TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Mortalidade

Dissertações: Taxa De Mortalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um índice demográfico que reflete o número de mortes registradas, em média por mil habitantes, numa dada região e num período de tempo. A taxa é expressa comumente em unidades de morte por 1000 pessoas ao ano. Assim, uma taxa de mortalidade de 5,5 numa população de 100.000 pessoas significa 550 mortes por ano em toda aquela área estudada. É distinta, portanto, da taxa de doenças, que relaciona a taxa de pessoas em condições precárias de saúde durante um determinado período (a chamada taxa de prevalência) ou o número de pessoas que têm a doença no momento (a taxa de incidência).

Na taxa de mortalidade, há vários aspectos a serem considerados:

1. Taxa bruta de mortalidade - total de mortes ao ano por 1000 pessoas. A taxa bruta de mortalidade no mundo, de acordo com o “CIA World Factbook”, é de 8.24 por 1000 pessoas ao ano.

2. Taxa de mortalidade perinatal é o número de óbitos fetais de 28 ou mais semanas de gestação e óbitos de nascidos vivos com menos de sete dias de idade, observado um determinado período de tempo, considerando-se cada 1000 nascimentos.

3. Taxa de mortalidade maternal é o número de mulheres mortas durante o parto, considerando-se cada 100.000 nascimentos bem sucedidos.

4. Taxa de mortalidade infantil relativa ao número de crianças mortas com menos de 1 ano, considerando-se cada 1000 nascimentos.

5. Taxa de mortalidade infantil relativa ao número de crianças mortas com menos de 5 anos, considerando-se cada 1000 nascimentos.

6. Taxa de mortalidade prevista – representa a comparação proporcional do número de mortes previstas caso a população tivesse uma constituição mediana em termos de idade, sexo, etc.

7. Taxa de mortalidade específica etária – relativa ao número total de mortes por ano, considerando-se cada 1000 pessoas de determinada idade.

De acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde, feito em 2002, as principais causas de óbito no mundo inteiro foram:

Infarto Derrame cerebral Infecções respiratórias HIV/AIDS Doenças pulmonares obstrutivas Doenças associadas à diarreia Tuberculose Malária Câncer de traqueia/brônquios/pulmão Acidentes de trânsito As causas de mortalidade variam consideravelmente quando comparados países de primeiro e terceiro mundos. De acordo com Jean Zigler, o relator especial das Nações Unidas do programa “Right to Food” entre 2000 e março de 2008, a mortalidade causada por desnutrição respondeu por 58% da mortalidade total de 2006.

Grande parte dos 150 mil indivíduos que morrem por dia em todo o globo, cerca de dois terços – 100 mil por dia – morrem de causas relacionadas à idade avançada. Nas nações industrializadas, a taxa au

A taxa de mortalidade pode ser tida como um forte indicador social, já que, quanto piores as condições de vida, maior a taxa de mortalidade e menor a esperança de vida. No entanto, pode ser fortemente afetada pela longevidade da população, perdendo a sensibilidade para acompanhamento demográfico.

Outros indicadores de saúde, como a taxa de mortalidade infantil, são mais significativos, pois têm forte correlação com as condições de vida em geral.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »