TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela De Consumo

Artigos Científicos: Tabela De Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 01 : GESTÃO DE PROJETOS

Introdução à Gerência de Projetos

OBJETIVOS

1. Introdução à Gerência de Projetos. A gerência de projetos tem sua origem representada desde a antiguidade, através das relíquias dos períodos históricos como a construção da Grande Pirâmide do Egito e as catedrais da Europa, por exemplo. Suas origens apesar de não estarem muito claras produziram resultados evidentes, até hoje. Segundo a revista Fortune, july 10, 1995, pp. 179-180, a criação e o emprego de projetos ocasionaram mudanças na História, como por exemplo: a bomba atômica, o Eurotúnel, entre a França e a Inglaterra e os projetos de exploração espacial.

2. Definição de Projeto: é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

3. Definição de Gerenciamento de Projetos: é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

4. A importância da Gerência de Projetos no ambiente empresarial. A relevância do gerenciamento de projetos nas organizações como forma de maximizar resultados, gerenciar riscos, definir corretamente escopos, prazos e qualidade entre outros.

5. Ciclo de vida de um Projeto :

• Iniciação: fase em que a idéia do projeto se materializa. Também é o momento em que o projeto é formalizado e o Gerente do projeto definido.

• Planejamento: fase em que todas as atividades e a estratégia de execução do projeto é definida. Elaboração do plano do projeto.

• Execução: fase em que as atividades planejadas são executadas.

• Monitoramento e controle. Mede e acompanha regularmente o progresso para identificar variações em relação ao plano de gerenciamento do projeto,de forma que possam ser tomadas ações corretivas.

• Encerramento: fase em que é formalizado o fim do projeto.

PROJETOS : é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado único. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com