TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC PNAE ATIVIDADE FINAL FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  25/5/2017  •  Monografia  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  5.835 Visualizações

Página 1 de 6

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]

Graziela Barbosa

Marcia Ferreira

Tereza  Peixoto

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE ATALAIA

Dislei Aparecida

ATALAIA

2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 2]

Graziela Barbosa

Marcia Ferreira

Tereza  Peixoto

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE ALTONIA

Trabalho final de conclusão do curso

PNAE no âmbito do Programa

Formação pela Escola.

Dislei Aparecida

ATALAIA

2015

RESUMO[pic 3]

O Pnae, é um programa do Governo federal, também conhecido como Merenda Escolar, que garante recursos financeiros aos municípios a fim de propiciar alimentação de qualidade aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental, incentivando assim a presença dos alunos no ambiente escolar, melhorando a atenção, e contribuindo para o melhor desempenho no rendimento escolar e na aprendizagem. O Pnae, é monitorado pelo conselho de alimentação escolar (CAE), que tem como principal funçãofiscalizar e acompanhar o desenvolvimento e o bom andamento do programa. Os recursos deste programa são repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para os estados e municípios e as unidades executoras administram o recurso e fazem a complementação do mesmo, para que ele supra as necessidades do cardápio definido por nutricionistas, de modo a atender todas as necessidades nutricionais dos educandos. O presente trabalho abordará o desenvolvimento do Pnae no município de Atalaia no Paraná.

Palavras Chave: MERENDA ESCOLAR; RECURSOS FINANCEIROS; NECESSIDADES NUTRICIONAIS.

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................05
  2. O PNAE NO MUNICIPIO DE ATALAIA...........................................................06
  3. ATUAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ........................06
  4. CONSIDERAÇÕES FINAS..............................................................................07
  5. REFERENCIAS...............................................................................................09

INTRODUÇÃO

Um fator de grande importância no desenvolvimento da educação escolar é ajuda financeira do FNDE aos estados e municípios, entre estes recursos está o da alimentação escolar o PNAE, destinado à educação básica, onde são atendidos alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA, das escolas públicas.

O PNAE contribui para o eficaz desenvolvimento da educação, melhora o rendimento escolar e cria nos alunos hábitos alimentares mais saudáveis, oferecendo alimentos de qualidade, e que supram todas as necessidades nutricionais dos mesmos.

O Pnae é um espaço propício para o desenvolvimento de

atividades de promoção de saúde, produção de conhecimentose de aprendizagem na escola. É também um espaço que pode contribuir para provocar o diálogo com as comunidades local e escolar sobre os fatores que influenciam em suas práticas alimentares diárias, possibilitando aos envolvidos o questionamento e a mudança, ou seja, a adoção de práticas alimentares saudáveis...

(Fundo Nacional..., 2014)

O Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), é o órgão responsável pela coordenação e repasse dos recursos do PNAE e também por sua implementação nos estados, municípios e distrito federal. Os seus beneficiários são todos os alunos matriculados na educação infantil e no ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino.

As entidades executoras têm total autonomia para administrar o dinheiro, e é direcionada a elas a responsabilidade da complementação financeira para a melhoria do cardápio escolar, cardápio este que é definido por nutricionistas e deve suprir as necessidades nutricionais diárias dos alunos, respeitando os hábitos alimentares e a vocação agrícola da comunidade. O programa é acompanhado e fiscalizado atravésdo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), sendo este formado por representantes da sociedade.

Dessa forma o PNAE visa contribuir para a aceleraçãodo crescimento, e o desenvolvimentoda aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos educandos, por meio de ações de educação alimentar e nutricionais e da oferta de refeições que supram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo. Considerando a dura realidade da grande parte dos estudantes brasileiros, o PNAE adquire uma grande importância, sendo, em muitos casos, a única refeição completa de alunos mais carentes, que vêem o programa como principal motivo para permanecerem na escola.

O PNAE NO MUNICÍPIO DE ATALAIA

O PNAE no município de Atalaia encontra-se em conformidade com as regras do programa, que vem garantido alimentação de qualidade para todos os seus alunos do ensino fundamental e creches, de acordo com as normas da Constituição Federal de 1988. A execução do programa é de responsabilidade da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação e fiscalizadas pelo CAE.

O município faz a complementação dos recursos recebidos, haja visto, que o valor recebido não é suficiente para suprir o cardápio ofertado aos alunos, cardápio este definido pelo nutricionista responsável, seguindo todas as recomendações do programa, e garantindo alimentação de qualidade aos alunos.

O município possui dificuldade no que diz respeito aos 30% da Agricultura Familiar, tendo em vista que sua produção agrícola regional e local, baseia – se em sua grande maioria na produção de cana de açúcar, soja e milho,dessa forma adquirir produtos de municípios vizinhos também apresenta os mesmos empecilhos, já que os principais produtos consumidos nas instituições não são produzidos em nossa região como, batata, cebola, tomate, repolho, banana e maçã entre outros.

ATUAÇÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com