TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 4.2 psicologia aplicada a engenharia de segurança

Por:   •  15/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Psicologia da Engenharia de Segurança do Trabalho

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

Após a leitura do Caderno de Apoio, descreva, no mínimo em 30 linhas, sobre a necessidade de se preservar a saúde mental dos trabalhadores, um dos valores inerentes à própria dignidade humana.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”.  Desta forma vale-se ressaltar que o bem estar mental de qualquer ser humano faz com que o mesmo seja uma pessoa saudável.

        No mundo moderno, onde “tempo é dinheiro” é cada dia mais comum sermos cobrados cada vez mais nos ambientes de trabalho, pela gerencia e diretoria das empresas, cada vez com metas mais exigentes e deadlines (prazos) mais curtos. Este tipo de comportamento acaba se tornando comum e rotineiro.

        É valido ressaltar também, que o Brasil esta passando por uma grande crise financeira, onde muitas empresas estão se vendo na necessidade de diminuir seu efetivo, entretanto não visando diminuir sua produção, ou seja, deve-se manter mesmo índice de produção, ou maior, com um efetivo maior. O que gera um sobrecarregamento de funções aos funcionários.

        Estes fatores citados a cima, são alguns dos principais fatores que causam estresse nos trabalhadores. O estresse de forma moderada é de certa forma comum, o problema é quando a pressão é tão grande, e normalmente acompanhada de algum tipo de assédio moral, de tal forma que possa evoluir para uma síndrome de burnout ou até mesmo uma depressão do funcionário.

        Como citado no começo do texto, a saúde mental faz parte da saúde do ser humano. Desta forma se um funcionário se encontra com alto grau de estresse, com síndrome de burnout ou em alguns casos até mesmo com depressão, o mesmo não vai trabalhar de forma satisfatória, sua produção irá cair. Além de, gerar um ambiente de trabalho não satisfatório e desgastante.

        Infelizmente isso vem se tornando cada vez mais comum, e pode ser considerado como um mal do mundo moderno. Deve-se salientar que para um melhor ambiente de trabalho, e para que se diminua estes riscos à saúde mental dos funcionários, deve ser implementado uma política com treinamento dos líderes, visando prepara-los para realizar cobranças e ouvir os funcionários. Seria ideal também que as empresas contassem com a presença de psicólogos para fazer algum tipo de acompanhamento com seus funcionários.         

        O maior problema é que muitas empresas veem isso como uma despesa, um gasto desnecessário. Não visando à saúde mental do trabalhador, e não percebem que um trabalhador doente, seja no âmbito físico ou psicológico, gera uma diminuição de produção e um gasto muito mais significante.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com