TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa De Gestão Publica

Trabalho Universitário: Tarefa De Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 5

Caro(a) aluno(a),

1. Faça uma pesquisa sobre um Planejamento Estratégico de Pessoas no Setor Público (procure uma organização pública ou uma empresa mista). Após identificar a organização, você deverá produzir um relatório segundo normas da ABNT com as seguintes informações e encaminhá-lo para o seu tutor:

a) Breve introdução, apresentando o trabalho e o principal objetivo.

b) Descrição sucinta da organização pesquisada.

c) Relato das etapas de como foi elaborado o planejamento estratégico de pessoas e se foi ou está sendo implementado.

d) Comentário crítico de como você vê esse processo à luz do texto desta Unidade, por exemplo: segue as etapas recomendadas? Em que inova ou foi inovado? Alinha-se à estratégia organizacional? Entre outros.

Bom trabalho!

1- INTRODUÇÃO

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Prefeitura Municipal de São João Del rei, impulsionada pela vontade de capacitar os novos agentes políticos, elabora um planejamento estratégico de gestão de lideranças visando continuar o compromisso de uma gestão atuante como instrumento de transformação, promovendo a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos. O processo ocorreu em dois momentos: inicialmente, uma entrevista com a elaborada pela psicóloga e diretora da DDP – Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, Valeria Angêlo, com todos secretários municipais. A missão: reconhecer, identificar e aparelhar, em cada secretário municipal sua carência em relação à gestão de pessoas e o funcionamento da administração pública, obter uma visão dos valores particulares, de deficiências e das metas traçadas para o exercício da suas funções e, no segundo momento, o desenho de tudo isso, enfocando suas principais dificuldades, retraçando as metas, dentro de uma perspectiva de busca pela constante melhoria da qualidade dos serviços públicos. Houve um processo de discussões, consolidando o modelo de gestão participativa O Plano de Ação apresentado neste relatório será avaliado periodicamente pelo DDP por meio do monitoramento dos indicadores das metas estabelecidas.

2 – Estrutura da cidade e da Prefeitura Municipal de São João Del Rei

A história de São João del-Rei começou em 1704, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Na época, o local recebeu o nome de Arraial Novo Rio das Mortes e seu solo foi intensamente explorado devido à grande quantidade de ouro encontrada. Em 1713, para presentear Dom João V, Rei de Portugal, o Arraial foi nomeado Vila de São João del-Rei.

São Dados do Censo IBGE 2010

População total: 84 404

• População Urbana: 79 790

• População Rural: 4 614

• Total de homens: 40 494

• Total de mulheres: 43 910

Total de domicílios: 33 373

Densidade populacional: 57,67 hab./km²

Os três maiores bairros de São João del-Rei, em número de habitantes, são: Matozinhos (20 153), Tijuco (15 699) e Colônia do Marçal (9 986), conforme o Censo IBGE/2010.

A estrutura organizacional da gestão atual da prefeitura de São João Del Rei é a seguinte:

3 - Etapas do planejamento estratégico de pessoas

Este planejamento estratégico de pessoas teve dois períodos que tiveram como objetivos analisar e definir quais são as funções e atividades desempenhadas pela organização as quais são de responsabilidade dos novos agentes políticos inseridos neste cenário. Acreditando que é fundamental para determinar os processos de trabalho para realizá-las e, por conseqüência, conhecer as características necessárias para o seu quadro de pessoal, o que inclui a definição de suas competências, atribuições e quantitativos desejados. A DDP convocou previamente e separadamente cada secretário municipal que relatou suas rotinas diárias e suas principais dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com