TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tamires

Tese: Tamires. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Tese  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 5

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta avaliação terá como início e, quem sabe, motivação, a leitura da seguinte charge:

Suponhamos que se trate de uma professora questionando o estudante a respeito da “quantidade” de conhecimento internalizado, ou aprendido, em contrapartida à quantidade infinita de informações que podem ser armazenas em dispositivos eletrônicos. Com isso em vista, responda às perguntas, justificando-se e citando as fontes, sempre que utilizadas.

1) De acordo com a charge, a memória do estudante parece estar “fora” do seu corpo. Sabemos que a memória consta como um dos importantes processos mentais vinculados à aprendizagem. Escreva um texto dissertativo, de aproximadamente 7 linhas:

a) sobre a aprendizagem significativa proposta por Ausubel; (2,0)

RESPOSTA:

A teoria de Ausubel leva em conta a historia do sujeito ,que quanto mais sabemos mais aprendemos .Ensinar sem levar em conta o que a criança á sabe, segundo Ausubel é um esforço vão pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar .A aprendizagem pode ser considerada significativa quando novos conhecimentos (conceitos, ideias, proposições, modelos, fórmulas) passam a significar algo para o aprendiz, quando ele é capaz de explicar com suas próprias palavras e quando é capaz de resolver problemas novos.

A quem acredite o fracasso apenas à falta de disposição do aluno em aprender, esquecendo que o professor é o profissional qualificado para criar os momentos com potencial de possibilitar a construção do conhecimento.

A verdade é que porque sabemos um pouco achamos que sabemos tudo e quanto mais sabemos mais aprendemos e na verdade esta imagem não muda muita coisa do que vivemos hoje em dia porque é tudo na base das tecnologias. E tudo isso esta avançando a mente das pessoas em modo geral.

Fonte

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42380/a-teoria-da-aprendizagem-significativa-proposta-por-david-paul-ausubel#ixzz39GU7Xkcn b) sobre a relação entre a aprendizagem significativa de Ausubel e memória. (1,0)

RESPOSTA:

Pensada para o contexto escolar, a teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária. “Essas condições são ignoradas na escola” Ao analisar as interações entre professor, aluno e conhecimento, Ausubel ainda definiu a aprendizagem mecânica. Nela, os conteúdos ficam soltos ou ligados à estrutura mental de forma fraca. São memorizadas frases como as ditas em sala de aula ou lidas no livro didático . Na realidade eu concordo com as teorias de Ausubel são coisas interessantes que muitas escolas deveriam adquirir. As pessoas usam mais tecnologias e seu próprio domínio já não existe mais ou até mesmo para gravar algo pra si porque sempre terá algum aparelho que faça por si.

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml?page=0

2) A Escola Nova, enquanto ruptura com o sistema tradicional de educação, propunha ao sujeito que ele aprendesse por meio de condições de experimentação, produção e reflexão acerca dos processos e resultados obtidos. Com isso em mente, continue a história da charge, dando a ela características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com