TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tatica E Busca Policial

Trabalho Escolar: Tatica E Busca Policial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 8

2 TÉCNICA E TÁTICA POLICIAL BÁSICA

Entende-se por técnica policial o conjunto dos métodos e procedimentos utilizados na execução da atividade policial. O estabelecimento de técnicas visa alcançar os princípios da eficiência, segurança e legalidade. Essas técnicas foram selecionadas e aperfeiçoadas a partir de diversas experiências vivenciadas no cotidiano operacional e acadêmico.

Além do domínio das técnicas , outro fator importante para o sucesso das intervenções é a disciplina tática.A disciplina tática consiste na obediência de todos os policiais, quando atuando em grupo, ao exercer suas ações , no exato local , definido no planejamento de cada atividade.

1.Deslocamento tático:

Correspondem às movimentações, realizadas por policiais, com o objetivo de progredir, aproximar e abordar pessoas, adotando técnicas específicas que lhes permitam agir com rapidez, surpresa e segurança.

1.2 Uso de cobertas e abrigos

Nos deslocamentos táticos, os policiais deverão identificar locais no ambiente que lhe permitam proteção e ocultação.

A proteção visa diminuir o risco do policial ser agredido ou alvejado pelo suspeito.

A ocultação visa possibilitar que os policiais desloquem até o local determinado, sem serem vistos pelos suspeitos até o momento da abordagem, nos deslocamentos, os policiais deverão buscar cobertas e abrigos para proteção e ocultação.

As cobertas são usadas como ocultação, não têm a capacidade de deter projéteis disparados contra o policial.Os abrigos são usados como proteções, e são obstáculos que, por suas características e dimensões, são capazes de proteger o policial contra disparos de arma de fogo e arremesso de objetos.

1.3 Tipos de deslocamentos a pé

1.3.1Deslocamento Lento: é o passo com velocidade moderada, que permita ao policial observar todos os pontos de foco e pontos quentes antes de progredir

1.3.2 Deslocamento Normal: é o passo natural, com compostura, em que o policial deverá estar no estado de atenção ou de alerta, com a arma no coldre, observando o que acontece à sua volta.

1.3.3 Deslocamento rápido: é o passo com velocidade acelerada que permite ao policial alcançar o objetivo com rapidez

1.4 Deslocamentos por rastejo Existem três processos de deslocamento de policiais por rastejo, variando de acordo com o objetivo a ser alcançado e a necessidade.

1º Processo: o policial apoiará seu corpo sobre seus joelhos e antebraços, erguerá o peitoral, mantendo seu corpo o mais próximo possível do chão, forçando sua cabeça e quadril para baixo.

2º Processo: deitado de bruços, o policial moverá suas mãos à frente da cabeça, mas manterá seus cotovelos no chão. Flexionará uma perna, e a utilizará para impulsionar o corpo para frente, juntamente com a ajuda das mãos e antebraços.

3º Processo: o policial apoiará seu corpo sobre suas pernas e cotovelos, erguerá o peitoral, mantendo seu corpo o mais próximo possível do chão, forçando sua cabeça e quadril para baixo. Movimentará seu corpo por meio da tração de cotovelos, impulsionando com seus pés ao mesmo tempo

1.5 Técnicas de uso do escudo balístico

O escudo balístico é um equipamento que visa proteger a pessoa que o conduz. As progressões utilizando escudos balísticos podem ser feitas de duas formas principais, a) Segurança Mínima: o escudo será conduzido pelo 1° policial, na posição de pé, a) Segurança Máxima: o escudo será utilizado pelo 1° policial, que deslocará com a silhueta reduzida, com o escudo bem próximo ao solo. Em ambos os casos, o armamento será conduzido lateralmente ao escudo, de modo que a armação encoste-se ao equipamento e apenas o cano fique exposto.

1.6 Disciplinas de luz e som

A disciplina de luz e som é o conjunto de recomendações que pode ser empregado para reduzir ou eliminar a emissão de ruídos e de luminosidade que possam denunciar o posicionamento do policial.

1.6.1Comunicação por gestos

A comunicação por gestos é uma técnica utilizada nos deslocamentos. Trata-se de comunicação não verbal, executada por intermédio de sinais convencionados, que objetivam intermediar mensagens entre os policiais de forma silenciosa.

1.6.2 Técnicas de uso de lanterna

A lanterna é um recurso eficaz para ambientes de baixa luminosidade. Suas principais utilidades são: iluminação do ambiente; identificação de pessoas ou objetos; auxílio na realização da pontaria; ofuscamento da visão do abordado; sinalização.

A lanterna deve ser utilizada com acionamentos intermitentes, para que a posição do policial e dos demais integrantes da equipe não seja denunciada.

.As posições de empunhadura da lanterna são as seguintes:

Posição 1: o policial apoiará a lanterna lateralmente na armação da arma, segurando-a com o dedo polegar e o indicador.

Posição 2: o policial coloca a mão que está com a lanterna abaixo da mão que segura a arma. As costas das mãos se apoiam para dar estabilidade ao conjunto

1.7A varredura consiste na verificação visual feita pelo policial, de um determinado espaço físico localizado em uma área de risco. Para realizá-la, os policiais poderão utilizar três técnicas básicas denominadas: tomada de ângulo, olhada rápida e uso do espelho.

a) Tomada de ângulo: Conhecida também como fatiamento permite checar o ambiente por segmentos.

b) Olhada rápida: Esta técnica tem por objetivo propiciar a visualização instantânea de um suspeito, sem ser visto por ele.

c) Uso do espelho O uso do espelho é uma técnica que contribui para aumentar a segurança do policial. A varredura será realizada com o espelho de baixo para cima ou vice-versa, cautelosamente e devagar, observando todos os ângulos

3 ABORDAGEM APESSOAS

A abordagem policial é o conjunto ordenado de ações policiais para aproximar-se de uma ou mais pessoas, veículos ou edificações.

3.1 Uso diferenciado de força nas intervenções policiais Durante a atuação policial, caso haja resistências e agressões em variadas formas e graus de intensidade, o policial terá que adequar sua reação a essas circunstâncias, estabelecendo formas de controlar e direcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com