TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabuada

Artigo: Tabuada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

A luz refletida pelo pássaro é captada pelo olho e remetida ao cérebro, onde a informação é recebida e classificada.

A visão é um dos sentidos mais importantes: 80% das informações recebidas pelo nosso cérebro chegam pelos olhos, que é o órgão responsável pela visão. Mas enxergar é um processo que também envolve o cérebro, responsável pela compreensão das imagens que vemos do mundo. Isso significa que uma pessoa pode ser cega mesmo tendo os olhos perfeitos – basta que sofra um dano na região do cérebro que comanda a visão.

A estrutura do olho

O globo ocular mede cerca de 2,5 centímetros de diâmetro e pesa em torno de 7 gramas. Ele é o responsável por captar a imagem que temos do mundo. A camada externa do globo ocular é recoberta por um tecido branco, resistente e fibroso, chamado esclerótica.

No centro do olho, esse tecido é transparente e permite a passagem da luz. Essa área é chamada córnea. Na frente do olho, está a íris, onde há um orifício – a pupila – que permite a passagem da luz para o interior do olho.

No interior do globo ocular, existe uma camada chamada retina, que possui células que captam a luz. Essa luz é transformada em impulsos nervosos e enviada pelo nervo óptico até o cérebro. E o mais incrível é que todo esse processo acontece instantaneamente!

Curiosidades da visão

- As pessoas cegas desenvolvem outros sentidos, como a audição e o tato, para poder interpretar o mundo ao seu redor. Por isso foi desenvolvido o método braile de escrita e leitura para deficientes visuais. Esse método utiliza símbolos em alto-relevo para serem

lidos com o tato.

- De modo geral, as aves têm visão mais desenvolvida do que os seres humanos. Quer um exemplo? As aves de rapina conseguem enxergar uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com