TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Final

Monografias: Tcc Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  5.145 Palavras (21 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 21

LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ANOS DE 2 A 4 ANOS

SANTOS, Simony Oliveira

RU 686013

BROCCO, Camila Izabela Goncalves

RESUMO

O lúdico nos anos iniciais é uma das formas privilegiadas para que, as crianças possam se expressar e também consigam relacionar-se uma com as outras; descobrindo, explorando e dando significado ao mundo. O tema do trabalho foi centrado na área de pedagogia, tendo como objetivo de observar a prática lúdico-pedagógica vivenciada pelas crianças de dois a quatro anos do Centro Educacional Nossa Senhora dos Anjos, na cidade de Cascavel – Pr, como incentivo à coordenação psicomotora e a sua metodologia, apresentando o real e verdadeiro significado do lúdico na educação infantil. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa se caracterizou como bibliográfica, de campo e qualitativa, com a coleta de dados realizada coma observação das crianças. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que segundo observado durante a pesquisa a dimensão do lúdico para estes educandos está em que o processo de aprendizagem nas crianças de dois a quatro anos de idade na educação infantil veio trazer o significado do brincar como atos que parecem ser simples, mas que se tornaram importantes para que os professores pudessem estar identificando as dificuldades e habilidades de seus educandos, e com isso pudessem trabalhar o desenvolvimento das mesmas. As crianças precisam a partir de uma atividade voluntária, regida pela imaginação, a desenvolver regras próprias de organização, expressão de seus sentimentos e autoconhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Escola. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo teve como tema um aprofundamento teórico e prático, para que pudéssemos perceber a importância do lúdico no aprendizado escolar das crianças de dois a quatro anos de idade.

Assim sendo a educação infantil brasileira foi e é alvo de constantes mudanças legais e pedagógicas. Atualmente, é garantido constitucionalmente à todas as crianças, na faixa etária de zero a cinco anos, o direito de brincar.

O lúdico está presente como uma forma de expandir a criatividade, ampliar os conhecimentos e o raciocínio de uma criança através de jogos, música, dança e mímica.

Com isso o objetivo é educar e ensinar, enquanto a criança se diverte e interage com os outros, ficando tênue divertido o aprendizado. Contudo, através das brincadeiras, vai ser onde a criança consegue ultrapassar seus limites, atribui maiores desafios ao lúdico.

A constituição Federal de 1988 de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece a educação infantil como uma etapa da educação básica – anos iniciais. Desde 1999 até mesmo a nomenclatura sofreu alteração, pois a Secretária de Educação assumiu a responsabilidade sobre todo o trabalho realizado nas instituições de educação infantil que passou a ter a nomenclatura de CEI e estabeleceu-se a exigência de formação mínima para se atuar nesta etapa da educação Básica. Nestas alterações educacionais percebe-se que a ludicidade no trabalho pedagógico é fundamental, pois facilita o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. Com o uso de jogos pedagógicos é possível perceber o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos desde a socialização até a coordenação motora fina. A mediação da professora propicia o companheirismo à parceria, a concentração e vários outros requisitos que são pressupostos para uma aprendizagem mais aprimorada nos anos iniciais da educação básica.

As atividades lúdicas podem mostrar os limites de algumas crianças fazendo com que a professora consiga superar a dificuldade apresentada de forma tranquila, sem deixar de valorizar os acertos e ganhos desta criança. Os jogos pedagógicos facilitam e desenvolve a coordenação motora e também psicomotora capacitando a criança a realizar as tarefas que são colocadas.

Assim sendo, o problema que o presente artigo tem como objetivo responder é o seguinte: qual a importância da ludicidade pedagógica do Centro Educacional Nossa Senhora Dos Anjos de Cascavel – Pr, e porque se torna tão importante que as crianças estejam em contato com jogos educacionais?

Diante disso, o objetivo geral é observar a prática lúdico-pedagógica vivenciada pelas crianças de dois a quatro anos do Centro Educacional Nossa Senhora dos Anjos como incentivo à coordenação psicomotora e a sua metodologia, apresentando o real e verdadeiro significado do lúdico na educação infantil.

Do ponto de vista metodológico este artigo é produto de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativa.

2. LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NOS ANOS DE 2 A 4 ANOS

O lúdico nos anos iniciais é uma das formas privilegiadas para que, as crianças possam se expressar e também consigam relacionar uma com as outras; descobrindo, explorando e dando significado ao mundo. Bem como construírem sua própria objetividade sendo sujeitos humanos em determinada cultura, pois é brincando que a criança consegue se descobrir.

A aprendizagem nas crianças de dois a quatro anos de idade na educação infantil vem trazer o significado do brincar e como que atos que parecem ser tão simples se tornam importante para que possamos identificar dificuldades e habilidades, com isso possa trabalhar o desenvolvimento das mesmas. As crianças precisam formar a capacidade humana de dar significado diferente a determinado objeto ou ação como, por exemplo, transformar um pedaço de pau em um lindo avião. Tratando-se então de uma atividade voluntária, regida pela imaginação, e por regras próprias de organização, nessas atividades por tanto que conseguimos identificar as dificuldades e as capacidades apresentadas pelas crianças de dois a quatro anos de idade.

Brincar é coisa séria isso envolve uma atitude por parte do adulto, seja durante a atuação pedagógica voltada á aprendizagem significativa para observar cada criança que é envolvida na brincadeira. Brincar, segundo o dicionário Aurélio (2003), é "divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, folgar", também pode ser "entreter-se com jogos infantis", ou seja, brincar é algo muito presente nas nossas vidas, ou pelo menos deveria ser.

Nas palavras de Kishimoto (2008), o jogo é um instrumento pedagógico muito significativo no contexto cultural e biológico é uma atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com