TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa De Estatistifica Aplicada A Administração

Monografias: Tarefa De Estatistifica Aplicada A Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

Tarefa 1 Valor: 15 pontos

1.(5 pontos) Disserte sobre os principais tipos de amostragem probabilística e não probabilística e cite exemplos de situações em que cada um destes tipos de amostragem devem ser utilizadas.

A amostragem pode ser Probabilística quando todos os elementos da amostra têm probabilidade conhecida diferente de zero, podendo ser incluído na amostra. Podemos classificá-la como:

Aleatória Simples; Aleatória Estratificada; Aleatória por Conglomerado; Sistemática

Já a não Probabilística é quando a escolha dos elementos da amostra é feita de forma não aleatória, existindo um procedimento de seleção dos elementos da população segundo critérios estabelecidos pelo pesquisador. Nenhum elemento qualquer pode fazer parte da amostra. Podemos classificá-la como:

Por Conveniência ou Acidental; Intenção ou por Julgamento; Por cotas ou Proporcional;Por tráfego;

Amostragem Probabilística Aleatória Simples: Os elementos da amostra são escolhidos aleatoriamente. A amostra é escolhida por meio de sorteio os de sistemas de qualquer outra forma aleatória. Exemplo:Um professor quer obter uma amostra aleatória simples sem reposição que seja representativa, de 10%, de uma população de 200 alunos de uma escola, como deve proceder?

1º) Numerar os alunos de 1 a 200; 2º) Escrever os números de 1 a 200 em pedaços de papel e colocá-los em uma urna; 3º) Retirar 20 pedaços de papel, um a um, da urna, formando a amostra da população.Nesta técnica de amostragem, todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de serem selecionados: 1/N, onde N é o número total de elementos da população e 1 é a probabilidade de cada indivíduo ser selecionado.

Amostragem Probabilística Estratificada: A amostra é definida proporcionalmente ao tamanho de cada estrato da população. Subdivide-se a população em subgrupos (estratos). Seleciona-se amostras aleatórias simples de cada estrato. Por fim combina-se o resultado de cada estrato para estimar parâmetros da população. Por exemplo, se as pessoas que moram, nos vários bairros de uma cidade são diferentes, cada bairro é um estrato. Para obter uma amostra de pessoas dessa cidade, seria razoável obter uma amostra de cada bairro e depois reunir as informações numa amostra estratificada (Vieira, 1991). Podemos avaliar a aceitação de determinados métodos de controle de natalidade em uma determinada cidade através desta amonstragem.

Amostragem Probabilística por Conglomerado: Subdivide-se a população em grupos de localização próxima, sendo estes homogêneos ou não. Seleciona-se alguns aglomerados para formar a amostra. Um exemplo comum é utilizar os setores censitários como conglomerados para iniciar a obtenção de uma amostra representativa de um município. Outro exemplo seria selecionar, em um bairro, seis quarteirões. Cada quarteirão corresponde, assim, a um conglomerado. Posteriormente é efetuado o levantamento de dados na totalidade dos indivíduos (ou residências) existentes nesses seis conglomerados.

Amostragem Probabilística Sistemática: Os elementos da amostra são escolhidos segundo um fator de repetição (intervalo fixo). Cada elemento pode ser identificado pela sua posição (uma lista ou fila). Por exemplo, para obter uma amostra de 2% (proporção que já foi previamente estabelecida pelo cálculo do tamanho da amostra), dos prontuários dos pacientes de uma clínica, é mais fácil pegar o último de cada 50 prontuários do que fazer um sorteio até conseguir 2% do total de prontuário.

Amostragem Não Probabilística por Conveniência ou Acidental: Os elementos são selecionados conforme conveniência do pesquisador. A amostra pesquisada muitas vezes está disponível no local e no momento onde a pesquisa estava sendo realizada.

Amostragem Não Probabilística Intencional ou por Julgamento: Os elementos da amostra são julgados como adequados baseado em escolhas de casos específicos, na população onde o pesquisador está interessado.

Amostragem Não Probabilística por Cotas ou Proporcional: O pesquisados procura obter uma amostra que seja similar apenas em alguns aspectos à população. Há necessidade de conhecer características específicas da população para determinar a amostra.

Amostragem Não Probabilística por Tráfego: A amostra é entrevistada ou observada em lugares de tráfego mais intenso, como em ruas de comércio, grandes lojas de departamentos, eventos esportivos, etc.

2.(5 pontos) Um laboratório de fertilidade analisou 60 amostras de solo determinando o teor de cálcio existente em cada uma delas. O resultado desta análise está apresentado na tabela abaixo:

Tabela 3 - Teor de Cálcio encontrado nas amostras de solo analisadas pelo laboratório de fertilidade.

Lab Ca Lab Ca Lab Ca Lab Ca

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 5.04

6.05

3.08

2.25

5.27

5.28

3.33

6.31

7.48

5.51

6.67

5.70

6.70

5.82

7.97 16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30 3.39

3.65

5.47

5.72

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com