TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Selic

Trabalho Escolar: Taxa Selic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

BC sobe taxa básica de juros para 10%, na sexta alta seguida 72

UOL, São Paulo.

27/11/2013 20h14 > Atualizada 27/11/2013 20h45

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, aumentou a taxa básica de juros (a Selic) em 0,5 ponto percentual, indo de 9,5% para 10% ao ano. É a sexta reunião seguida do Copom em que os juros sobem. A decisão foi unânime.

Esse é o patamar mais alto desde janeiro de 2012, quando a Selic estava em 10,5%. Em março de 2012, a taxa foi reduzida para 9,75%, e as quedas continuaram até atingir o mínimo de 7,25% ao ano, entre outubro de 2012 e março de 2013.

"Dando prosseguimento ao processo de ajuste da taxa básica de juros, iniciado na reunião de abril de 2013, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 10% ao ano, sem viés", disse o Copom em comunicado, alterando o texto que utilizou nas últimas quatro reuniões.

Os juros altos são benéficos para os investidores. No entanto, uma taxa alta prejudica a maioria da população, que paga crediários maiores, e os empresários, que encontram dificuldades para vender sua produção e expandir negócios, pois fica caro comprar máquinas, por exemplo. A Selic determina o nível de consumo do país, já que ela é utilizada nas transações bancárias e, portanto, influencia os juros de todas as operações na economia. Uma economia aquecida é bom para todos, pois, há mais vendas para os empresários e mais empregos para os trabalhadores. No entanto, se há muita procura de produtos, eles podem ficar escassos e passarem a custar mais caro, causando inflação. Para manter o nível de inflação esperado, o Banco Central utiliza a taxa Selic para controlar a inflação. Quando a inflação está alta a o aumento da Taxa Selic favorece a queda da inflação, ela desestimula o consumo, pois os juros cobrados em financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos, e quando ela está baixa, favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato. Caso os juros do país estejam altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. Isso reflete na queda da inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com