TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Logística

Pesquisas Acadêmicas: TCC Logística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  5.010 Palavras (21 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

A ação da Logística é levar o produto certo, no local certo nas condições e preço que o cliente deseja, envolve o transporte, estoque e localização de cada participante da cadeia logística ou de suprimentos.

É, portanto um fator utilizado que utilizado como estratégia na organização, acaba sendo fundamental para atingir metas e melhorar os resultados, visando à melhoria da empresa e do serviço prestado para atingir metas e ideais, com desempenho sempre crescentes e positivos.

Portanto, cada vez mais, torna-se imprescindível o uso dos recursos logísticos nas empresas, não simplesmente na distribuição, como ainda persiste a visão da maioria das pessoas, mas sim, como um todo, desde o abastecimento, passando pela planta e distribuição. Estando diretamente ligada ao fator da eficiência da organização para com os seus clientes, obtendo grandes vantagens competitiva e conquistando os seus objetivos finais.

CAPÍTULO 1

1. PROJETO DE PESQUISA

1.1 TEMA

Melhoria na área de armazenagem e estoque – Estudo de caso na Serralheria Félix.

1.2 DELIMITAÇÕES DO TEMA

Organização e melhor aproveitamento na área de armazenagem e estoque dentro da Serralheria Félix.

1.3 PROBLEMA DE PESQUISA

A falta de organização na área de armazenagem e estocagem pode estar prejudicando os resultados da empresa Serralheria Félix?

1.4 HIPÓTESE

Com a expansão do local será possível proporcionar uma armazenagem mais adequada e melhor controle de estoque, garantindo assim melhor acomodação dos produtos e mais controle das entradas e saídas.

1.5 OBJETIVOS DA PESQUISA

Implantar meios para melhorar a área de armazenagem e organização das matérias-primas no estoque da empresa Serralheria Félix.

1.5.1 OBJETIVO GERAL

Pesquisar e identificar quais os fatores que levam a empresa Serralheria Félix a ter problemas com armazenamento e estocagem.

1.5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar recursos logísticos que permitam melhor controle do estoque e da qualidade na empresa Serralheria Félix.

1.6 JUSTIFICATIVA

O tema abordado foca a gestão de estoques e armazenagem da Serralheria Félix, tendo em vista que a Serralheria tem uma grande credibilidade com seus clientes diante do bom serviço prestado.

A pesquisa tem objetivo mostrar a importância na organização da estrutura do ambiente da Serralheria Félix. Pois cada vez torna-se mais difícil atender seus clientes, devido ao pouco espaço atualmente utilizado para o armazenamento, prejudicando o atendimento aos clientes em toda a sua plenitude.

1.7 METODOLOGIA

A metodologia deste trabalho baseia-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada através de entrevista com o proprietário da Serralheria Félix, Sr. Gleisson Félix.

1.8 TIPO DE PESQUISA

Este trabalho baseia-se em pesquisa bibliográfica, através obras de autores renomados e documentos eletrônicos, que darão o embasamento necessário para a busca de soluções às dificuldades encontradas pela empresa em estudo.

1.9 REFERENCIAL TEÓRICO

“Armazenagem e manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logístico. Os seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logística da firma. (BALLOU, 2007)

CAPÍTULO 2

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 LOGÍSTICA

Conforme Novaes (2007), a logística está essencialmente ligada as operações militares. Pois ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço, sem glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam em silêncio, na retaguarda.

Foi o que também ocorreu nas empresas durante um bom período de tempo. Uma indústria precisa transportar seus produtos da fabrica para os depósitos ou para as lojas de seus clientes; precisa também providenciar e armazenar matéria-prima em quantidade suficiente para garantir os níveis de fabricação planejados. Por outro lado, em razão das descontinuidades entre o ritmo de produção e de demanda, precisa manter produtos acabados em estoque.

De acordo com alguns dicionários, logística é aritmética aplicada, álgebra elementar, logística simbólica, ou ainda, ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas.

2.1.1 LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO

Para Faria e Costa (2010), a logística de abastecimento engloba as atividades realizadas para colocar os materiais e componentes (nacionais e importados) disponíveis a produção ou distribuição, utilizando técnicas de armazenagens, movimentação, estocagem, transporte e fluxo de informação. Suas principais questões estão relacionadas ao processo de obtenção de materiais e controle de estoques em múltiplos locais (espaço e sistema de armazenagem).

Este processo compreende as relações com um ambiente, no que diz respeito a obtenção aos insumos, no país e exterior, envolvendo as atividades realizadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com