TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Logistica

Dissertações: Tcc Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 LOGÍSTICA

A logística é relacionada com o controle e a movimentação dos recursos materiais, bem como, da produção dos mesmos e da distribuição física dos produtos acabado e/ou serviços. A logística começa desde a aquisição de materiais até a entrega do produto final aos clientes.

Assim a logística pode ser conceituada através da definição do Council of Logistics Management (1998 apud NOVAES, 2001, p. 36, tradução do autor) como:

Processo de planejar, implementar e controlar, de maneira eficiente, o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como, serviços e informações associados, abrangendo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

A gerência ou a coordenação da logística na empresa deve administrar com precisão dois fluxos muito importantes, o fluxo de materiais e o fluxo de informações. O fluxo de materiais faz com que o produto chegue na hora e local correto solicitado pelo cliente. O mesmo tem que estar em sintonia com o fluxo de informações, agregando valor e eliminando nos processos o que não é importante para o cliente, em consequência reduzindo os custos.

Arbache et al. (2004, p. 47), definem logística como “ferramenta de coordenação de todas as atividades envolvidas no processo de entrega do produto ao cliente final”.

Dessa forma, logística é o processo que envolve desde as fontes de matérias-primas, ou seja, as cadeias de suprimentos até a venda e entrega do produto acabado ao consumidor.

Logo, Ching (2001, p.25) afirma que, “a logística exerce a função de responder por toda a movimentação de materiais, dentro do ambiente interno e externo da empresa, iniciando pela chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente”.

Sendo assim, a logística está presente desde as aquisições de matérias primas para a produção de um determinado produto até o produto acabado. Cuida de toda sua parte produtiva procurando meios sempre mais vantajosos que possam agregar qualidade ao produto. Uma empresa sempre está procurando melhorar seus produtos e serviços e uma das maneiras é aprimorando o sistema logístico, pois, é dele que parte toda a sua composição, como será produzido, quais os materiais que devem ser utilizados nos processos de produção, a hora exata para a compra dos materiais adequados, como será exposto com o meio de distribuição mais adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com