo, sendo a responsável pelo o aumento da activação, do ritmo cardíaco, da pressão arterial, etc.

Existe uma parte do cérebro onde, à chegada da nicotina, são activados receptores específicos conhecidos como receptores nicotínicos. Portanto, será por causa da nicotina que os fumadores ficarão viciados em pouco tempo.

5. Fumar causa a morte a centenas de pessoas todos os anos

Actualmente, em Portugal, fumar é responsável pela morte prematura de quase 9000 pessoas cada ano, isto é, 25 pessoas por dia e umas 175 por semana.

Em todos os hospitais portugueses, todas as semanas alguém entra em estado grave devido ao consumo de cigarros e várias são as mortes. Isto sabemo-lo desde há muitos anos, pois cada vez há mais informação, mas as empresas tabaqueiras “poluem” as pessoas com mentiras, falsidades ou com meias verdades para poderem continuar a manter o negócio.

6. Porque é que alguns jovens experimentam um cigarro?

São várias as razões que levam os jovens a experimentarem um cigarro. Umas são simples e outras mais complexas. Contudo, podemos destacar as seguintes:

Factores de predisposição: pais fumadores, tendência pessoal para experimentar tudo, grande facilidade social para consumir tabaco em qualquer idade, etc.

Características relacionadas com a idade (é o primeiro cigarro, começam a sair e querem mais liberdade), com o sexo (há umas décadas, o homem fumava mais que a mulher, agora há tanto homem como mulheres jovens a fumar), com a educação recebida tanto em casa com na escola, as normas que existem em casa sobre este assunto, os valores sociais e familiares que existem sobre o tabaco (por exemplo, há diferenças no consumo de acordo com a crença religiosa), etc.

7. Porque é que alguns jovens experimentam um cigarro?

São várias as razões que levam os jovens a experimentarem um cigarro. Umas são simples e outras mais complexas. Contudo, podemos destacar as seguintes:

Disponibilidade. Esta é uma variante essencial para explicar o consumo do tabaco. A grande disponibilidade que existe, isto é, se é fácil de obter, acarreta um maior risco de começar a fumar. A existência de máquinas de tabaco, venda em cafés, quiosques, bares, restaurantes, etc., faz com que o tabaco esteja mais disponível do que outros produtos básicos, tais como o pão e o leite, ao existirem em milhares e milhares de locais de venda.

8. A disponibilidade e o preço do tabaco

A disponibilidade e o preço do tabaco são factores importantes visto que tornam as coisas mais fáceis para os fumadores e incentiva os não fumadores a começarem a fumar.

Em Portugal, é muito fácil conseguir cigarros, pois estão em todo o lado. De facto, é mais fácil conseguir cigarros do que determinados produtos básicos, tais como o pão e o leito, pois, o tabaco é muito barato.

Actualmente, de todos os países da União Europeia, Portugal é dos países onde o tabaco é mais barato. Em determinados países, há marcas que vendem os maços a 1,50€ e que estão dirigidas claramente aos mais jovens. Noutros países europeus,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com